PNEU EFICIENTE PARA O VISION EQXX

PNEU EFICIENTE PARA O VISION EQXX

Este artigo está também disponível em: it en de fr

Nuno NUNO

BRIDGESTONE DESENVOLVE PNEU HIPER-EFICIENTE PARA O MERCEDES-BENZ VISION EQXX

A Bridgestone foi selecionada pela Mercedes-Benz AG como parceiro de desenvolvimento de pneus para o seu programa tecnológico mais recente, o VISION EQXX. O veículo elétrico futurista (VE) é a resposta do fabricante automóvel para tornar os VE mais eficientes e aumentar a autonomia para um novo nível. Os engenheiros da Bridgestone colaboraram com a Mercedes-Benz na criação de pneus desenvolvidos sob medida que contribuíram para aumentar a eficiência do veículo e, dessa forma, a autonomia para 1.000 km no mundo real – de Sindelfingen (Alemanha) a Cassis (França) – com uma única carga.

Ultra-baixa resistência ao rolamento e design otimizado para um VE que oferece uma autonomia incrível no mundo real

Para apoiar o desempenho do VISION EQXX e aumentar a sua eficiência, a Bridgestone concebeu sob medida os pneus Turanza Eco que combinam a sua tecnologia ENLITEN exclusiva e leve para reduzir a resistência ao rolamento e o peso do pneu em até 20%, juntamente com a sua tecnologia ologic concebida para melhorar a autonomia da bateria através de um grande diâmetro de pneu para reduzir a resistência ao rolamento e uma largura de pneu estreita para reduzir a resistência aerodinâmica.

Em colaboração com o departamento de aerodinâmica da Mercedes-Benz, o pneu também vem com paredes laterais otimizadas e um desenho do talão que corresponde às coberturas montadas nas rodas de 20’’, forjadas a magnésio, melhorando consideravelmente a aerodinâmica do pneu.

Bridgestone Turanza Eco tire at Mercedes-Benz VISION EQXX — Source: Daimler

Desenvolvimento virtual do pneu

Os pneus foram desenvolvidos utilizando as capacidades virtuais de modelação e simulação de pneus da Bridgestone, que permitem criar e testar uma versão digital do pneu. A utilização desta tecnologia significa que o tempo de desenvolvimento foi consideravelmente reduzido.

A Bridgestone aproveitou o ambiente virtual para uma grande parte do processo de desenvolvimento, permitindo prever o desempenho do pneu em diferentes condições antes de o construir fisicamente. A maior flexibilidade oferecida pelo desenvolvimento virtual do pneu permite à Bridgestone testar muito mais variantes de um determinado pneu, graças à velocidade a que a modificação do gémeo digital de um pneu e o seu teste imediato pode ter lugar. Além disso, este desenvolvimento de pneus virtuais proporciona múltiplos benefícios ambientais, uma vez que tanto a utilização de recursos naturais como as emissões de escape são reduzidas, graças a um menor número de protótipos que precisam de ser produzidos e testados.

Bridgestone Turanza Eco tire at Mercedes-Benz VISION EQXX — Source: Daimler

Um co-desenvolvimento bem-sucedido

A colaboração neste projeto estabelece o cenário para o futuro dos pneus VE e é sustentada por uma visão partilhada de VE entre as empresas.

Emilio Tiberio, COO & CTO da Bridgestone EMIA, afirmou: «Como parte do nosso compromisso de ajudar a moldar um futuro sustentável de mobilidade, a Bridgestone orgulha-se de ter co-desenvolvido com o seu parceiro de longo prazo os pneus certos para um projeto tão inovador como este. O VISION EQXX é um projeto que está totalmente alinhado com as nossas próprias ambições e objetivos de VE, especialmente porque estamos a investir para tornar a mobilidade elétrica mais eficiente e acessível através de uma abordagem totalmente integrada. Isto inclui pneus pioneiros de alta qualidade e tecnologias de pneus capazes de enfrentar os maiores desafios dos VE. Isto é especialmente verdade porque investimos fortemente no desenvolvimento de pneus VE – atualmente atribuídos mais de 30% dos nossos recursos de I&D – e melhorámos as nossas tecnologias em 2022

Source: Bridgestone

Comentários