PEUGEOT 208 RALLY 4

PEUGEOT 208 RALLY 4

Avatar NUNO

ESTREIA MUNDIAL DO PEUGEOT 208 RALLY 4 EM COMPETIÇÃO É EM PORTUGAL

Lançado no início do ano, o 208 Rally 4 regista já quase 100 encomendas, e a Peugeot Sport tem trabalhado para garantir que os seus clientes recebem as suas novas máquinas o mais rapidamente possível. O 208 Rally 4 está prestes a fazer a sua primeira aparição em competição a nível mundial, o que ocorrerá em Portugal, já este fim de semana, no Rali de Castelo Branco, prova do Campeonato de Portugal de Ralis. Logo de seguida, estão programadas outras participações em competição em Itália e na República Checa.

Após um ano de desenvolvimento na Europa e apesar da necessidade de ajustar os calendários de construção e de entregas devido ao surto de Covid-19, o novo Peugeot 208 Rally 4 já está a ser entregue aos seus novos proprietários. À medida que os ralis retomam a sua atividade um pouco por toda a Europa, a Peugeot Sport e os seus parceiros e fornecedores têm feito tudo para garantir que a nova máquina de competição chegue às equipas a tempo. Cabe a Portugal ser o país onde o 208 Rally 4 vai fazer a sua estreia em competição, com os carros preparados e inscritos pela PT Racing e Racing Factory a alinharem no Rali de Castelo Branco, que se corre já no próximo fim de semana (3 a 5 de julho).

PEUGEOT 208 RALLY 4 - Photo: PEUGEOT
PEUGEOT 208 RALLY 4 – Photo: PEUGEOT

Brevemente, o novo Peugeot 208 Rally 4 fará a sua estreia noutros pontos da Europa. A participação no Rallysprint Pribram, a ter lugar na República Checa a 24 e 25 de julho, vai envolver carros preparados pela Brynda e pela MRS Carso.

A primeira participação do 208 Rally 4 em competições internacionais será no Rali de Roma, em Itália, no final de agosto. O programa do Campeonato Europeu de Ralis (European Rally Championship, ERC) terá o novo carro ao serviço de um grande número de equipas.

Entretanto, as Peugeot 208 Rally Cups organizadas na Península Ibérica e em França vão também arrancar em breve, com as respetivas rondas de abertura a serem realizadas em Portugal (Rali do Alto Tâmega) nos dias 28 e 29 de agosto, e em França (Rali de Mont Blanc) nos dias 4 e 5 de setembro. Embora os calendários destes dois campeonatos monomarca tenham sido ajustados devido à pandemia de Coronavírus, ambos contam, mesmo assim, com quatro eventos.

PEUGEOT 208 RALLY 4 - Photo: PEUGEOT
PEUGEOT 208 RALLY 4 – Photo: PEUGEOT

O QUE ELES DISSERAM…

Mayeul Tyl, Diretor Peugeot Citroën Racing Shop

«Neste período estranho e difícil que atravessamos, estamos gratos aos nossos clientes pela confiança que têm mostrado em nós. Recebemos quase 100 encomendas firmes para o 208 Rally 4 e o ritmo de entrega dos carros vai aumentar durante os meses de verão. Temos feito tudo o que está ao nosso alcance para garantir que os nossos clientes podem começar a competir, e a vencer, no mais curto prazo possível, ao mesmo tempo que oferecemos apoio técnico, quer durante a preparação dos seus programas, quer durante os eventos. A versatilidade do 208 Rally 4 vai permitir às equipas lidar com uma ampla e diversificada seleção de pilotos, e estamos totalmente mobilizados para fornecer-lhes uma ampla gama de serviços em todas as fases dos seus respetivos projetos».

PEUGEOT 208 RALLY 4 - Photo: PEUGEOT
PEUGEOT 208 RALLY 4 – Photo: PEUGEOT

François Wales, Diretor Peugeot Sport

«Depois de mais de um ano de trabalho de desenvolvimento, é uma enorme satisfação para todos ver que o novo Peugeot 208 Rally 4 está a ser entregue aos nossos clientes, e mal podemos esperar para vê-lo em ação em todo o mundo, a participar em eventos internacionais, nacionais e regionais. Acreditamos que o desempenho do 208 Rally 4 vai encantar todos os pilotos que com ele competirem, sejam assíduos e experientes, estrelas em ascensão ou ‘gentleman drivers’. Temos confiança no seu potencial vencedor, na sequência do sucesso do seu antecessor, e estamos aqui para acompanhar todos os nossos clientes à medida que os seus programas vão avançando».

PEUGEOT 208 RALLY 4 - Photo: PEUGEOT
PEUGEOT 208 RALLY 4 – Photo: PEUGEOT

INFORMAÇÃO TÉCNICA – PEUGEOT 208 RALLY 4

  • Motor: 3 cilindros em linha, turbo, 1.199cc;
  • Potência máxima: 208 cv às 5.450 rpm;
  • Binário máximo: 290 Nm às 3.000 rpm;
  • Caixa de velocidades: Sequencial SADEV de 5 velocidades;
  • Diferencial: Mecânico com autoblocante;
  • Travões dianteiros: Discos ventilados de 330 mm (asfalto) e 283 (terra);
  • Travões traseiros: Discos de 290 mm;
  • Suspensões: reguláveis de 3 vias (recuperação, compressão a baixa e alta velocidade);
  • Peso mínimo: 1.080kg (1.250kg com piloto e navegador a bordo).
PEUGEOT 208 RALLY 4 - Photo: PEUGEOT
PEUGEOT 208 RALLY 4 – Photo: PEUGEOT

Comentários