O NOVO IRIZAR I6S

O NOVO IRIZAR I6S

Este artigo está também disponível em: es en

Nuno NUNO

O AUTOCARRO MAIS EFICIENTE DA HISTÓRIA DA IRIZAR

A Irizar apresenta uma nova geração do seu modelo de autocarros i6S, mais eficiente, sustentável e com melhor rendimento.

O novo autocarro Irizar i6S oferece uma redução de consumos e emissões de até 13%, uma diminuição de peso até 950 kg e uma melhoria do coeficiente aerodinâmico de 30%, convertendo-se assim num veículo de última geração, pensado para oferecer a máxima eficiência aos operadores, a melhor experiência de viagem aos passageiros, apostando pela sustentabilidade.

Melhoria de 30% do coeficiente aerodinâmico

O seu excelente rendimento aerodinâmico é a chave desta nova geração de autocarros. Modificou-se a parte dianteira e o tejadilho do veículo. Também se melhorou a curvatura do pára-brisas e das janelas dianteiras, para reduzir ao mínimo a resistência ao ar.

o novo Irizar i6s — Source: Irizar

Além disso, o Irizar i6S Efficient oferece a opção de substituir os espelhos retrovisores por câmaras de visão digital, com o duplo objetivo de proporcionar um grande ângulo de visão em quaisquer condições meteorológicas, e de melhorar o campo de visão direta e indireta do condutor.

Redução de pesos de até 950 kg

Outro dos grandes desafios foi a redução do peso. Analisou-se e reduziu-se o peso de cada um dos componentes e redistribuiu-se o peso do veículo com o objetivo de melhorar a sua distribuição.

Utilizaram-se aços de alta resistência e materiais compósitos mais leves, que substituem os materiais estruturais tradicionais.

o novo Irizar i6s — Source: Irizar

Graças a estas inovações, aumentou-se o espaço para os passageiros, melhorando assim a ergonomia e o conforto do veículo. Além disso, os ruídos e as vibrações foram reduzidos ao mínimo. O posto de condução foi redesenhado para o tornar mais confortável e ergonómico, proporcionando um campo de visão mais amplo. A nova gama exclusiva de climatizadores da Hispacold é mais compacta, leve e eficiente.

Desta forma foi possível elevar ao máximo nível de conforto a experiência de viagem neste novo Irizar.

Um autocarro inteligente

El i6S Efficient é um autocarro eficiente, conectado e seguro, concebido para a mobilidade sustentável do futuro.

O Irizar i6S conta com uma nova arquitetura multiplexada e um novo protocolo de comunicação, que oferecem serviços de autodiagnóstico em tempo real. A tecnologia Irizar permite a manutenção preventiva e a monitorização online para o diagnóstico remoto.

câmara digital — Source: Irizar

Graças aos sistemas de conetividade desenvolvidos por Datik, todos os dados e estatísticas de uso do veículo são armazenados na nuvem, para maximizar a rentabilidade, otimizar a planificação das rotas e minimizar os custos de manutenção.

O i6S Efficient dispõe dos mais avançados sistemas de segurança ativa para a prevenção de acidentes. Além disso, a estrutura do veículo foi reforçada, melhorando a sua resposta à torsão, à flexão e ao choque frontal, aumentando assim a segurança passiva.

Ampliou-se e melhorou-se o campo de visão do condutor, e o sistema de câmaras digitais oferece uma visão panorâmica em todas as condições e situações, de noite ou com chuva.

A integração da eletrónica na consola central, a acessibilidade dos comandos e o painel de instrumentos virtual permitem ao condutor interagir com o veículo e obter rapidamente toda a informação e administrar o sistema de entretenimento e conforto.

segurança activa com a câmara digital — Source: Irizar

Estudos exaustivos e ensaios aerodinâmicos

O i6S Efficient, como todos os autocarros e veículos Irizar, foi concebido com a mais avançada tecnologia de desenho, materiais, componentes e processos de produção. Foi submetido a testes de fadiga e a provas de durabilidade num dos institutos de investigação aplicada de maior prestígio a nível mundial, para garantir a sua fiabilidade e qualidade.

Os exaustivos estudos e ensaios aerodinâmicos com simuladores e medições em circuitos reais demonstraram uma excecional melhoria de 30% do coeficiente aerodinâmico e uma redução de consumos e emissões de até 13%. Estas exigentes provas avalizam os resultados que fazem do i6S Efficient uma referência no mercado em matéria de consumos e sustentabilidade.

conforto para o conductor — Source: Irizar

Máxima adaptação

Como sempre, na Irizar adaptamo-nos às necessidades específicas de cada mercado e cliente, oferecendo a possibilidade de personalizar o veículo com inúmeras configurações, tanto nos veículos com condução à esquerda como à direita.

O Irizar i6S Efficient está preparado para sistemas de propulsão a diesel, biodiesel, gás natural e biogás, e foi concebido para se adaptar a futuros modelos de zero emissões. Ao longo de 2022 serão apresentadas em cada país as versões adaptadas para cada mercado.

A Irizar demonstra assim o seu firme compromisso com os seus clientes e com a sociedade, proporcionando um alto valor acrescentado em matéria de produtos e serviços, sem esquecer aspetos tão essenciais como o desenho, a personalização, a segurança, a fiabilidade e a sustentabilidade.

Source: Irizar

Comentários