O NOVO INTERLINK

O NOVO INTERLINK

Este artigo está também disponível em: fr en es it

Nuno NUNO

Nos últimos anos assistimos à apresentação da nova geração de autocarros da Scania. Estes produtos são agora complementados com um novo Scania Interlink. O autocarro é utilizado principalmente no ambiente urbano e no tráfego interurbano. Tem chassis e carroçaria novos e oferece uma poupança de combustível até 8%, juntamente com uma vasta gama de opções de especificação, características de segurança avançadas, novos serviços de tempo de funcionamento e uma área de condução significativamente atualizada.

The driver’s seat — Source: Scania

A elevada flexibilidade do Scania Interlink fornece múltiplas opções no que diz respeito ao comprimento e disposição interior do veículo, compartimentos de bagagem, configurações de portas, classificação, grupos motopropulsores e muito mais.

As novas opções incluem autocarros mais longos de 2 eixos com maior capacidade de passageiros, bem como autocarros a gás mais curtos. «A vasta gama de grupos motopropulsores com baixas emissões de carbono constitui igualmente uma parte da flexibilidade. Fornecemos opções a biodiesel (FAME), HVO, biogás e híbridas que atualmente reduzem significativamente as emissões de CO2», afirmou Karolina Wennerblom, Chefe de Gestão de Produtos, Scania Buses & Coaches.

The passengers’s seats — Source: Scania

O ambiente de trabalho do condutor também não foi esquecido. A área do condutor tem uma excelente ergonomia e acessibilidade, melhor controlo climático, assim como características de segurança. A visibilidade e o amplo raio de viragem contribuem para uma melhor condução. Os sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) conferem-lhe um adequado controlo do veículo através de um melhor manuseamento, direção e travagem assistidos. Isto, em conjunto com o Scania Zone, que assegura o cumprimento dos regulamentos de velocidade perto de estabelecimentos de ensino e de outros locais, aumenta a segurança e ajuda a minimizar os acidentes, evitando assim custos desnecessários.

The commands — Source: Scania

O novo Scania Interlink é altamente eficiente em termos energéticos, com substanciais poupanças de combustível até 8%, devido à melhoria da eficiência do motor e da caixa de velocidades, em que a nova função de paragem/arranque e controlo de cruzeiro contribuem para mais reduções. Tem uma suspensão dianteira independente que aumenta o conforto da viagem, aumentando a capacidade de carga em 500 kg. O veículo foi concebido para limitar danos e evitar a deformação de componentes como o sistema de direção, sistema de pós-tratamento ou baterias, fundamentais para minimizar o tempo de paragem e reparações dispendiosas. O tempo de funcionamento é ainda aumentado através de cantos frontais de fácil substituição, melhor limpeza e, não menos importante, através da compatibilidade do veículo com a Scania Flexible Maintenance, baseada em dados proativos e em tempo real.

The rear of the new Interlink — Source: Scania

O novo exterior dispõe de uma expressão contemporânea com janelas laterais maiores, faróis Bi-LED ou Bi-Halogéneo e novas luzes laterais e traseiras. As portas de correr elétricas resultam em maior tempo de funcionamento e menor custo de manutenção e, no interior, os novos materiais reduzem o ruído. O sistema climático minimiza o consumo de energia, independentemente do clima. Isto, juntamente com o interior novo e mais brilhante, ajuda a aumentar a apetência por parte dos passageiros. «O novo Scania Interlink é certamente apelativo para os operadores com elevadas exigências. O facto de ser uma opção sustentável apenas contribui para a experiência», concluiu Wennerblom.

Com o novo Scania Interlink, a Scania introduziu uma gama totalmente nova de autocarros para operações urbanas. Desde 2019 e com atualizações contínuas desde então, nomeadamente para a carteira BEV, tem registado melhorias na capacidade e alcance das baterias.

Source: Scania

Comentários