O NÍVEL SEGUINTE DAS SOLUÇÕES BEV

O NÍVEL SEGUINTE DAS SOLUÇÕES BEV

Este artigo está também disponível em: it | en | es | fr | de

Nuno NUNO

Source: Scania

A SCANIA INTRODUZ CAMIÕES ELÉTRICOS PARA O TRANSPORTE REGIONAL

Fiel ao seu roteiro definido, a Scania introduz agora soluções desenvolvidas sobre o próximo nível de camiões elétricos a bateria (BEV — Battery-Electric Trucks). A nova geração, disponível com cabinas-cama R ou S, faz parte de uma solução completa que abrirá a porta ao panorama do transporte eletrificado para um vasto número de clientes e aplicações. Com 624 kWh de baterias instaladas, a Scania fornece os meios para uma grande mudança no que diz respeito aos camiões elétricos e à sua operacionalidade em operações regionais.

«Esta introdução representa um marco importante para nós e para os nossos parceiros», referiu Christian Levin, Presidente Executivo da Scania. «Estamos agora a aumentar a nossa gama em todas as dimensões, oferecendo novas oportunidades para uma vasta seleção de clientes e para todo o ecossistema de transportes. Estes camiões fazem parte de soluções que contêm todas as capacidades desejadas por uma indústria de transportes que anseia pela eletrificação».

Scania 45 R BEV — Source: Scania

A nova geração de camiões BEV da Scania baseia-se nos pilares clássicos da Scania, tais como a modularidade, a sustentabilidade e uma economia operacional total com potencial para igualar ou até exceder o que se pode esperar por parte de camiões convencionais. E os últimos camiões eléctricos Scania são acompanhados por todo o apoio, dispondo de fatores e serviços operacionais que os tornam soluções completas com carregamento, finanças, seguros e manutenção.

«A adição destas soluções ao portfólio da Scania constitui uma mudança importante para os clientes que querem assumir o comando», referiu Fredrik Allard, Vice-Presidente Sénior e Responsável pela Eletrificação na Scania. «Estamos a facilitar uma transição para os nossos clientes, incluindo valores importantes para os clientes, assim como uma estreita parceria e zero emissões».

Scania 45 R BEV — Source: Scania

Com os novos camiões Scania, os clientes podem operar plataformas ou combinações de tratores e reboques, tais como transportes de alimentos com temperatura controlada. As gamas variam com o peso, configuração e topografia, mas um trator 4×2 com seis baterias pode ter capacidade para até 350 km entre cada carregamento, com uma velocidade média de 80 km/h em autoestrada. As rotas fixas que preveem o carregamento previsto no depósito de origem ou de destino são as mais favoráveis. O carregamento de oportunidade durante os 45 minutos de repouso obrigatórios do condutor aumentará, naturalmente, o alcance operacional.

«A Scania atingiu agora uma maturidade favorável em relação à nossa oferta eletrificada», afirmou Allard. «Com esta importante adição aos nossos híbridos existentes e aos BEV para distribuição urbana que introduzimos em 2020, podemos agora oferecer uma carteira sustentável e multifacetada de soluções de zero emissões aos nossos clientes».

Barra azul na grelha — Source: Scania

Os novos camiões BEV Scania podem ser encomendados inicialmente como tratores 4×2 ou como camiões 6×2*4. Um trator 4×2 precisará de uma distância entre eixos de 4.150 mm ao transportar seis baterias, beneficiando assim do aumento da regulação da dimensão do veículo na Europa. Podem ser especificados pesos brutos totais de até 64 toneladas, conforme a combinação nórdica típica.

A capacidade de carregamento é de até 375 kW, o que significa que uma hora de carregamento adicionará, normalmente, cerca de 270 a 300 km de alcance. O nível de potência contínuo de um Scania 45 R ou S é de 410 kW (equivalente a cerca de 560 hp). O próximo nível de camiões eletrificados Scania pode agora ser encomendado através de um diálogo com os representantes Scania, sendo a produção iniciada no 4.º trimestre de 2023.

Carregando a bateria — Source: Scania

«Enfrentar os desafios globais em matéria de CO2 significa que todos nós precisamos de novas formas de produzir e consumir», declarou Levin. «Reduzir, reutilizar e reciclar sempre foram importantes para a Scania. A única coisa que se interpõe entre nós e uma transição importante para um sistema de transporte sem combustíveis fósseis baseado em soluções eletrificadas é uma infraestrutura de carregamento completa, mas também aí temos observado grandes progressos».

A disponibilidade de soluções de carregamento é de facto crucial para os clientes europeus que desejam começar a investir em camiões BEV numa escala superior. A Scania associou-se a parceiros globais e, sendo a Scania o ponto de contacto único, podem fornecer soluções de carregamento completas que asseguram uma experiência sem descontinuidades e futuramente válida para os clientes BEV.

Comentários