O IVECO S-WAY SPECIAL EDITION

O IVECO S-WAY SPECIAL EDITION

Este artigo está também disponível em: it en fr es

Nuno NUNO

IVECO APRESENTA O IVECO S-WAY SPECIAL EDITION NO GP DE ITÁLIA, JORNADA DO ETRC 2021, NUMA HOMENAGEM AO LENDÁRIO TURBOSTAR

A IVECO apresenta o IVECO S-WAY TurboStar Special Edition durante o Grande Prémio de Itália, jornada do Campeonato Europeu FIA de Camiões (ETRC) 2021, a decorrer no sábado no Circuit Misano Adriatico. Esta Edição Especial é uma homenagem ao original TurboStar, um dos mais icónicos, lendários e inovadores camiões alternativos de sempre, modelo que fez história e que se prepara agora para deixar a sua marca no futuro. Este sucesso de vendas de performances incomparáveis encheu de orgulho não apenas a marca, mas também todos os que tiveram o prazer de conduzir.

Alessandro Massimino, Diretor de Marketing e Gestão de Produto da Unidade de Negócio de Camiões, declarou: «Esta Edição Especial do S-WAY presta homenagem a um verdadeiro ícone do passado, o TurboStar. Graças à sua gama de potentes motorizações, em que se incluía um motor V8 de 420 cv, o TurboStar foi o veículo de eleição para mais de 50.000 clientes durante os anos 80. O modelo deixou a sua marca nas estradas de toda a Europa e esteve entre os primeiros camiões a participar nas 24 Horas de Le Mans. Criámos esta Edição Especial com o objetivo de oferecer aos nossos clientes esta extraordinária herança, combinada com a inigualável capacidade da nossa marca em termos de inovação, consubstanciada no S-WAY, e promover o espírito de equipa que sempre nos distinguiu.»

IVECO Turbostar S-WAY SPECIAL EDITION — Source: IVECO

O S-WAY TurboStar Special Edition está equipado com um motor Cursor 13 de 570 cv, um novo chassis completamente redesenhado em termos de robustez e versatilidade, caixa automática de 12 velocidades HI-TRONIX, spoilers superiores e laterais, faróis 100% LED, sistemas Driving Style Evaluation e Driver Attention Support, monitorização integrada da pressão dos pneus (TPMS), controlo automático da climatização e do ar condicionado de parque. A Edição Especial conta também com a conectividade avançada do S-WAY, apresentando um sistema de infotainment com navegação por satélite e IVECO Driver Pal, caixa de conectividade 4G e IVECO Hi-Cruise.

O visual deste ícone dos anos 80 foi reinterpretado e modernizado, utilizando a pintura bicolor do TurboStar original, em vermelho e cinzento metalizado. Ao longo da cabina, as cores clássicas da IVECO à época — amarelo, vermelho e azul — foram utilizadas para um efeito evocativo, adaptadas às formas do S-WAY.

Diversos acessórios opcionais disponíveis na época para o TurboStar apresentam-se, agora, numa nova geração que presta homenagem à gama Turbo. Neles incluem-se barras cromadas nas secções traseiras da cabina e abaixo da secção lateral da carroçaria, bem como jantes e puxadores das portas cromados. A grelha das janelas laterais traseiras, que tinha sido especificamente concebida para proporcionar maior luminosidade ao interior do TurboStar, foi recriada nos painéis laterais da cabina.

Esta Edição Especial do S-WAY apresenta decorações específicas como efeitos metalizados na grelha frontal e nos espelhos retrovisores, uma barra protetora nos pára-choques e no tejadilho, com luzes adicionais, combinando na perfeição com a tradição TurboStar e do fenómeno S-WAY. O toque vintage do TurboStar original foi igualmente recuperado no interior, atualizado numa perspetiva mais moderna. Os bancos apresentam-se revestidos a veludo, o mesmo material utilizado no TurboStar original; o vermelho vivo combina perfeitamente com o esquema de cores exteriores; os bancos possuem acabamentos com costuras cinzentas claras. As inserções no tablier evocam memórias do logótipo original, o qual foi reproduzido nos bancos, almofadas e colchões, bem no cromado acetinado do porta-luvas.

IVECO Turbostar S-WAY SPECIAL EDITION — Source: IVECO

TurboStar: Uma lenda que marcou a história da IVECO

Os primeiros protótipos do TurboStar percorreram, em 1982, as suas primeiras voltas na pista de testes da IVECO em Markbronn (Ulm, Alemanha), na Finlândia (Ivalo) e na pista de Nardò (Lecce, Itália). O seu lançamento comercial aconteceria em 1984, em Estrasburgo, como sucessor da gama IVECO Turbo, tornando-se no veículo ideal para transportes de longo curso graças ao chassis totalmente redesenhado.

A cabina do TurboStar privilegiava o conforto e apresentava soluções derivadas de uma versão especial comercializada no início dos anos 80, o “190.38 Special”. A grelha cinzenta em plástico nas janelas laterais traseiras da cabina e os dois deflectores laterais aerodinâmicos eram outros elementos específicos do TurboStar. Após o lançamento oficial, o visual exterior foi reforçado pelas icónicas faixas decorativas triplas.

Comentários