NOVO Ë-SPACETOURER

NOVO Ë-SPACETOURER

Nuno NUNO

POLIVALENTE, 9 LUGARES, 100% ËLECTRIC

Marca pioneira no campo dos monovolumes e dos veículos polivalentes, a Citroën tem uma ampla experiência no desenvolvimento de automóveis versáteis e espaçosos, que proporcionam uma excelente vida a bordo. A Marca volta a dar provas dessa filosofia com a sua estratégia “Ëlectric for All”, ao apresentar a versão 100% elétrica do veículo polivalente SpaceTourer. Assim, os clientes podem escolher a energia do seu veículo, em versão diesel ou 100% elétrico, para que este se adapte totalmente à utilização pretendida.

Parceiro ideal para uma vida intensa, o ë-SpaceTourer é um veículo compacto que oferece uma resposta adequada a profissionais, associações e famílias ou grupos de amigos, que procuram uma condução confortável, responsável e económica.

O ë-SpaceTourer – 100% ëlectric prossegue a ofensiva elétrica da Citroën em 2020, no seguimento do SUV C5 Aircross Hybrid, do Ami e do ë-Jumpy. Chegará aos stands dos Concessionários no final de 2020.

CITROËN Ë-SPACETOURER - Photo: CITROËN
CITROËN Ë-SPACETOURER – Photo: CITROËN

COMPACTO MODERNO, POLIVALENTE… 100% ËLÉTRICO

O SpaceTourer é um veículo compacto polivalente que permite transportar até 8 ou 9 pessoas com um elevado nível de conforto, versatilidade e de estilo. Um modelo tecnológico com carácter forte, linhas robustas e um comportamento dinâmico notável, que representa uma visão moderna de um segmento que evoluiu significativamente para um estilo e prestações próprios dos veículos particulares.

O seu design sólido, de linhas fluidas e sem agressividade, confere-lhe uma presença marcada pela segurança. O estilo do SpaceTourer é simultaneamente enérgico e reconfortante: a sua frente elevada permite-lhe dominar a estrada e dá-lhe uma personalidade inconfundível.

O SpaceTourer representa, para muitos, a liberdade de movimentos, e beneficia do savoir-faire da Citroën em termos de espaço, versatilidade e bem-estar a bordo. Com base na plataforma modular EMP2, possui uma arquitetura eficiente adequada a todas as utilizações, que oferece mais espaço a bordo, maior volume de bagageira e facilidade de manobra. Disponível em 3 comprimentos à escolha do cliente – a nova versão XS, inédita no mercado, de 4,60 m (disponível por encomenda), M, de 4,95 m e XL, de 5,30 m – é o companheiro ideal para o dia-a-dia, seja no campo ou na cidade. Graças à sua altura de 1,90 m, pode facilmente aceder aos parques de estacionamento. Muito funcional, possui portas laterais deslizantes mãos livres, abertura do óculo traseiro e numerosos espaços de arrumação.

CITROËN Ë-SPACETOURER - Photo: CITROËN
CITROËN Ë-SPACETOURER – Photo: CITROËN

O SpaceTourer oferece um conforto em andamento de referência através de qualidades dinâmicas que beneficiam das especificações Citroën e de um tratamento acústico cuidado. Incorpora 15 tecnologias úteis destinadas a garantir um elevado nível de segurança e facilidade de utilização no dia-a-dia, como o Head-up Display e a navegação conectada 3D com Citroën Connect Nav, Active Safety Brake, Reconhecimento Alargado dos Sinais de Trânsito ou Comutação Automática de Máximos.

Como veículo moderno e versátil, o SpaceTourer cobre as expectativas de diversos clientes com uma necessidade comum: conjugar liberdade de movimento e transporte de pessoas. Com a versão 100% elétrica do SpaceTourer, a Citroën dispõe de uma oferta destinada a profissionais, comunidades e particulares em busca de conforto de utilização e de uma condução responsável e económica. O ë-SpaceTourer mantém todas as qualidades das versões térmicas e dá uma resposta adequada, inspirada na forma como os clientes vivem o automóvel.

O ë-SpaceTourer – 100% ëlectric inscreve-se totalmente na estratégia de eletrificação “Inspired by You All” da Citroën, com o lançamento, em 2020, de 6 modelos eletrificados, acessíveis ao maior número possível de pessoas numa oferta adaptada a cada segmento.

CITROËN Ë-SPACETOURER - Photo: CITROËN
CITROËN Ë-SPACETOURER – Photo: CITROËN

UM SPACETOURER DE ALTA INTENSIDADE

A Citroën concebeu um ë-SpaceTourer que simplifica a vida. Oferece 2 níveis de autonomia, o que o torna único no segmento e lhe permite corresponder melhor às necessidades de mobilidade. É fácil de carregar, seja numa tomada doméstica ou no trabalho, numa tomada reforçada Green’up, num posto de carregamento tipo Wallbox, ou num posto de carregamento público super-rápido. Os serviços conectados são úteis para os condutores gerirem as suas deslocações da melhor forma possível. Por fim, é fácil e agradável de conduzir e muito confortável, sem renunciar a qualquer dos argumentos das versões térmicas.

Como parceiro para uma vida ativa e coletiva, o ë-SpaceTourer – 100% electric adequa-se particularmente às necessidades dos profissionais (navettes, táxis, etc), comunidades, empresas, clubes e associações, famílias e grupos. A todo este amplo leque de potenciais utilizadores garante autonomia suficiente para a maior parte das suas deslocações, um conforto em andamento inigualável e acesso a zonas regulamentadas com zero emissões de CO2, sempre com custos de utilização reduzidos.

ELEMENTOS EXCLUSIVOS Ë-SPACETOURER

O design exterior do Citroën ë-SpaceTourer é fluido, sem agressividade, e inspira segurança e robustez. O ë-SpaceTourer distingue-se visualmente por:

  • novo monograma “ë” à direita na grelha e no portão traseiro;
  • porta de acesso à tomada de carga situada no guarda-lamas dianteiro esquerdo;
  • um obturador de grelha intermédio na secção dianteira.

No interior, o ë-SpaceTourer – 100% electric distingue-se por:

  • na consola central: comando da caixa de velocidades com novo design ë-Toggle ergonómico gere as funções Park, Rear, Neutral, Drive e Brake.
  • seletor de ativação dos 3 modos de condução: Eco, Normal e Power.
  • conjunto de instrumentação específica com:
  • indicador de energia com informações de consumos (ECO ou POWER) e de recuperação de energia (CHARGE);
  • indicador do nível de carga da bateria;
  • um quadro de instrumentos exclusivo com um indicador do estado de carga da bateria e outro indicador do consumo dos equipamentos elétricos de conforto térmico (aquecimento, ar condicionado);
  • matriz elétrica a cores que apresenta o fluxo de energia, a autonomia e o estado da carga;
  • Touchscreen de 7’’ específico com uma nova rubrica designada “Energia”, a qual dá acesso às especificidades elétricas do veículo:
  • Fluxode energia: mostra o funcionamento da cadeia de tração elétrica em tempo real com o modo de condução ativo, o motor elétrico e o nível de carga da bateria de tração;
  • Estatísticas de consumo: apresentam o balanço médio do trajeto em curso, expresso em kWh/100 km;
  • Carregamento diferido: permite programar o carregamento do veículo.

Além disso, o cliente pode visualizar no touchscreen os postos de carregamento disponíveis e o raio de ação em função da autonomia restante.

CITROËN Ë-SPACETOURER - Photo: CITROËN
CITROËN Ë-SPACETOURER – Photo: CITROËN

AUTONOMIA – BATERIAS

Assente na plataforma multienergia EMP2 do Grupo PSA, o ë-SpaceTourer – 100% ëlectric é proposto com duas potências de bateria, associadas a dois níveis de autonomia, permitindo, assim, que cada cliente escolha a que melhor se adequa à sua atividade em função da sua utilização e preferências.

Com as suas duas opções de autonomia, o ë-SpaceTourer está ao melhor nível do seu segmento e corresponde totalmente às expectativas dos clientes.

O novo ë-SpaceTourer está equipado com uma bateria de iões de lítio, a tecnologia com o maior grau de madurez do mercado. A plataforma EMP2 permite que a bateria esteja alojada sob o piso, preservando, assim, toda a habitabilidade e versatilidade do SpaceTourer. A bateria armazena e fornece a energia necessária para operar o motor elétrico, o aquecimento e o ar condicionado. O seu nível de carga é representado por um indicador e uma luz de reserva no painel de instrumentos.

A bateria de tração tem garantia de 8 anos ou 160.000 km para 70% da capacidade de carga (com certificado de capacidade da bateria em cada revisão).

CITROËN Ë-SPACETOURER - Photo: CITROËN
CITROËN Ë-SPACETOURER – Photo: CITROËN

CONDUÇÃO 

O motor elétrico fornece tração em função do modo de condução selecionado e das condições da estrada. Permite uma condução agradável e fluida, sem passagens de caixa de velocidades, com um binário imediatamente disponível, e, obviamente, sem emissões de CO2:

  • A sua potência máxima é de 100 kW (136 cv) com um binário máximo de 260 Nm;
  • Velocidade máxima de 130 km/h qualquer que seja o modo utilizado (Eco, Normal, Power);
  • Seletor para os 3 modos:
    • Normal – 80 kW/210 Nm: permite o melhor compromisso entre autonomia e prestações dinâmicas;
    • Eco – 60 kW/190 Nm: otimiza o consumo de energia reduzindo o desempenho do aquecimento e do ar condicionado, sem os desativar, e limitando o binário e a potência do motor;
    • Power – 100 kW/260 Nm: permite, com a lotação máxima a bordo, um desempenho equivalente ao que se obtém no modo Normal sem passageiros.

O motor recupera energia durante as fases de travagem ou desaceleração do veículo.

CITROËN Ë-SPACETOURER - Photo: CITROËN
CITROËN Ë-SPACETOURER – Photo: CITROËN

CARREGAMENTO           

O acesso à tomada de carregamento situa-se no guarda-lamas dianteiro esquerdo do ë-SpaceTourer e o carregamento é efetuado no modo Parking.

Estão disponíveis dois tipos de carregadores de bordo para melhor adaptação ao tipo de utilização e soluções de carregamento dos clientes: de série, um carregador de 7,4 kW monofásico e, em opção, um carregador trifásico de 11 kW.

Comentários