NOVA GERAÇÃO IRIZAR ie bus

NOVA GERAÇÃO IRIZAR IE BUS

Giancarlo Terrassan GIANCARLO TERRASSAN

NOVO ie tram12

Irizar Stand, Busworld Europe-Bruxelles 2019 — Foto: Jornal Strada – Giancarlo Terrassan

Como é costume, o Grupo Irizar aliou a exposição dos seus autocarros à arte, que nesta ocasião servia também de comemoração para 130º aniversário, com uma fantástica representação de um grupo de jovens acrobáticos. O Grupo Irizar é único neste tipo de eventos que esmera sempre pelo seu excelente bom gosto.

No seu stand com 2.000 m2 de área, estavam expostos 6 veículos de última geração, que representavam a gama completa de autocarros integrais, híbridos e eléctricos, para o transporte urbano, interurbano, de longo curso e de turismo, além de apresentar várias novidades tecnológicas, ligadas à acessibilidade, segurança e sustentabilidade; novidades reveladoras do seu emprenho com o futuro dos transportes e da mobilidade, tecnologia já introduzidas em todos os seus veículos. Os veículos expostos eram um i8 integral, um i6S integral, um i4 híbrido e dois representantes da ie mobility o ie tram Electric o novo ie bus Electric.

Irizar Stand, Busworld Europe-Bruxelles 2019 — Foto: Jornal Strada – Giancarlo Terrassan

O Grupo Irizar aposta claramente em autocarros mais seguros, mais eficientes, mais sustentáveis e mais amigos do ambiente, para satisfazer ao máximo as necessidades de cada cliente, oferecendo uma gama completa de veículos convencionais, eléctricos e híbridos.

Com cerca de 20 l/100 km, os veículos integrais da Irizar de 12,2 m e 19,5 t de peso bruto, equipados com motores Euro 6d, o consumo de combustível e as emissões de CO2 estão ao nível dos melhores do mercado.

Além do tradicional diesel, a Irizar está a desenvolver alternativas híbridas com autonomia eléctrica e com motores de combustão a HVO e CNG ou LNG.

A grande referência na Busworld foram os veículos ligados à mobilidade eléctrica.

Nesta ocasião, a Irizar apresentou a nova geração do ie bus de 12 m, um autocarro urbano, reconhecido e apreciado por vários operadores europeus, graças à sua fiabilidade e autonomia, que opera em diferentes condições climatéricas desde 2014.

A nova geração do Irizar ie bus, que pode ser homologado na Classe 2, adopta um conceito de construção modular, está disponível nas versões 10 m, 12 m, 15 m e 18 m. O novo ie bus ofreu notáveis melhorias seja no design exterior, bem como no interior, que agora oferece mais espaço e, consequentemente, uma maior capacidade para passageiros. Em suma, um aspecto completamente novo e agradável, com frontal tipicamente Irizar, janelas laterais com cintura baixa, o que permite uma maior iluminação no interior e uma traseira imponente, também ela muito estilizada. O ie bus é já predisposto para ser adquirido com espelhos retrovisores tradicionais ou com câmaras.

O sistema de regeneração durante as travagens em combinação com a uma nova geração de baterias, implementadas no novo ie bus, conferem uma maior eficiência e, consequentemente, uma maior autonomia, tornando o ie bus, ainda mais competitivo e interessante para linhas compridas ou mais exigentes, especialmente em cidades com desníveis acentuados e em zonas com condições climatéricas mais rigorosas. A Irizar garante que em circuitos urbanos tradicionais, com ciclo “SORT 1” e em condições climatéricas normais, com uma potência de 350 kWh, o ie bus pode ter uma autonomia de até 250 km e alcançar um período operacional de até 17 horas.

O novo Irizar ie bus suporta maiores potências de carregamento, até 600 kW; conta com 3 diferentes modos de carregamento: lento, rápido ou ultra-rápido; no modo lento, o carregamento pode ser efectuado em apenas 3 horas; o carregamento rápido é possível também através do pantógrafo.

O Irizar ie bus cumpre a normativa ECE-R66/02 e incorpora o AVAS (Acoustic Vehicle Alerting System) da normativa R138.

Em ocasião da Busworld Europe de 2017 que teve lugar em Kortrijk, a Irizar tinha apresentado o novo Irizar ie tram, um articulado de 18 metros, 100% eléctrico. Agora, nesta última Busworld Europe 2019, a Irizar veio apresentar a sua nova versão de 12 m do Irizar ie tram, versão que já tinha apresentado em Junho, na última conferência da UITP em Estocolmo. Este autocarro urbano é extremamente apreciado pela capacidade, acessibilidade, facilidade de circulação no interior e conforto. Actualmente, o Irizar ie tram de 12 m, está operativo em cidades como Amiens, Aix-en-Provence, Bayona, Barcelona ou Las Palmas.

Irizar Stand, Busworld Europe-Bruxelles 2019 — Foto: Jornal Strada – Giancarlo Terrassan

Nos veículos convencionais de turismo, a principal novidade foi a nova geração do Irizar i4, melhorado na sua aerodinâmica, especialmente na parte frontal com um novo pára-brisas mais curvo, uma traseira melhorada para reduzir turbulências com um pára-choques composto por três elementos. Equipado com radar integrado na parte frontal, novos grupos ópticos dianteiros, opcionalmente Full-LED com mais 30% de capacidade de iluminação, faróis traseiros Full-LED. O interior também foi melhorado, com a aplicação de novos materiais iluminação Full-LED integrada na parte central do tectos. A utilização de materiais mais leves e melhoria aerodinâmica permitem ao Irizar i4 de ser mais económico no consumo.

No Irizar i8 foi introduzida a nova porta Swyncro (Swing Synchro door system) e o novo sistema de controlo electrónico Evolution evoluído pela Masats.

No Irizar i6S a inovação reside no novo sistema de elevador KS8, para pessoas com mobilidade reduzida, muito mais leve e mais seguro.

Comentários