NOVA GERAÇÃO DO ASX

NOVA GERAÇÃO DO ASX

Nuno NUNO

Source: Mitsubushi

GAMA DE MOTORIZAÇÕES VAI INCLUIR UNIDADES HÍBRIDAS E PHEV

A Mitsubishi Motors Europe divulgou hoje as opções de motorização que estarão disponíveis com a nova geração do ASX, que tem apresentação mundial marcada para 22 de setembro e início de vendas agendado para a primavera do próximo ano. Desenvolvida especificamente para o mercado europeu, a gama de motorizações avançadas pretende responder às diferentes necessidades dos condutores europeus de SUV urbanos, conjugando baixas emissões e economia de combustível com elevadas prestações.

O motor de entrada na gama é um inovador 3 cilindros 1.0 litros turbo a gasolina com injeção multiponto, que estará disponível com uma caixa de velocidades manual de 6 velocidades. Designado 1.0 L MPI-T, debita 91 cv de potência, com emissões de CO2 situadas entre 132 e 136g/km.

Para os clientes que valorizam mais as elevadas prestações, estará disponível uma unidade 4 cilindros de 1.3 litros turbo com injeção direta (1.3 L DI-T), com opções de transmissão manual de 6 velocidades ou de 7 velocidades de dupla embraiagem (7DCT). Na variante com caixa manual, esta motorização apresenta uma potência máxima de 140 cv e emissões de CO2 entre 130 e 134 g/km. Com a transmissão automática, o 1.3 é oferecido numa versão de 158 cv de potência máxima, para emissões de CO2 entre 131 e 137 g/km.

Mitsubushi ASX — Source: Mitsubushi

O ASX de segunda geração será o primeiro modelo da Mitsubishi a ser lançado na Europa com um grupo propulsor 100% híbrido (Hybrid Eletric Vehicle, HEV), conjugando um motor de combustão de 1.6 litros a gasolina com dois motores elétricos, alimentado por uma bateria de 1.3 kWh. A potência máxima atinge 145 cv, enquanto as emissões de CO2 se situam entre 107 e 113 g/km.

O topo de gama será a versão híbrida plug-in (Plug-in Hybrid Vehicle, PHEV), que inclui um motor de 1.6 litros a gasolina combinado com dois motores elétricos e uma bateria de 10,5 kWh.  Esta versão terá uma potência máxima 160 cv, recorrendo igualmente a uma transmissão automática. As emissões de CO2 situam-se em 30-31 g/km.

No segmento B-SUV, apenas os modelos da Aliança (constituída pelas marcas Renault, Nissan e Mitsubishi) dispõem deste sistema de propulsão. Ao incluir esta configuração — PHEV e SUV —, a nova geração do Mitsubishi ASX segue assim as pisadas do Outlander PHEV e do Eclipse Cross PHEV.

Todas as motorizações estarão disponíveis no momento do lançamento do modelo, embora o conjunto de versões disponíveis possa variar em função do mercado.

O novo ASX basear-se-á na plataforma CMF-B, desenvolvida pela Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi e será produzido na fábrica da Renault em Valladolid (Espanha).

A propósito do lançamento do novo modelo, o presidente e CEO da Mitsubishi Motors Europe, Frank Krol, comentou: «A nova geração do ASX é um produto extremamente competitivo, que beneficia de uma gama de motorizações também elas muito competitivas. As necessidades dos clientes do segmento B-SUV europeu são, de um modo geral, muito diversas, pelo que é importante que a nossa oferta de produtos responda a essa realidade. Afirmando-se como um SUV versátil, e com uma gama de versões que inclui as mais recentes motorizações a gasolina, híbrida e híbrida plug-in, estamos certos que o novo ASX nos vai permitir conquistar um lugar de destaque neste segmento».

Comentários