NOVA GENERAÇÃO I4

NOVA GENERAÇÃO I4

Este artigo está também disponível em: es en fr

Nuno NUNO

A NOVA GERAÇÃO DO IRIZAR I4: EFICIENTE, SUSTENTÁVEL E RENTÁVEL

O Irizar i4 é um autocarro versátil, ideal como autocarro metropolitano e suburbano, de transporte escolar ou de empresas ou para uso discricional. As diferentes versões deste veículo (H, M, L) permitem conseguir um equilíbrio perfeito entre acessibilidade e capacidade de bagageira, em função das necessidades de cada operador. Os pisos, lisos ou rebaixados e os corredores diáfanos reforçam a ideia de adaptabilidade: Este veículo está disponível em comprimentos dos 9,4 aos 15 metros.

A nova geração do autocarro Irizar i4, apresentada na feira Busworld 2019, incorpora agora novas e importantes novidades, centradas principalmente numa significativa redução do peso e na ótima distribuição das cargas pelos eixos. O resultado é um veículo mais ligeiro, com uma redução de peso de até 955 kg, em função da configuração escolhida..

O elevador para cadeiras de rodas do novo Irizar i4 — Source: Irizar

Um autocarro altamente eficiente, sustentável e rentável que, graças ao seu novo desenho estrutural e ao desenvolvimento de novas soluções tecnológicas e inovadoras otimizadas, oferece uma poupança de combustível significativa, de até 5%, e, consequentemente, uma melhoria na redução das emissões de CO2.

Um novo comprimento, com 2 eixos e 63 lugares

As inovações introduzidas possibilitaram novas opções de distribuição dos assentos proporcionando versatilidade e a máxima capacidade de adaptação às necessidades do cliente. A nova gama do modelo Irizar i4 conta agora com uma nova versão do autocarro: um veículo de 13,23 m sobre um chassis 4×2, com uma capacidade máxima de 63 lugares sentados (59+1 PMR) e um máximo de 34 lugares de pé com uma capacidade de porta-bagagens superior a 6 m3.

A bagageira do novo Irizar i4 — Source: Irizar

As suas diferentes versões (H, M, L) têm como prioridade a acessibilidade. As diferentes opções de portas, de folha simples (simples larga e dupla), permitem a instalação de elevadores para facilitar o acesso das pessoas com mobilidade reduzida.

Entre as medidas de segurança destaca-se a opção de integração de um radar no centro da parte dianteira. Os faróis dianteiros Irizar com opção Full-LED oferecem até 30% de capacidade lumínica adicional. Os restantes componentes de iluminação também são LED.

Esta última geração do Irizar i4 está disponível com sistemas de propulsão diesel, HVO e B100, híbrido e biogás ou gás natural (GNC ou GNL), dependendo da escolha da versão integral marca Irizar ou na combinação chassis + carroçaria.

Os bancos do novo Irizar i4 — Source: Irizar

O Irizar i4 oferece assim uma ampla gama de opções de configuração e de sistemas se segurança avançados, assim como uma excelente ergonomia e acessibilidade para o condutor, convertendo-se num veículo altamente eficiente, sustentável, rentável, fiável e polivalente, que responde a todas as exigências do serviço metropolitano e suburbano, assim como do transporte escolar e de empresa.

Source: Irizar

Comentários