NOVA FÁBRICA DE BIO-LNG EM ITÁLIA

NOVA FÁBRICA DE BIO-LNG EM ITÁLIA

Este artigo está também disponível em: de en it

Nuno NUNO

Source: IVECO

IVECO, GLS ITALY E VULCANGAS INAUGURAM UMA NOVA FÁBRICA DE BIO-GNL EM ITÁLIA

A IVECO, a empresa de transportes e logística GLS Italy e o fornecedor de energia Vulcangas inauguraram uma nova fábrica de Bio-LNG na Cascina Antegnatica, uma exploração rural perto de Lodi, em Itália. A nova fábrica irá produzir biometano com resíduos agrícolas provenientes de explorações locais, abastecendo a Vulcangas. O Bio-LNG será utilizado para abastecer os veículos movidos a LNG da frota da GLS Italy, a qual integra veículos pesados IVECO S-WAY LNG.

O biometano é, atualmente a única tecnologia madura que garante uma solução e sem compromisso em termos de desempenho e tempos de reabastecimento, em comparação com o diesel. Permite a neutralidade carbónica e, dependendo da matéria-prima utilizada na sua produção, até um desempenho negativo nesse domínio. Os seus benefícios estendem-se para além do sector dos transportes como facilitador da independência energética, tendo o potencial de baixar os preços e contribuir para o desenvolvimento das zonas rurais.

IVECO S-WAY — Source: IVECO

O biometano não só é benéfico para ambiente, como também traz vantagens económicas. O processo de produção envolve subprodutos, como os fertilizante obtidos a partir digestão anaeróbica (decomposição sob baixas condições de oxigénio), capaz substituir fertilizantes químicos dispendiosos, e o dióxido de carbono que é utilizado predominantemente na indústria alimentar.

Giandomenico Fioretti, responsável do Departamento do Negócio de Propusão Alternativa da IVECO, afirmou: «O evento de hoje é um testemunho da crença da IVECO no biometano como solução madura e do seu compromisso para com a descarbonização dos transportes. É uma demonstração tangível de que o Bio-LNG é uma solução operacional e financeiramente viável, já disponível. Estamos hoje a assistir a uma melhor prática na cadeia de fornecimento de energia, com todos os intervenientes a trabalhar em conjunto para desenvolver um ecossistema de biometano de sucesso».

IVECO S-WAY — Source: IVECO

Alessandro Vagaggini, Diretor de Operações da GLS, comentou: «As nossas ambições na área da sustentabilidade são sustentadas pelos esforços conjuntos de muitos parceiros do nosso negócio. Esta iniciativa sublinha, realmente, o nosso compromisso: estamos a apoiar veículos movidos a LNG e estamos agora em posição de os abastecer com Bio-LNG, solução que cumpre, totalmente, com as nossas expectativas».

Andrea Bosi, Diretor de Grandes Contas da Vulcangas, sublinhou: «A indústria energética atravessa um período sem precedentes na história. Atualmente, o Bio-LNG ocupa uma posição estratégica na cadeia de abastecimento dos transportes. Como combustível limpo que reduz as emissões totais de CO2, é a melhor opção para descarbonizar os transportes e libertar-nos da dependência energética».

Expostos na inauguração da nova fábrica estiveram os camiões IVECO S-WAY LNG de grandes frotistas e operadores de transportes como o Gruppo D’Innocenti, T&T.I, Canguro e A&V.

Comentários