MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL

MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL

This article is also available in: en |

Avatar NUNO

A BRIDGESTONE MELHORA A MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL COM ALTA QUILOMETRAGEM E ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL, COM O PNEU PARA AUTOCARRO U-AP 002

A Bridgestone lança o seu novo pneu-referência no segmento de autocarros urbanos, o Bridgestone U-AP 002. Sucessor do U-AP 001, este pneu foi projetado para reduzir o consumo de combustível e as emissões de escape em áreas urbanas congestionadas, graças à diminuição da resistência ao rolamento. Além disso, ao aumentar a vida útil do pneu através de uma durabilidade aprimorada, o resultado é um pneu que permite um custo total de propriedade reduzido.

Enfrentando os desafios únicos da mobilidade urbana

Os desenvolvimentos em tecnologias de veículos elétricos e motorizações diversas, além das regulamentações ambientais mais rígidas, estão a aumentar a sustentabilidade e a eficiência dos autocarros urbanos. Mas essas mudanças também significam que os gestores de frota esperam agora mais dos seus pneus. Como líder global no fornecimento de mobilidade sustentável e soluções avançadas, a Bridgestone desenvolveu o U-AP 002 para atender a esses desafios únicos de mobilidade urbana.

Bridgestone U-AP 002 — Source: Bridgestone

O Bridgestone U-AP 002 vem com etiqueta B em resistência ao rolamento, para reduzir o consumo de combustível e as emissões de escape. O novo pneu-referência também oferece uma vida útil 9% mais longa para garantir uma excelente quilometragem; a proteção da parede lateral espessa do pneu e a carcaça forte permitem uma alta robustez e múltiplas vidas úteis do pneu graças à recauchutagem. A combinação destes recursos resulta num pneu de longa duração que reduz o custo total de propriedade por quilómetro.

O Bridgestone U-AP 002 vem com um aumento de 200 kg na capacidade de carga – um requisito fundamental para os autocarros elétricos – e é adequado para eixos de direção de oito toneladas. Assim como as emissões de CO2, o Bridgestone U-AP 002 foi projetado para diminuir a poluição sonora urbana, reduzindo a produção em 2dB em PBN em relação ao seu antecessor. O novo pneu-referência também oferece segurança e paz de espírito durante todo o ano, pois está totalmente pronto para o inverno, com marcações 3PMSF e M+S.

Desempenho projetado para o pára-arranca na cidade

O desempenho aprimorado do Bridgestone U-AP 002 para autocarros urbanos chega graças às várias melhorias e inovações em design e tecnologia de compostos. O novo desenho do piso fechado e a geometria das lamelas garantem um melhor desempenho para ambientes urbanos: o desenho do piso fechado oferece apoio à condução na cidade enquanto viaja com um torque mais alto; a nova geometria da lamela protege o pneu das forças laterais durante a condução. A combinação destes recursos dá ao U-AP 002 uma alta proteção contra o desgaste irregular, níveis reduzidos de ruído, menor resistência ao rolamento e vida útil prolongada.

O novo pneu-referência também foi desenvolvido com um composto de borracha aprimorado, criado com materiais premium; o alto teor de sílica nos compostos de base melhora a resistência ao rolamento, a durabilidade e a aderência em piso molhado. O Bridgestone U-AP 002 também beneficia de uma nova tecnologia de drenagem, que contém um canal de água central para melhorar a drenagem e ajudar o pneu a obter uma excelente aderência em piso molhado.

Autocarro em ruas caóticas de Paris — Source: MT&B

Lançado neste mês de Abril

Desenvolvido no Centro Europeu de Pesquisa e Desenvolvimento da Bridgestone em Roma e produzido na Europa, o Bridgestone U-AP 002 foi testado em sete países pelos clientes de frota da Bridgestone, em motores de combustão interna, híbridos e elétricos e está disponível na medida mais popular, 275/70 R22.5, desde o início deste mês de abril.

Três medidas adicionais – 245/70 R19.5, 215/75 R17.5 e 315/60 R22.5 – estarão disponíveis no final do ano, com o lançamento da medida 265/70 R19.5 em 2022. O piso pré-vulcanizado do U-AP 002 será lançado na medida 275/70 R22.5 no final deste ano, apoiando a abordagem ‘Total Tire Care’ da Bridgestone2.

Todos os pneus Bridgestone U-AP 002 de jante 22,5” serão equipados com um sistema de etiquetagem eletrónica de pneus RFID. O RFID permite que os pneus sejam monitorizados ao longo de todo o seu ciclo de vida, o que traz vários benefícios, incluindo melhorar os níveis de segurança e as taxas de reciclagem de pneus.

«A mobilidade urbana enfrenta vários desafios, como as emissões de CO2 no centro da cidade e a poluição sonora – desafios nos quais estamos a investir para ajudar a resolver», afirma Mark Tejedor, VP da área de Produtos Comerciais de Reposição e OE da Bridgestone EMIA. «O transporte público de autocarro é parte integrante do ecossistema de uma cidade e temos o prazer de lançar um pneu que ajuda a resolver esses vários problemas de uma só vez. Maior quilometragem, consumo de combustível reduzido, emissões de CO2, ruído e custo total de propriedade – são recursos que beneficiam os nossos clientes, o meio ambiente e a vida na cidade».

Comentários