A MAN PARTICIPA NO DIA DA TERRA

A MAN PARTICIPA NO DIA DA TERRA

This article is also available in: en | es | de | fr |

NUNO

A 22 de Abril, o Dia da Terra deste ano com o lema "Restore the World" está no calendário dos empregados da MAN Truck & Bus Bus em todo o mundo. Como parte das actividades à escala do Grupo sob o lema #Project1hour, são chamados a dedicar uma hora a reflectir sobre a sua própria pegada de CO2 e a desenvolver ideias para a reduzir.

«A sustentabilidade não é apenas uma área no futuro da MAN e uma garantia do sucesso empresarial a longo prazo, mas também parte da nossa responsabilidade social», salienta Holger Mandel, membro do Conselho Executivo responsável pelas Compras na MAN Truck & Bus e também responsável pelo tema da sustentabilidade no Conselho Executivo. «Por conseguinte, é natural que participemos na iniciativa do Grupo VW para o Dia da Terra deste ano». Para tal, a empresa está a fornecer o tempo e o material.

«Os interesses da MAN e a protecção do ambiente não se contradizem. Pelo contrário: agora é o momento em que podemos conseguir tornar os nossos empregos a longo prazo e à prova de futuro - e ao mesmo tempo preservar um mundo em que os nossos filhos e netos irão gostar de viver. Não pode haver "negócios, como de costume". A direcção é clara: o futuro é conduzir sem CO2. Porque quer se trate de hidrogénio ou eléctrico: as emissões nocivas para o clima serão em breve uma coisa do passado. É por isso que é importante que as pessoas em todo o mundo e em todo o Grupo Volkswagen abordem esta questão hoje. É por isso que peço a todos os colegas que usem este dia para se informarem sobre este tema e estarem abertos ao futuro», salienta Saki Stimoniaris, Presidente do Conselho de Trabalho do Grupo TRATON SE e da MAN Truck & Bus SE.

Painéis fotovoltaicos — Source: MT&B

Contudo, a sustentabilidade não só é de grande importância para a MAN neste dia, como também faz parte da sua estratégia e, portanto, reflecte-se em muitas áreas da empresa. Por exemplo, a MAN obriga todos os fornecedores a cumprir uma classificação de sustentabilidade (Sustainability Rating) como critério de adjudicação vinculativo. Com a introdução do Sustainability Rating, a MAN Truck & Bus está a implementar um componente importante da Estratégia de Responsabilidade Empresarial 2025+ de todo o grupo VW. 

A MAN está também a estabelecer objectivos ambiciosos nos seus locais de produção: até 2030, a produção deverá ser completamente neutra em termos de CO2. Para o conseguir, a empresa depende de energias renováveis e está a investir em energia fotovoltaica (Pinetown) e eólica (Salzgitter) nas suas fábricas, por exemplo. Outros factores ecológicos como o consumo de água e os resíduos estão também a ser medidos e reduzidos para metade até 2025.

«E claro que também temos um grande impacto no ambiente com o desenvolvimento de unidades sem emissões, pelo que damos muita atenção a isto», diz Holger Mandel, nomeando outra parte da estratégia empresarial. Também aqui, o objectivo é claramente formulado: Até 2050, todos os veículos MAN nas estradas devem estar livres de emissões. «No caminho para lá, cada passo e cada contribuição dos nossos colegas conta», diz Mandel, «Juntos contribuímos para recuperar o mundo - não apenas no Dia da Terra».

Comentários