MAN LION'S COACH

MAN LION'S COACH

Giancarlo Terrassan GIANCARLO TERRASSAN

COACH OF THE YEAR 2020

MAN Lion’s Coach "Coach Of The Year 2020" — Foto: MAN Truck & Bus
MAN Lion’s Coach “Coach Of The Year 2020”, Busworld Europe-Bruxelles 2019 — Foto: MAN Truck & Bus

Sucesso! O novo MAN Lion’s Coach ganhou o cobiçado prémio de “Coach Of The Year 2020”, 2 anos após a sua estreia oficial. O prémio foi entregue na cerimónia de abertura da Busworld 2019 em Bruxelas. Os 22 jornalistas europeus ficaram particularmente impressionados com o conceito geral e a natureza funcional do Lion’s Coach da MAN. O prémio que perdura há 30 anos, é considerado o prémio internacional mais importante no mercado de autocarros.

MAN Lion’s Coach "Coach Of The Year 2020" Award — Foto: Jornal Strada - Giancarlo Terrassan
MAN Lion’s Coach “Coach Of The Year 2020”, Busworld Europe-Bruxelles 2019 — Foto: Jornal Strada – Giancarlo Terrassan
Entrega do Award "Coach Of The Year 2020" para o MAN Lion’s Coach, no centro Jan Aichinger, à direita Rudi Kuchta — Foto: Busworld.org
Award Night, Busworld Europe-Bruxelles 2019 — Foto: Jornal Strada – Giancarlo Terrassan

Joachim Drees, CEO da MAN Truck & Bus SE, disse: «Estamos extremamente orgulhosos que o nosso novo MAN Lion’s Coach tenha impressionado o júri de especialistas e ganho este cobiçado prémio. O prémio de “Coach Of The Year” é o resultado perfeito dos muitos anos de compromisso e trabalho árduo, demonstrados por toda a equipa. Uma equipa que trabalhou incansavelmente para desenvolver um veículo excepcional e torná-lo uma referência de sucesso no mercado. Esta votação do júri mostra enfaticamente que alcançámos algo especial.»

20191018 Busworld Europe-Bruxelles 2019 - Messe
MAN Truck & Bus Stand, Busworld Europe-Bruxelles 2019 — Foto: Jornal Strada – Giancarlo Terrassan

No início de setembro, o júri de 22 especialistas convidou 5 fabricantes de autocarros de toda a Europa a participar no Coach Euro Test em Sibiu, Roménia. Após uma semana de testes abrangentes, numerosos test drives e intensas discussões técnicas, o júri decidiu que o MAN Lion’s Coach era o vencedor do “Coach of the Year 2020”. O júri de especialistas internacionais ficou particularmente impressionado com o conceito coerente do veículo – combinando custo-benefício e conforto –, bem como a maneira como combina tecnologia inovadora com um design moderno. Os jornalistas ficaram impressionados com o espaço para o motorista no cockpit, de alta qualidade, conforto e excelente acessibilidade aos comandos do veículo. Foi feita uma menção especial à nova linha de transmissão de alto desempenho e incrivelmente eficiente no compartimento do motor. O júri também destacou a integração inteligente do elevador de cadeira de rodas sobre o eixo dianteiro, criando mais flexibilidade, sem limitar o tamanho do compartimento de bagagem.

Ana Bela Nogueira do Jornal Strada, entrevista Rudi Kuchta — Foto: Jornal Strada - Giancarlo Terrassan
MAN Truck & Bus Stand, Busworld Europe-Bruxelles 2019 — Foto: Jornal Strada – Giancarlo Terrassan

Como diz Rudi Kuchta, chefe de produto e vendas de autocarros e palestrante da unidade de negócio: «Este prémio destaca o MAN Lion’s Coach como um veículo fiável e económico, que facilita a vida dos operadores de autocarros. Isso é apreciado por clientes e especialistas. Como resultado, o novo Lion’s Coach conseguiu aumentar significativamente a sua participação no mercado na Europa desde o seu lançamento, além de receber inúmeros prémios. É por uma boa razão que o Lion’s Coach é o modelo de autocarro mais decorado da MAN e o autocarro de turismo de eleição de equipas como o FC Bayern de Munique, Paris Saint-Germain e a seleção alemã de futebol. Mesmo assim, é uma verdadeira honra ganhar o prémio internacional de “Coach Of The Year” e estamos absolutamente emocionados».

Ana Bela Nogueira do Jornal Strada, entrevista Rudi Kuchta — Foto: Jornal Strada - Giancarlo Terrassan
MAN Truck & Bus Stand, Busworld Europe-Bruxelles 2019 — Foto: Jornal Strada – Giancarlo Terrassan

A marca do leão: MAN Lion’s Coach

MAN Lion’s Coach "Coach Of The Year 2020" — Foto: Jornal Strada - Giancarlo Terrassan
MAN Truck & Bus Stand, Busworld Europe-Bruxelles 2019 — Foto: Jornal Strada – Giancarlo Terrassan

O novo MAN Lion’s Coach foi apresentado ao público na Busworld 2017 em Kortrijk. Desde a sua estreia, a frente, a traseira e as laterais do autocarro apresentam o novo design diferenciado da MAN, dando-lhe uma aparência moderna e intemporal. O MAN Lion’s Coach está disponível em 4 comprimentos: 12.101 mm e 13.091 mm, como veículo de 2 eixos, e 13.361 mm e 13.901 mm, como veículo de 3 eixos. Os seus 6 bancos adicionais em comparação com a versão de 12 m tornam o veículo de 13 m de 2 eixos, apresentada no Coach Euro Test, uma opção particularmente atractiva do ponto de vista económico. O seu peso total máximo permitido de até 19,5 t também contribui para a sua flexibilidade. O elevador opcional para cadeira de rodas desempenha um papel importante na distribuição ideal da carga do eixo, pois nesta versão fica sobre o eixo dianteiro, aliviando o eixo traseiro e, ao mesmo tempo, não restringindo o compartimento de bagagem. Excluindo o WC, os novos modelos MAN Lion’s Coach, que foram premiados com 3 estrelas no sistema alemão de bancos de autocarros, têm espaço para um máximo de 53, 57, 59 ou 63 passageiros. O compartimento de bagagem tem um volume entre 11,7 e 14,3 m3, dependendo do modelo. Com as suas múltiplas configurações, o premiado modelo oferece a solução perfeita para todos os tipos de necessidades dos clientes.

MAN Lion’s Coach "Coach Of The Year 2020" — Foto: MAN Truck & Bus
MAN Truck & Bus Stand, Busworld Europe-Bruxelles 2019 — Foto: MAN Truck & Bus

Com o seu sistema de transmissão Euro 6 optimizada, o MAN Lion’s Coach está mais económico do que nunca, e também oferece benefícios, incluindo uma relação de eixo estendida i = 2,73 e um aumento da potência (um aumento de 30 CV e 300 Nm em comparação com o antecessor). A caixa de velocidades automática MAN TipMatic Coach, instalada como padrão nos modelos de 470 CV (346 kW) ou mais, emprega a nova estratégia de desativação e troca de marchas da MAN, idealmente compatível com os motores D26. A maneira como os componentes trabalham juntos na nova linha de transmissão torna o veículo particularmente eficiente – de facto, a TÜV Bavaria certificou recentemente que o MAN Lion’s Coach é capaz de percorrer 100 km com apenas 19,4 l de combustível.

MAN Lion’s Coach "Coach Of The Year 2020" — Foto: MAN Truck & Bus
MAN Truck & Bus Stand, Busworld Europe-Bruxelles 2019 — Foto: MAN Truck & Bus

O Lion’s Coach também se destaca em termos de soluções inovadoras de segurança que oferece a motoristas, passageiros e outros utilizadores da estrada – incluindo o OptiView, o 1º sistema de substituição de espelhos no veículo apresentado para o Coach Euro Test. As câmaras dos 2 lados do veículo fornecem imagens em tempo real em 2 monitores que podem ser facilmente vistos pelo motorista, eliminando assim o ângulo morto. Os novos sistemas de acionamento e assistência que a MAN introduzirá em 2020, tanto à saída da fábrica quanto como uma opção de modernização, garantem um grau ainda maior de segurança. Um sistema de assistência à mudança de direção com sinais de alerta ativos e um sistema de reconhecimento de peões, uma exibição do limite de velocidade e um sistema automático de reconhecimento de sinais de trânsito estabelecem novos padrões quando se trata de segurança. A nova tecnologia de amortecedor PCV (Premium Comfort Valve) e uma configuração optimizada do veículo, oferecem maior conforto na condução e segurança.

MAN Lion’s Coach "Coach Of The Year 2020" — Foto: MAN Truck & Bus
MAN Truck & Bus Stand, Busworld Europe-Bruxelles 2019 — Foto: MAN Truck & Bus

Os clientes do Lion’s Coach também beneficiam das vantagens da digitalização, pois os serviços digitais MAN estão agora disponíveis para todos os autocarros MAN Truck & Bus, facilitando a vida dos operadores. Esses serviços exigem o RIO Box, que vem instalado de série desde outubro de 2019.

Os novos serviços digitais ajudam a acompanhar e otimizar todos os fatores de custo que afetam o TCO — começando com o planeamento ideal da gestão da manutenção. Isso resulta numa gestão de frota mais eficiente e fiável para os clientes de autocarros.

No caso de uma avaria técnica, o veículo é assistido diretamente no local e, idealmente, pode continuar a jornada imediatamente; se isso não for possível, o autocarro é levado com segurança para a oficina mais próxima na rede mundial de serviços da MAN e rapidamente reparado. A garantia de tempo de atividade também oferece compensação de avaria, se não for possível reparar completamente o veículo no mesmo dia em que ocorre a avaria.

Todas essas medidas individuais tornam o MAN Lion’s Coach um veículo extremamente atraente, eficiente e fiável. Possui recursos inovadores de segurança, está conectado a uma rede digital e pode ser usado em diversas aplicações, simplificando os negócios dos operadores de autocarros.

O júri destacou a funcionalidade

MAN Lion’s Coach "Coach Of The Year 2020" Award — Foto: Jornal Strada - Giancarlo Terrassan
MAN Lion’s Coach “Coach Of The Year 2020”, Busworld Europe-Bruxelles 2019 — Foto: Jornal Strada – Giancarlo Terrassan

Desde 1989, um júri de especialistas internacionais atribui o título de “Coach Of The Year” a vários tipos de autocarros. Nesta competição, os jornalistas comerciais europeus concentram-se principalmente na funcionalidade e no design dos veículos, fornecidos pelos fabricantes para o teste de comparação. Com este novo prémio para o MAN Lion’s Coach, a MAN Truck & Bus orgulhosamente conquista um troféu pela décima vez, entre as marcas MAN e NEOPLAN — 5 vezes pelo título de “Coach of the Year” (2020, 2006, 2004, 2000, 1994) e 5 vezes para o título de “Bus Of The Year” (2015, 2005, 1999, 1995, 1990). Os visitantes da Busworld 2019 puderam maravilhar-se com o MAN Lion’s Coach, orgulhoso vencedor do “Coach of the Year 2020”, no stand da MAN (Stand 442) no Pavilhão 4.

Comentários