MAN LION’S CITY G EFFICIENTHYBRID

MAN LION’S CITY G EFFICIENTHYBRID

Giancarlo Terrassan GIANCARLO TERRASSAN

SAFETY LABEL 2019 BUS AWARD

MAN Truck & Bus Stand, Busworld Europe-Bruxelles 2019 — Foto: Jornal Strada – Giancarlo Terrassan

É certo que o evento Busworld não podia ter começado de melhor forma para a MAN Truck & Bus com o MAN Lion’s City 12 G EfficientHybrid, a conseguir ganhar o “Selo de Autocarro Seguro” na competição dos “Prémios Busworld”, que antecedeu o início da feira. Isso provocou uma enorme alegria na cerimónia oficial de abertura da Busworld, onde os vencedores foram anunciados. «Estamos muito orgulhosos de conseguir levar este troféu para casa, perante uma competição tão forte.» diz Rudi Kuchta, Responsável de Produto & Vendas de Autocarros e porta-voz da unidade de autocarros na MAN Truck & Bus. No total, 21 autocarros de diversos fabricantes de todo o mundo foram avaliados pelo júri, composto por especialistas internacionais, bem como, especialistas de empresas de transporte e autocarros. O júri escolheu os vencedores em 10 categorias. Na categoria “Autocarro Urbano Seguro”, o MAN Lion’s City G passou todos os testes, estabelecendo novos padrões graças ao seu motor renovado E18 a gás, ao desenvolvimento do MAN EfficientHybrid e ao sofisticado conceito de segurança.

«Em particular, o que foi convincente foi o
inovador e consistente conceito geral do nosso autocarro urbano, bem como,
outros pequenos detalhes, que tornam o MAN Lion’s City o mais seguro possível.
» de acordo com Jan
Aichinger, Responsável de Produto – Autocarros.

Além das inúmeras características passivas, os assistentes activos são também impressionantes. Por exemplo, o autocarro urbano possui um sistema activo de assistência às manobras com detecção de pedestres. «Câmaras frontais e laterais monitorizam automaticamente o trânsito, especialmente em ângulos mortos, contribuindo assim de uma maneira eficaz para a prevenção de acidentes.» explica Jan Aichinger. O condutor é avisado visual e acusticamente das situações de perigo e colisões na área frontal e ao virar.

Entrega do "Safety Label 2019" Busworld Award para o MAN Lion's City G EfficientHybrid — Foto: Busworld.org
Award Night, Busworld Europe-Bruxelles 2019 — Foto: Jornal Strada – Giancarlo Terrassan

Segurança como
padrão

O sistema eléctrico de tranca da
porta do motorista também garante segurança quando o travão de mão não está accionado. Como
complemento, um sinal sonoro de aviso, alerta o condutor para accionar o travão. O MAN
Lion’s City está também equipado com um sistema de extinção de incêndios no
compartimento do motor, bem como, uma tampa nesse mesmo compartimento
controlada por sensor com bloqueio de arranque do veículo.

Isto previne que o veículo não arranque com a tampa do compartimento do motor aberta. A tampa do depósito de combustível é também controlada por sensor. Se a tampa estiver aberta, a função “desligar motor” é automaticamente accionada. Como padrão, o autocarro urbano MAN possui faróis com tecnologia LED, que iluminam ainda melhor a estrada. O aumento da segurança do condutor também é garantida com a opção de elevação do banco até 10 cm. «Os ataques aos condutores são reduzidos devido à altura do banco. Outra vantagem é que o condutor tem uma visão muito mais alargada do veículo e da situação do tráfego.» explica Jan Aichinger.

MAN Lion's City 12 G EfficientHybrid, "Safety Label 2019" Busworld Award — Foto: MAN Truck & Bus
MAN Truck & Bus Stand, Busworld Europe-Bruxelles 2019 — Foto: MAN Truck & Bus

Acima e além dos requisitos

Em complemento aos inovadores sistemas de assistência, a estrutura resistente à torsão com protecção contra incêndio é um sinónimo de segurança máxima. Desta forma, o autocarro urbano já corresponde à norma mais rígida de protecção contra incêndio: a ECE-R 118.02 na classe 1, excedendo assim os requisitos legais. Os regulamentos para aumento da resistência ao capotamento são cumpridos de acordo com o regulamento de anti-capotamento ECE-R 66.02. «O elemento central do regulamento é a definição de um espaço de sobrevivência em caso de capotamento. Para este propósito, a estrutura deve ser capaz de absorver significativamente mais energia, de forma, a manter um espaço de sobrevivência para os passageiros. Para cumprir estes requisitos, componentes de aço de alta resistência foram integrados nos chassis dos veículos MAN. Além disso, o MAN Lion’s City está em linha com o teste de impacto do pêndulo, de acordo com o Regulamento Europeu ECE-R 29, que, até à data, só era obrigatório para camiões. Através de inúmeros ajustes ao compartimento do condutor, este fica ainda mais bem protegido em caso de colisão.» diz Jan Aichinger.

Último mas não menos importante: Motor a gás E18 e MAN EfficientHybrid

Com um comprimento de 12 m, o autocarro vencedor MAN Lion’s City G com motor a gás apresenta uma série de motores E18 totalmente renovados. Comparado com o modelo anterior, o motor a gás oferece um elevado nível de binário com menor cilindrada, tornando-o mais potente e compacto ao mesmo tempo. Além disso, o modelo híbrido MAN EfficientHybrid, contribui para uma redução significativa de consumo de combustível e emissões. A função start/stop assegura paragens super silenciosas e livres de emissões no tráfego da cidade.

Comentários