MAN eTMG: Z. E. SILENCIOSO

MAN ETMG: Z. E. SILENCIOSO

Nuno NUNO

ENTREGUE CAMIÃO ELÉCTRICO À FRIEDRICH WENNER GmbH

No dia 6 de Maio de 2020, o diretor executivo Stephan Potthoff-Wenner recebeu as chaves da nova e inovadora aquisição do diretor de vendas Ferdinand Zeh e do consultor de vendas Till Kortekamp, ambos do escritório de vendas da MAN em Bielefeld. «Com este camião elétrico estamos mais uma vez a cumprir a nossa promessa ecológica, com a qual nos comprometemos há anos. O MAN eTGM complementa de forma ideal as extensas medidas que iniciámos nos últimos anos para reduzir de forma sustentável as emissões de CO2 da nossa empresa», disse Stephan PotthoffWentner, explicando a abordagem holística e economizadora de recursos do especialista, para o desenvolvimento e produção de embalagens de cartão para alimentos.

MAN eTGM - Photo: MAN Truck & Bus
MAN eTGM – Photo: MAN Truck & Bus

Isto inclui a gestão e reciclagem sustentável de resíduos ou a otimização da eficiência energética na produção, bem como a produção de energia através de um sistema fotovoltaico nos telhados dos pavilhões de produção e armazenamento. A operação com energia solar produzida pela própria empresa torna-a particularmente amiga do ambiente.

O veículo de distribuição totalmente elétrico é um MAN eTGM com um quadro de três eixos 6×2-4 com eixo móvel direcional e elevável para um peso bruto de 26 toneladas. O veículo está equipado com uma caixa de carga para o transporte adequado contra a humidade das caixas de cartão. O veículo de distribuição elétrica é acionado por um motor elétrico de 264 kW (360 PS), que fornece um binário máximo de 3.100 Nm. As unidades auxiliares como a direção assistida, o compressor de ar, bem como o sistema de ar condicionado são acionadas e controladas eletricamente através do sistema de gestão de energia de acordo com a procura, poupando assim energia.

MAN eTGM - Photo: MAN Truck & Bus
MAN eTGM – Photo: MAN Truck & Bus

A recuperação da energia de travagem (denominada recuperação) converte a energia cinética do veículo em energia elétrica durante as fases de impulso e travagem e repõe a energia na bateria. Isto pode aumentar significativamente a autonomia. Um ecrã no painel de instrumentos informa o condutor sobre a capacidade das baterias. As potentes baterias de iões de lítio do Grupo Volkswagen fornecem a energia para o camião. Estas estão localizadas debaixo da cabine, acima do eixo dianteiro, onde o depósito de combustível está localizado nos veículos convencionais. Outras baterias estão localizadas na estrutura do veículo. A autonomia do MAN eTGM é de até 200 km, dependendo da área de operação e das condições climáticas e topográficas. As baterias podem ser carregadas com uma potência de carga de 22 ou 44 kW com corrente alternada ou como a chamada “carga de alta potência” com 150 kW de corrente contínua.

Para que seja o mais fácil possível entrar no mundo da mobilidade elétrica, a MAN oferece aos seus clientes um aconselhamento individual, abrangente e orientado para soluções, quando adquirem um eTGM com a MAN Transport Solutions. Além disso, os condutores do MAN eTGM recebem formação de condução da MAN ProfiDrive, especialmente concebida para satisfazer os requisitos de condução de um veículo totalmente elétrico.

O camião elétrico entregue à Friedrich Wenner GmbH faz parte de uma das primeiras séries de veículos que a MAN irá entregar a vários clientes em toda a Europa em 2020. Desde Setembro de 2018, nove camiões elétricos já foram utilizados diariamente com sucesso em nove empresas do Conselho Austríaco para a Logística Sustentável (CNL). O LGI Logistics Group também tem vindo a utilizar um MAN eTGM na logística de peças para a Porsche nas suas instalações de produção em Stuttgart-Zuffenhausen desde Dezembro de 2018.

Comentários