LUXO SUSTENTÁVEL

LUXO SUSTENTÁVEL

Nuno NUNO

A SUSTENTABILIDADE COMO UM CONCEITO-CHAVE

DS 7 Crossback E - Photo: Citroën
DS 7 Crossback E – Photo: Citroën

A sustentabilidade é um conceito-chave na filosofia da marca DS Automobiles. Está presente em todas as fases da vida do automóvel, desde o desenho de cada modelo até à reciclagem dos seus componentes.

Para além de ser uma marca pioneira em matéria de eletrificação e dispor de motores a gasolina e diesel que estão entre os mais eficientes do mercado, a DS Automobiles desenvolve os seus automóveis integrando materiais ecológicos, recorrendo a 29% de materiais reciclados e naturais na hora de conceber e desenvolver a sua gama.

DS 7 Crossback E - Photo: Citroën
DS 7 Crossback E – Photo: Citroën

A DS Automobiles procura, assim, reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, proteger os recursos naturais e desenvolver novos comportamentos de mobilidade mais ecológica.

Personalização, requinte, tecnologia, atenção aos detalhes, o savoir-faire do luxo francês, etc. A todas estas características da marca e da sua gama de modelos, a DS Automobiles adiciona a sustentabilidade e o respeito pelo meio ambiente, aspetos que são sempre levados em conta logo a partir da fase de desenho de um novo modelo. Os materiais e a forma dos diferentes componentes do veículo não são escolhidos apenas em função de aspetos estilísticos: o ecodesign tornou-se um conceito prioritário para limitar o impacto de cada automóvel no ambiente.

DS 7 Crossback E - Photo: Citroën
DS 7 Crossback E – Photo: Citroën

A economia circular está muito presente na produção dos automóveis da DS Automobiles. Nos centros de produção da Marca, 94% dos resíduos, incluindo 700 mil toneladas de metais por ano, são recuperados para serem reutilizados tanto em siderurgias como em fundições. Além disso, 82% dos resíduos não metálicos são processados por outros canais de reciclagem.

No que respeita aos materiais empregues no fabrico dos seus modelos, a DS Automobiles seleciona materiais ecológicos, designadamente plásticos reciclados, materiais naturais e biomateriais. Por exemplo, elementos como os tampões dos cubos das rodas são feitos de poliamida reciclada, enquanto a grelha de admissão de ar recorre a polipropileno reciclado. No pára-brisas, o isolamento acústico é composto de feltro de lã de vidro reciclado.

DS 7 Crossback E - Photo: Citroën
DS 7 Crossback E – Photo: Citroën

O luxo francês e a tecnologia de última geração são compatíveis com o uso de materiais reciclados e naturais. Na DS Automobiles representam 29% dos materiais utilizados nos seus automóveis, aos quais devem ser adicionados 200 kg de polímeros, dos quais aproximadamente 15% são fabricados com recursos ecológicos (40% reciclados e 60% naturais).

A pesquisa constante nos domínios das matérias-primas e das técnicas artesanais tem sido uma marca registada da DS Automobiles desde a sua criação. Esta busca pelo requinte e distinção não negligencia a sustentabilidade, como se demonstra no mais recente concept car da marca, o DS Aero Sport Lounge. Para lá das suas linhas aerodinâmicas, das suas jantes de 23″ trabalhadas para obter a máxima eficácia e do seu motor elétrico de 680 CV e dos 650 quilómetros de autonomia, o seu interior destaca-se pela utilização de materiais naturais, como o algodão acetinado ou a palha de centeio que proporcionam uma atmosfera única e exclusiva ao habitáculo, em perfeita harmonia com a natureza, graças ao recurso a técnicas artesanais do século XVII e à colaboração com a maison parisiense “Lison de Caunes”.

DS 7 Crossback E - Photo: Citroën
DS 7 Crossback E – Photo: Citroën

É precisamente o DS Aero Sport Lounge que eleva o enorme compromisso da DS Automobiles com a eletrificação a um novo nível. Uma estratégia de mobilidade sustentável que não renuncia ao luxo e às prestações, expressando o seu expoente máximo na atual gama DS E-TENSE, formada pelo SUV compacto 100% elétrico DS 3 CROSSBACK E-TENSE e pelo híbrido plug-in de elevada performance DS 7 CROSSBACK E-TENSE 4×4, com tração integral e potência máxima até 300 CV. Uma filosofia que atinge agora novos patamares com a berlina DS 9, modelo que contará com diversas versões E-TENSE plug-in hybrid.

O compromisso da DS Automobiles para com o meio ambiente não seria possível sem o envolvimento da sua Rede de Concessionários, que dispõe das infraestruturas necessárias para comercializar e assistir todos os veículos da sua gama E-TENSE. Os seus quadros receberam a formação necessária para transformar cada DS STORE ou DS SALON em centros de aconselhamento sobre mobilidade elétrica e pontos de carregamento domésticos. Para além disso, através da app MyDS, cada condutor de um automóvel da Marca pode receber informações e conselhos personalizados para efetuar uma condução cada vez mais eficiente.

Comentários