LUBRIFICANTES PARA HÍBRIDOS

LUBRIFICANTES PARA HÍBRIDOS

Nuno NUNO

A Motul, marca líder na formulação, produção e distribuição de lubrificantes de alta tecnologia para o setor automóvel e industrial, apresenta uma verdadeira revolução no setor híbrido: a 1ª linha de produtos que oferece uma solução completa para este tipo de veículos. Nesse sentido, a empresa francesa dá um passo em frente com o lançamento de uma ampla gama de produtos especificamente para veículos híbridos com motores a gasolina, que consiste em 4 óleos de motor, um líquido de arrefecimento e um líquido de transmissão.
Nas palavras de Ferran Carreras, diretor geral da Motul Ibérica: «Após vários anos de pesquisa usando as tecnologias ma­is avançadas, a Motul conseguiu desenvolver a primeira gama do mercado que cobre todas as necessidades do veículo híbrido e ajuda a minimizar o seu impacto ambiental».

Motul Hybrid Oil Range - Photo: Motul
Motul Hybrid Oil Range – Photo: Motul

Os 4 lubrificantes desta gama, o SAE 0W20, SAE 0W16, SAE 0W12 e o SAE 0W8 destacam-se por oferecer um excelente arranque a frio e facilitar a resposta do motor a baixas temperaturas, além de garantir um baixo consumo de óleo sem compro­me­ter a limpeza do motor e a du­ração do lubrificante. Os modelos SAE 0W12 e SAE 0W8 têm graus de viscosidade extrema­mente baixos que contribuem para uma economia de combustível extraordinária. A Motul completa a sua oferta de lubrificantes para motores com o SAE 0W20, um lubrificante de baixa viscosidade que permite boa proteção contra o desgaste e cumpre os requisitos de qualidade API SN-RC (Conservação de Recursos) e ILSAC GF-5, e o óleo Motor SAE 0W16 que cumpre a especificação API SN. To­dos os lubrificantes estão disponíveis em embalagens de tamanhos diferentes (1 l, 4 l, 20 l e 208 l) e são compatíveis com os sistemas de pós-tratamento.
O mecanismo de transmissão de veículos híbridos elétricos e híbridos elétricos plug-in é particularmente complexo, pois inclui duas fontes de propulsão – uma mecânica e uma elétrica – que desempenham um papel crucial no desempenho energético geral do veículo. Para proteger as duas fontes de propulsão, a Motul desenvolveu o 1º lubrificante dielétrico do mercado, que inclui componentes que fornecem o isolamento necessário para evitar a dissipação de energia através do fluido. O Motul DHT e-ATF é um lubrificante 100% sintético que evita a corrosão de componentes mecânicos e elétricos, garantindo a longevidade e a segurança dos principais componentes do sistema, garantindo um isolamento ideal contra altas voltagens às quais o veículo pode ser exposto diariamente ou durante operações de manutenção, graças à melhor resistência elétrica do mercado, em comparação com os fluídos convencionais do tipo ATF usados de for­ma mais comum. A resistência elétrica mede a capacidade do fluí­do para impedir a dissipação de energia elétrica: quanto maior, melhor o desempenho geral e a quilometragem do veículo.
A melhoria no desempenho do veículo é o resultado da existência de uma viscosidade adequada do produto. O nível de viscosidade do Motul DHT e-ATF ajuda as peças mecânicas a mo­verem-se juntas, reduzindo as­sim o consumo de combustível do veículo e aumentando a sua quilometragem. O fluído Mo­tul DHT e-ATF cumpre as especificações de baixa viscosidade JASO 1A — LV.

Suzuki Swift Sport Hybrid - Photo: Suzuki
Suzuki Swift Sport Hybrid – Photo: Suzuki

A gama Hybrid é complementada com o anticongelante de nova geração e-AUTO COOL, fabricado a partir de Monoetilenglicol e uma aditivação MO­TUL P-Hybrid Tech baseada na tecnologia P-OAT (Tecnologia de ácido Fosfatado-Orgânico). Este líquido de refrigeração favorece a troca térmica, permitindo uma maior eficiência de refrigeração do motor devido ao atraso do ponto de ebulição. A tecnologia P-Hybrid Tech prolonga a ação de proteção anticorrosiva, apesar das altas temperaturas, permitindo uma perfeita compatibilidade de coexistência com os resíduos que se formam no circuito durante a vida útil do radiador. A Motul oferece um líquido de refrigeração duradouro que cumpre os requisitos dos padrões japonês (JIS) e coreano (KSM) solicitados pela maioria dos fabricantes de veículos asiáticos. A sua composição à base de fosfato, sem aminas, nitritos, boratos ou silicatos, oferece uma maior proteção e uma excelente troca térmica que garante a o­peração ideal do motor e do siste­ma híbrido.

Inovações ecológicas
A gama Hybrid, especialmente formulada para carros híbridos, trata-se de um marco na proteção ambiental, reduzindo o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões de gases de efeito estufa. Dessa for­ma, a empresa consegue responder à crescente procura de fabricantes de motores e OEMs, que estão a promover cada vez mais a utilização de produtos e métodos de produção cada vez mais ecológicos.
A proteção ambiental é uma prioridade para a Motul. Nesse senti­do, a empresa francesa concentra os seus esforços no desen­vol­vimento e comercialização de produtos de alto desempenho que respeitem o máximo possível o meio ambiente.

Hybrid Car - Photo: Motul
Hybrid Car – Photo: Motul

Pioneiros na formulação de lubrificantes para híbridos
A gama Hybrid nasceu em 2016 com o lançamento dos primeiros óleos de motor feitos para veículos híbridos e híbridos plug-in no mercado. A Motul liderou o setor híbrido com a apresentação de 4 lubrificantes 100% sintéticos para uma maior economia de combustível, que garantem uma resposta ideal às necessidades dos veículos elétricos híbridos do tipo HEV e PHEV e compatíveis com catalisadores.
Esta gama de soluções contribui para a longa lista de produtos revolucionários desenvolvidos pela Motul que tornaram a em­presa francesa uma referência em I+D. Sempre na vanguarda, a empresa francesa promoveu produtos inovadores como o Motul 2100, o 1º lubrificante se­mi-sintético lançado em 1966 ou 300V, pioneiro 100% de óleo sintético no mercado lançado 5 anos depois em 1971.

Comentários