LEAN & GREEN STAR PARA FÁBRICAS DA IVECO

LEAN & GREEN STAR PARA FÁBRICAS DA IVECO

Este artigo está também disponível em: en de

Nuno NUNO

Source: IVECO

AS FÁBRICAS DE MADRID E VALLADOLID DA IVECO RECEBEM “ESTRELA LEAN & GREEN” PELAS REDUÇÕES EM TERMOS DE PEGADA DE CARBONO

As fábricas da IVECO de Madrid e Valladolid have been awarded theby the Associação de Fabricantes e Distribuidores (AECOC) com a Lean & Green Star”, fruto da redução das respetivas pegadas de carbono. As duas fábricas inscreveram-se no programa “Lean and Green” em 2016, tendo dado início a um Plano de Ação para redução das emissões de CO2 e minimização do impacto dos processos logísticos nas emissões de gases com efeito de estufa, visando reduzir a sua pegada de carbono em 20% num período de cinco anos.

A “Estrela” atribuída pela “Lean & Green” — a maior plataforma da Europa especificamente destinada a reduzir as emissões em toda a cadeia de fornecimento — certifica que as duas fábricas cumpriram este compromisso. Esta conquista representa um contributo tangível para o objetivo da IVECO de alcançar a neutralidade carbónica em toda a sua cadeia de valor, bem como um passo significativo na sua abrangente estratégia de sustentabilidade.

Fábrica da IVECO de Madrid — Source: IVECO

A fábrica de Madrid tem a responsabilidade pela produção de toda a gama de veículos pesados da IVECO para os mercados globais, contando com uma mão-de-obra de 2.850 colaboradores. A unidade de Valladolid emprega cerca de 1.000 pessoas e fabrica o veículo comercial ligeiro Daily, nas versões chassis-cabine e Hi-Matic. Além disso, é também responsável pelo fabrico e pintura das cabines para a produção das gamas pesadas da fábrica de Madrid.

As medidas de redução da pegada de carbono implementadas nas duas fábricas envolveram emissões diretas (Âmbito 1), emissões indiretas (Âmbito 2) e eficiência dos transportes (Âmbito 3), afetando a maioria dos processos produtivos. Algumas das ações implementadas advieram de ideias recolhidas entre os trabalhadores de ambas as fábricas.

Gama IVECO eDaily — Source: IVECO

As medidas de Âmbito 1 e 2 focaram-se na redução local em termos de consumo de gás natural e de eletricidade, envolvendo ações com projetos de energia fotovoltaica, instalação de recuperadores de calor nos pós-combustores, geração de energia foto-térmica e diversificação na produção de aquecimento.

As atividades de Âmbito 3 incluíram, entre outras, a otimização das denominadas rotas “milk run” de modo a permitir uma carga completa por camião, o desenvolvimento de novos modelos de contentores para otimização do processo de carga, utilização da tecnologia RFID para melhorar os inventários e a redução dos transportes expressos desnecessários.

Comentários