KARSAN ATAK ELECTRIC

KARSAN ATAK ELECTRIC

Este artigo está também disponível em: de en es fr it

Nuno NUNO

300 KM COM UMA ÚNICA CARGA

Em Setembro de 2018, por ocasião da 67ª IAA, em Hannover, a Karsan, empresa turca com mais de 50 anos de história no sector automóvel, sediada a 30 km da cidade de Bursa, apresentou ao público o Atak Electric, juntamente com o mais pequeno Jest Electric.

Com estes dois modelos de 8 m e de 5,8 m, respectivamente, a Karsan entrou em força no mundo da electromobilidade, introduzindo no mercado, em apenas um ano, dois modelos de elevado desempenho e rendimento.

Para responder às exigências e às necessidades na mobilidade da era moderna, a Karsan entrou em estreita colaboração com a BMW, equipando os seus veículos com a mesma tecnologia eléctrica de ponta que a casa bávara utiliza nos modelos i3 e i8. O primeiro veículo da Karsan a utilizar esta tecnologia, o Jest Electric, cujo resultado foi óptimo e o Atak Electric que veio para incrementar a oferta da casa turca no domínio do transporte eléctrico.

Nos últimos dias do mês de Junho, na BMW e MINI Driving Academy (centro de treinos) em Maisach, nos arredores de Munique, a Karsan, num evento organizado em colaboração com a BMW, denominado “Nova definição da mobilidade”, apresentou aos jornalistas especializados no sector dos transportes, clientes e distribuidores, o novo Atak Electric, na sua última versão com o novo e cativante design.

Nesta ocasião, os jornalistas puderam testar e apreciar as características do novo Atak Electric, a vedeta deste evento. No final, foi possível testar também o pequeno Jest Electric.

Uma experiência verdadeiramente interessante e elucidativa para todos os que experimentaram conduzir estes dois veículos eléctricos. Não há nada melhor que experimentar para perceber melhor as características e poder comparar. O resultado foi extremamente positivo.

No segmento de 8 metros, o Atak Electric é pioneiro e muito bem posicionado para vencer. O Atak Electric é inovador em muitos aspectos, destacamos o design, o conforto e a tecnologia.

O Atak Electric apareceu com um novo, agradável e dinâmico design. Especialmente na parte frontal, o novo conjunto de ópticas equipadas com luzes LED de circulação diurna confere-lhe um visual elegante e atraente. A parte traseira também apresenta uma estética harmoniosa e a condizer com o frontal. O conforto é um dos pontos fortes do novo Atak Electric, seja para os passageiros, bem como para o motorista.

O amplo espaço Low Floor e bem desenhado interior, permite um acesso fácil e confortável, especialmente para pessoas idosas e com mobilidade reduzida, com rampa de acesso e lugar para uma cadeira de rodas. A capacidade total é de 52 passageiros, estando à disposição do cliente duas opções de layout de bancos: 18+4 ou 21+4. Em várias localizações interiores, os passageiros têm à disposição várias portas USB.O Atak Electric está preparado também para WiFi.

Em prol da segurança, o Atak Electric é equipado também com: HSA (Hill Start Aid); EBS (Electronic Brake System); ESP (Electronic Stability Program); ABS (Anti-Lock Braking System); ASR (Anti-Slippage System); FARB (Front Anti Roll Bar); FBS (E-Motor Room Fire Detection System); RGB (Reverse Gear Buzzer).

Karsan Atak Electric — Source: Giancarlo Terrassan (Strada)

Um display táctil multimédia de 10,1 polegadas, um display de 12,3 polegadas totalmente digital no tablier dos instrumentos, um banco confortável, um novo volante revestido em couro muito suave ao tacto e “ignição” sem chave, conferem ao motorista um lugar de trabalho extremamente ergonómico e com um design agradável. O grande pára-brisas e os bem posicionados conjuntos de espelhos proporcionam ao motorista uma óptima visão durante a condução, aumentando a segurança.

A climatização no interior do Atak Electric demonstrou ser excelente, mesmo durante o calor extremo experimentado nos dias dos testes.

O sistema de suspensão pneumática gerida electronicamente (ECAS – Electric Controlled Air Suspension), proporciona viagens confortáveis e suaves e, nas paragens, com a inclinação lateral, permite uma entrada e saída do veículo muito mais facilitada. À parte estas características, o ponto forte do Atak Electric reside no seu sistema de propulsão.

Fabuloso é o binário máximo de 2.400 Nm, que o potente motor eléctrico DANA TM4 SUMO MD MV2500-6P (motor e inversor) é capaz de fornecer ao Atak Electric, motor que possui uma potência máxima de 230 kW e que permite ao Atak Electric operar nas condições climáticas mais extremas, desde o quente verão das cidades do sul até ao inverno gélido das cidades nórdicas. Este equipamento de propulsão, permite ao Atak Electric operar e desenvolver perfeitamente a sua função em qualquer tipo de cidade, desde as mais planas até às mais alpinas, com características topográficas muito exigentes.

A autonomia ímpar de até 300 km com um único carregamento é, por sua vez, garantida pelos 5 packs de baterias Li-ion 360V de 44 kWh cada, desenvolvidas pela BMW, cuja capacidade total é de 220 kWh. Claramente, a autonomia será sempre dependente do tipo de condução do motorista e das características do terreno, bem como do clima (aquecimento/ar condicionado) e do peso bruto (número de passageiros a bordo).

A recarga pode ser efectuada em 5 horas com um carregador AC e em 3 horas com unidades de carregamento rápido DC. Durante o serviço, com o RBS (Regenerative Brake System), é possível recarregar automaticamente as baterias até 25% da sua capacidade.

O início da produção em massa do Atak Electric começará em Agosto. A Karsan referiu que oferece uma garantia de 4 anos ou de 200.000 km para as suas baterias BMW.

Okan Baş, CEO da Karsan, confessou estar satisfeito om o resultado, tendo em consideração que 35 unidades do pequeno Jest Electric, já circulam em várias cidades europeias — França, Alemanha, Grécia e Portugal.

«Em colaboração com a BMW, que é uma marca pioneira do sector automóvel em termos de tecnologia de veículos eléctricos, estamos a produzir para todo o mundo soluções de transportes colectivos movidos a electricidade. O Jest Electric, foi o primeiro produto resultante da cooperação com a BMW e, de imediato, foi escolhido pelo mercado, como um dos favoritos.»

«Estamos entusiasmados com o lançamento do Atak Electric, pioneiro no mercado com tecnologias e dimensões exclusivas e com um visual completamente novo. Sendo uma marca 100% turca, também nos transformámos na primeira empresa a desenvolver e a iniciar a produção em massa de dois veículos eléctricos num só ano: o Jest Electric e o Atak Electric.»

«O Atak Electric da Karsan funciona com cinco baterias, cada uma com 44 kWh. Estas baterias proporcionam ao Atak uma autonomia de 300 km que é uma vantagem inigualável, quando comparada com os seus concorrentes», Frisou Okan Baş. «Tendo em conta a respectiva capacidade técnica e as opções de conforto, o Atak Electric, comparado com os seus concorrentes, é muito mais económico». Salientou ainda Okan Baş e terminando com este anúncio: «Em Agosto de 2019, iremos apresentar exposições itinerantes em países como França, Alemanha, Roménia, Itália, Portugal e Bulgária e estas exposições itinerantes irão continuar até ao fim do ano. Iremos visar em primeiro lugar os mercados europeus com o Atak Electric e iniciaremos uma produção em série do modelo no mês de Agosto. A nossa forte cooperação com a BMW irá continuar e esperamos fazer ainda melhor no futuro com novíssimas soluções de transportes».

Author: Giancarlo Terrassan (Strada)

Comentários