IVECO E PLUS ASSINAM MEMORANDO DE ENTENDIMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DE CAMIÕES AUTÓNOMOS

IVECO E PLUS ASSINAM MEMORANDO DE ENTENDIMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DE CAMIÕES AUTÓNOMOS

Este artigo está também disponível em: fr en de

Nuno NUNO

A IVECO, uma marca da CNH Industrial N.V (NYSE: CNHI / MI: CNHI), pioneira na produção e comercialização de veículos alimentados a combustíveis alternativos, anunciou anteontem a assinatura de um Memorando de Entendimento para o desenvolvimento de camiões autónomos com a Plus, empresa líder, a nível global, nessa área.

Sob os termos deste Memorando de Entendimento, não vinculativo, a IVECO e a Plus vão integrar o sistema PlusDrive de condução autónoma na última geração dos camiões pesados IVECO S-WAY. Esta cooperação vai, igualmente, explorar a utilização do motor da IVECO alimentado a LNG nos camiões autónomos entretanto desenvolvidos.

A parceria combina a experiência da IVECO no desenvolvimento, produção e comercialização de camiões pesados, com a tecnologia de ponta de condução autónoma da Plus, visando trazer rapidamente para o mercado um camião autónomo seguro, eficiente e escalável, não só na Europa, mas também noutras regiões.

Marco Liccardo, Diretor Técnico e Digital da IVECO refere: «A cooperação com a Plus representa uma excelente oportunidade para acelerar o desenvolvimento dos níveis mais elevados da automação dos camiões pesados. A IVECO está já a trabalhar em sistemas avançados de assistência à condução com empresas selecionadas, sendo que no que diz respeito ao Nível 4 de condução autónoma é necessária a criação de um ecossistema de parceiros. Graças à sua liderança nesta área tecnológica, à sua forma de pensar não linear, bem como às relações estabelecidas com esses mesmos fornecedores estratégicos de componentes, a Plus traduz-se no parceiro perfeito para acelerar este processo».

Shawn Kerrigan, Diretor de Operações e cofundador da Plus comentou: «Estamos muito entusiasmados com esta parceria com a IVECO, empresa que partilha a nossa visão de um futuro mais seguro e sustentável, alcançado através da implementação da condução autónoma nos camiões. As nossas equipas vão trabalhar com grande proximidade de modo a lançarmos camiões autónomos, inclusivamente uma versão a gás natural. A presença global da IVECO em mais de 160 países vai permitir-nos acelerar a nossa implantação comercial, bem como aumentar o impacto da nossa tecnologia de condução autónoma».

Com sede em Silicon Valley, no estado norte-americano da Califórnia, a Plus está, atualmente, a aplicar a tecnologia de condução autónoma em camiões para permitir o transporte comercial autónomo em larga escala.

Comentários