IVECO REAFIRMA APOSTA NO PROJETO “PLANT THE FUTURE”

IVECO REAFIRMA APOSTA NO PROJETO “PLANT THE FUTURE”

Este artigo está também disponível em: de en

Nuno NUNO

Source: IVECO

O projeto “Plant the Future”, lançado pela IVECO em Julho de 2021 em colaboração com diversas organizações de reflorestação, confirma o seu empenho na contribuição ativa para um futuro sustentável.

Pioneira em propulsões alternativas, a IVECO oferece uma vasta gama de veículos com baixas emissões de CO2, incluindo o inovador camião S-WAY, que oferece uma solução imediata de descarbonização quando movido a Biometano. O empenho da empresa na sustentabilidade não se resume a isto, uma vez que a IVECO investe numa série de projetos para redução das emissões e melhoramento do ambiente, tais como o programa “Plant the Future”, que visa aumentar os espaços verdes no nosso planeta.

IVECO S-WAY LNG — Source: IVECO

O projeto já foi implementado com sucesso em Itália, Polónia e Alemanha, e em apenas um ano após o seu lançamento, a poupança de CO2 através dos camiões S-WAY a gás vendidos nestes mercados e as árvores plantadas e doadas aos clientes com potencial de entrega dos veículos, ultrapassou as 45.000 toneladas/ano.

A poupança de CO2 é equivalente à quantidade absorvida por mais de 3 milhões de árvores num ano.

«Se todas estas árvores fossem plantadas em fila e separadas por 7 metros, formariam uma linha que se estenderia do Pólo Sul até ao Pólo Norte», comenta Giandomenico Fioretti, IVECO Head of Alternative Propulsion Business Development. «Se conseguirmos imaginar isto, temos uma ideia imediata da grande diferença que podemos fazer ao difundir a utilização do gás natural e, particularmente, do bio-GNC/GNL na indústria dos transportes. O nosso objectivo de carbono zero está mesmo ao nosso alcance!».

A IVECO planeia agora alargar o projeto “Plant the Future” a outros países europeus para criar um círculo virtuoso que irá continuar no futuro.

IVECO S-WAY LNG — Source: IVECO

Sendo uma força motriz na transição energética da indústria dos transportes, a IVECO está muito ativa na sensibilização para o papel fundamental que a tecnologia do gás natural e o biometano desempenham no caminho do sector em direção ao carbono zero. Atualmente, um camião S-WAY CNG/LNG movido a biometano consegue já proporcionar uma redução de 95% no CO2 e, com certas matérias-primas, é mesmo possível alcançar emissões negativas, com reduções até 121%, como ficou demonstrado num recente estudo da indústria conduzido pelo Conselho Nacional Italiano de Investigação (CNR).

A IVECO está a contribuir diretamente para a trajetória de descarbonização do setor, oferecendo aos clientes um veículo capaz de reduzir a pegada de carbono da sua operação, sem comprometer o desempenho e a cobertura da missão em comparação com as propulsões Diesel convencionais.

Para levar a sustentabilidade ao próximo nível, a IVECO está a investir em iniciativas orientadas, tais como o programa IVECO Ambassadors (Embaixadores IVECO), que dá voz aos clientes e parceiros que partilham a sua visão de sustentabilidade social e ambiental, e o projeto Plant the Future, que atua no empenho da marca na redução do carbono.

IVECO S-WAY LNG — Source: IVECO

«Ao partilhar o impacto positivo na redução das emissões de CO2 que alcançámos através da nossa iniciativa “Plant the Future” e dos nossos produtos, pretendemos reforçar o nosso empenho na sustentabilidade, reconhecendo o papel fundamental da tecnologia do gás natural e do biometano nos transportes descarbonizados», declarou Giandomenico Fioretti. «A IVECO é pioneira na tecnologia do gás natural, com mais de 20 anos de experiência na descarbonização de operações logísticas. O nosso S-WAY CNG/LNG, quando movido a biometano, é a solução pronta a usar, e sem compromissos, em alternativa ao gasóleo. A IVECO pretende ser o parceiro mais fiável, permitindo aos nossos clientes gerir eficazmente as suas operações e os seus negócios de forma rentável com as nossas soluções de mobilidade sustentável e inteligente».

“Plant the Future”: a floresta internacional da IVECO

Em julho de 2021, a IVECO estabeleceu uma parceria com organizações de reflorestação para plantar uma floresta internacional IVECO, composta de projetos de plantação de árvores em diferentes países.

Em Itália, a IVECO estabeleceu uma parceria com a plataforma de comércio eletrónico Treedom para plantar 300 árvores: 30 em Itália, na região da Basilicata, e o restante noutras partes do mundo. Neste país, o projeto foi ligado aos Embaixadores IVECO para a sustentabilidade, com 50 árvores plantadas na floresta IVECO dedicadas ao Biogas Wipptal e 50 à GLS Itália.

IVECO S-WAY LNG — Source: IVECO

Na Polónia, a marca estabeleceu uma parceria com a Ecobal, uma organização dedicada à protecção florestal, para a plantação de 5.000 mudas de árvores num terreno de 5 hectares, de forma a aumentar a biodiversidade da área e apoiar a compensação pelas emissões de CO2. Funcionários da IVECO e Ecobal plantaram mudas de espécies selecionadas pela entidade responsável pela Dwukoły Forestry, com o objetivo de preservar a biodiversidade da área.

Na Alemanha, a IVECO está a plantar uma árvore por cada venda de um S-WAY a Gás Natural novo e por cada venda de um Stralis NP usado, através do projeto de reflorestação PLANT-MY-TREE criado para como compensação das emissões de carbono. Até à data, já foram plantadas 2.100 árvores através desta iniciativa.

A nível global, a floresta IVECO conta agora com mais de 7.000 árvores, um número que irá vai crescer uma vez que o projeto foi alargado ao Reino Unido e aos mercados nórdicos. Além disso, a IVECO Itália irá alargar a sua floresta com mais 700 árvores, plantando uma árvore na Tanzânia, Camarões, Quénia, Nepal e Colômbia por cada motor IVECO Reman reconstruído.

Comentários