IVECO BUS: líder em mobilidade sustentável em 2020

IVECO BUS: LíDER EM MOBILIDADE SUSTENTáVEL EM 2020

Avatar NUNO

O ano de 2020 foi de grande importância para os autocarros urbanos movidos a gás natural, por um sistema híbrido-elétrico ou em configuração 100% elétrica.

Estas energias alternativas representaram mais de 77% da produção, um crescimento de 17% quando comparado com o ano de 2019.

Os modelos movidos a gás natural registaram o seu maior crescimento, com um em cada dois autocarros a recorrerem a este tipo de energia.

A produção de veículos intercidades Crossway Natural Power duplicou, representando 10% da produção.

Este desempenho confirma o pioneirismo e experiência da IVECO BUS, bem como a sua capacidade em oferecer soluções de transporte que respeitem as expectativas e exigências, cada vez maiores, das autoridades, dos operadores e dos cidadãos, disponibilizando veículos que respeitam os recursos naturais, o ambiente e a saúde pública, ao mesmo tempo que providenciam versatilidade operacional.

IVECO Crealis Trolley
IVECO Crealis Trolley

Com um papel de destaque na Europa, a IVECO BUS é o fabricante por excelência, oferecendo uma gama completa de soluções de transportes amigas do ambiente, incluindo o gás natural comprimido, a compatibilidade com biometano e soluções elétricas, capazes de responder às necessidades dos passageiros em ambiente urbano, suburbano e interurbano.

O fabricante disponibiliza uma gama completa Natural Power com modelos como o miniautocarro Daily, os autocarros Urbanway e Crealis e ainda a gama Crossway, que inclui, igualmente, a sua versão Low Entry, versões distinguidas, respetivamente, com o prémio “Sustainable Bus of the Year” em 2020 e 2018.

IVECO E-WAY
IVECO E-WAY

Os autocarros a gás natural da IVECO BUS ajudam a preservar os recursos naturais, uma vez que são 100% compatíveis com biometano recuperado de resíduos orgânicos. O gás natural é um combustível particularmente atrativo em termos de cumprimento de objetivos ambientais, quer no campo das emissões poluentes, quer no que diz respeito a poluição sonora.

Isto porque a emissão de partículas finas é quase zero e as emissões de NOx são reduzidas em mais de um terço. Este benefício ambiental resulta numa redução dos gases de efeito de estufa de até 95% e os níveis de ruído são reduzidos para metade, permitindo uma operação excecionalmente silenciosa para os motoristas, os passageiros e os residentes.

Para além da sua gama movida a gás natural, a IVECO BUS está envolvida numa outra área dos transportes sustentáveis: a mobilidade sem carbono, tendo desenvolvido, igualmente, famílias de veículos híbridos-elétricos e totalmente elétricos espelhados nas gamas HYBRID, E-WAY e IN-MOTION CHARGING.

A família de híbridos está disponível em versões de 12 ou 18 metros dos modelos da IVECO BUS. Equipados com a funcionalidade “Arrive & Go”, estes autocarros full hybrid são capazes de percorrer até cerca de 60 metros, à chegada e à partida dos pontos de paragem, bem como nos semáforos, em modo puramente elétrico, em absoluto silêncio e sem emissões.

Production E-WAY Trolley
Production E-WAY Trolley

A oferta 100% elétrica da marca faz-se com a família E-WAY, alimentada a bateria, e está agora disponível em dois designs, quatro comprimentos (9,5, 10,7, 12 e 18 metros) e com três modos de carregamento possíveis: durante a noite, na garagem; através de pantógrafo (ascendente ou descendente); recarregamento misto de forma a responder às necessidades de autonomia de cada cliente.

Por fim, o fabricante disponibiliza, ainda, uma versão IN-MOTION CHARGING que combina as linhas elétricas superiores com uma pequena bateria a bordo. Estes veículos carregam enquanto circulam sob os cabos superiores. Conseguem, igualmente, percorrer uma distância entre 25 a 40% da linha apenas com alimentação pela bateria.

«Num contexto onde a qualidade do ar, a proteção do clima e a saúde pública estão no centro das preocupações globais, estamos orgulhosos por poder disponibilizar uma gama de veículos limpos que conseguem responder a todos os desafios do transporte público e por confirmar que a transição energética é, mais do que nunca, uma realidade na IVECO BUS», afirmou Stéphane Espinasse, Responsável da IVECO BUS.

Comentários