IT-TRANS COM VISÃO DO FUTURO

IT-TRANS COM VISÃO DO FUTURO

Este artigo está também disponível em: en

Ana Bela Nogueira ANA BELA NOGUEIRA

EM MAIO, O MUNDO DO TRANSPORTE PÚBLICO REUNIDO PARA A 8ª EDIÇÃO DO MAIOR EVENTO DO TIPO DEDICADO ÀS T. I. NO SETOR

A IT-TRANS realiza de 10 a 12 de maio, a 8ª edição, num evento dedicado às T. I. e digitalização do mundo do transporte público, com um programa abrangente de exposições, conferências de temas interessantes e inovadoras. Durante três dias, o encontro de 2022 promete ser construtivo, com muitas discussões e trocas de ideias necessárias, num momento tão crucial para o transporte público.

O papel da tecnologia e da digitalização será vital para o progresso do transporte público nos próximos meses e anos e o setor está de olhos postos no futuro.

Mais de 270 expositores de 35 países estarão presentes para apresentar as suas últimas inovações. O programa de conferências conta com mais de 180 palestrantes em mais de 45 sessões, construído em torno de sessões paralelas, atualizações de mercado, sessões plenárias, workshops, e visitas técnicas.

Os dez principais tópicos serão Mobility-as-a-Service, Contactless Ticketing, Cyber Security, 5G e Telecomunicações, Digital Transformation, Autonomous Mobility, Big Data e Data Governance, On-Demand e Flexible Transport, AI e IoT e Smart Cities e Integrated Network Management.

Dentro destes 10 tópicos, o programa oferece quase 60 tópicos individuais, com novidades para os 3 dias. A revolução digital está a evoluir rapidamente e o IT-TRANS pretende ajudar a apontar a direção certa.

O mundo passou por grandes mudanças durante a pandemia do coronavírus, com as nossas cidades enfrentando bloqueios, restrições e alterações nas formas em que nos movemos e interagimos.

Durante este período, o transporte público sempre esteve lá, mantendo as nossas cidades em movimento. Também enfrentou uma grande reviravolta, e agora no IT-TRANS haverá uma reflexão de  como pode ser a vida além da pandemia – e mais importante, como reconstruir melhor um novo futuro.

Ao longo deste tempo, a tecnologia continuou a acelerar, e as oportunidades que virão, serão impulsionados pela tecnologia.

O IT-TRANS é uma ocasião especial para debater o desenvolvimento digital, pois o evento concentra-se também no avanço da mobilidade.

Ao adotar a digitalização, as operações podem ser mais eficientes e criar as melhores opções de mobilidade possíveis com o mesmo objetivo em mente: uma melhor experiência para todos os passageiros.

Conferência da IT-Trans — Source: IT-Trans

O transporte público deve ser orientado para o cliente e, no futuro, as cidades terão cada vez mais um papel importante na vida das pessoas, à medida que a urbanização cresce. Por isso, levanta muitas oportunidades para se tornar mais acessível e sustentável.

O mundo de 2022 não é o mundo de 2018 quando a IT-TRANS se reuniu pela última vez em Karlsruhe.

Os desafios que as cidades enfrentam agora são diferentes e há oportunidades para o setor reavaliar o que virá a seguir. A tecnologia desempenhará um papel importante para o transporte público, para trazer de volta o número de passageiros perdidos e oferecer uma melhor experiência ao cliente.

Esse futuro pertence aos conceitos ecológicos e de cidades inteligentes que combinam mobilidade, sustentabilidade e conceitos inteligentes. Se combinarmos todas as opções, poderemos promover soluções inovadoras. A digitalização tem um papel importante a desempenhar neste contexto.

Da mobilidade sob procura a Mobility-as-a-Service (MaaS) e de veículos autónomos e big data, a tecnologia evolui rapidamente e o evento do IT-TRANS  é o local certo para debater e apresentar soluções e inovações de T. I. que importam para o futuro da mobilidade.

Author: Ana Bela Nogueira (Jornal Strada)

Comentários