GEOFENCING

GEOFENCING

Nuno NUNO

A FORD INTRODUZ MODO ELÉCTRICO AUTOMÁTICO

A consciência de como a qualidade do ar pode afectar a nossa saúde está a levar cidades, empresas e indivíduos a procurar formas de reduzir emissões e a assumir a responsabilidade do seu impacto no ambiente.

A tecnologia introduzida pela Ford procura proporcionar ar mais limpo onde é mais necessário ao assegurar que a nova geração de veículos comerciais plug-in hybrid operam em modo eléctrico com zero emissões em áreas mais sensíveis.

Recorrendo a dados de localização em directo, a Transit Custom Plug-In Hybrid eléctrica (PHEV) vai alterar automaticamente para o modo de condução eléctrico sempre que entre em áreas pré- definidas como congestionamentos e zonas de baixas emissões, apoiando a manter o ar limpo no centro das cidades.

Esta tecnologia geofencing não se aplica, contudo, apenas ao centro das cidades: os operadores de dos veículos podem ainda criar as suas “zonas verdes” para encorajar a condução em baixas emissões em redor de localizações como escolas, parques infantis e armazéns.

Quando o veículo deixa a zona controlada pode automaticamente alterar para um modo de condução mais apropriado até terminar a viagem – por exemplo, accionando o motor a diesel EcoBoost para gerar energia eléctrica, aumentando assim a autonomia do veículo.

FORD TRANSIT PHEV - Photo: Ford
FORD TRANSIT PHEV – Photo: Ford

Contribuindo para a qualidade do ar urbano

As zonas de baixas emissões têm vindo a aumentar pela Europa como medida que visa minimizar o impacto ambiental dos veículos nas áreas urbanas. Nos primeiros seis meses da Zona Ultra Baixas Emissões (ULEZ), os níveis de dióxido de nitrogénio (NO2) – um dos mais periogosos poluentes dos veículos – reduziu em quase 30%.

Um estudo recente da Ford concluiu que os veículos híbridos eléctricos podem ajudar a melhorar a qualidade do ar urbano: 75% dos quilómetros conduzidos no centro de Londres pelos participantes em estudo – em que se incluem operadores Addison Lee Group, British Gas, the Metropolitan Police e Transport for London – realizaram-se no modo eléctrico zero- emissões das Ford Transit. Estudos similares estão a ser feitos na Colónia, na Alemanha e em Valência, em Espanha.

O módulo Geofence inserido na Transit PHEV grava informação acerca da operação eléctrica nas áreas determinadas geofence. Os dados encriptados podem ser partilhados com as autoridades locais para confirmar a conformidade com o regulamento das zonas de baixas emissões e o esquema de carregamento de veículos.

FORD TRANSIT PHEV - Photo: Ford
FORD TRANSIT PHEV – Photo: Ford

Condução eléctrica híbrida

A Transit Custom Plug-In Hybrid e o Tourneo Custom Plug-In Hybrid são os primeiros veículos na sua classe a oferecer a opção plug-in hybrid. A bateria de 13.6 kWh apoia na entrega de uma autonomia de até 56 km a zero-emissões (NEDC) na Transit Custom PHEV, e de até 53 km NEDC no Tourneo Custom PHEV. Em ambos os veículos o motor 1.0L EcoBoost pode carregar a bateria quando necessário para aumentar a autonomia até mais 500 km NEDC.

Ambos os veículos podem ser completamente carregados em menos de quatro horas e meia hora a partir de um fornecimento de energia doméstico, ou em menos de três horas usando ponto de carregamento comercial. A energia eléctrica pode ainda ser recuperada através da energia cinética quando os veículos desaceleram ou travam. A Ford Transit Custom Plug-In Hybrid e o Tourneo Custom Plug-In Hybrid iniciaram produção em 2019.

Testes realizados pela Ford na Europa mostraram como os veículos PHEV oferecem uma solução prática para o dia-a-dia para os proprietários de veículos comerciais e de negócios de cidade, facilitando-lhe a completar viagens mais longas quando necessário. Como os veículos não estão dependentes de estruturas de carregamento, não se gera a habitual ansiedade para calcular a autonomia até ao próximo carregamento, o que significa que podem oferecer o melhor dos dois mundos. A capacidade de carga útil ou volume de carga não foram reduzidos em comparação com um modelo diesel convencional.

FORD TRANSIT PHEV - Photo: Ford
FORD TRANSIT PHEV – Photo: Ford

Comentários