GAMA SUSTENTÁVEL

GAMA SUSTENTÁVEL

Nuno NUNO

A FIRME APOSTA DA IVECO NA SUSTENTABILIDADE

Reduzir a pegada de carbono e apoiar o meio ambiente sempre constaram dos principais objetivos da IVECO como fabricante de veículos industriais. No âmbito do seu compromisso para com a descarbonização e tendo como objetivo a sustentabilidade do transporte rodoviário, a IVECO tem vindo a fabricar e comercializar veículos a gás natural há mais de 25 anos, para além de desenvolver novas soluções alternativas de tração, do gás natural aos veículos elétricos, híbridos e a hidrogénio, posicionando-se, assim, como a única marca a oferecer uma ampla gama de veículos alternativos, aptos a todos os tipos de missões.

IVECO S-WAY - Photo: IVECO
IVECO S-WAY – Photo: IVECO

Segundo dados da EEE (Agência Europeia do Meio Ambiente), o transporte rodoviário gera 22% do total de emissões de CO2 da União Europeia, das quais aproximadamente 19% são emitidas por veículos industriais pesados. A meta para 2050 visa uma redução em 60% nas emissões de gases com efeito estufa nos transportes, comparativamente aos níveis de 1990.

A tecnologia do gás natural contribui, significativamente, para um transporte mais sustentável, seja em missões internacionais, urbanas ou do tipo último quilómetro. O Ministério dos Transportes e Infraestruturas Digitais da Alemanha considera-a como sendo a melhor solução aplicável no curto prazo, tanto para redução das emissões poluentes, como em termos de custos, estando a considerar ampliar, em mais dois anos, a isenção total das portagens a viaturas a LNG e CNG.

Natural Gás IVECO Brochure - Photo: IVECO
Natural Gás IVECO Brochure – Photo: IVECO

Os veículos a gás natural oferecem uma alternativa real, madura, limpa e sustentável: esta tecnologia avançada contribui para melhorar a qualidade do ar através de valores mínimos de emissões e de uma redução significativa dos níveis de ruído. Sendo o combustível mais benéfico ambientalmente em motores a combustão, o gás natural e o biogás reduzem significativamente as emissões de CO2, alcançando-se os 95% com o uso de biometano, contribuindo significativamente para a denominada economia circular. Graças ao seu equilíbrio energético, performance e redução de emissões, esta energia revela ser uma solução segura para ir ao encontro das necessidades das empresas transportadoras, independentemente do tipo de missão.

Somando mais de 35.000 unidades comercializadas em todo o mundo, a IVECO é líder de mercado absoluta na aplicação da tecnologia a gás natural em veículos comerciais. É, também, a única marca a disponibilizar uma gama completa de modelos a gás natural, assente em 3 famílias de motores com potências entre os 136 e os 460 cv, bem como uma gama de modelos entre as 3,5 e as 40 toneladas, incluindo veículos comerciais ligeiros, veículos pesados para transportes de longa distância e autocarros. Os motores IVECO Cursor Natural Power emitem 90% menos NO2, menos 95% de partículas em suspensão e 95% menos CO2 com recurso ao biometano (well-to-wheel).

Comentários