NOVO NÍVEL DE PRODUTIVIDADE

NOVO NÍVEL DE PRODUTIVIDADE

Este artigo está também disponível em: fr en es

Nuno NUNO

A FORD PRO VEÍCULOS PROPORCIONA NOVOS NÍVEIS DE PRODUTIVIDADE E VALORIZAÇÃO ÀS EMPRESAS EUROPEIAS COM A NOVA E-TRANSIT

A Ford Pro Vehicles apresenta um novo modelo referencial para o mundo dos negócios, traduzido numa elétrica E-Transit que garante toda uma nova experiência de propriedade nos domínios da produtividade e valorização.

Com um sistema de baterias de grandes dimensões, ampla autonomia, motor potente e um ProPower Onboard, funcionalidade única que lhe permite exportar energia, a versão 100% elétrica do furgão de carga mais vendido no mundo oferece um desempenho inigualável.

Esta aptidão é complementada por um equipamento de série de nível superior, que integra sistemas inteligentes de assistência ao condutor e de segurança, enaltecidos pela Euro NCAP, bem como um apoio à carga abrangente inerente ao Ford Pro Carregamento e todo um conjunto integrado de soluções Ford Pro destinadas a otimizar a eficiência e o custo de propriedade.

Ford E-Transit — Source: Ford

A E-Transit conta com um preço altamente competitivo no mercado, como forma de acelerar a aquisição de veículos elétricos.

O novo veículo serve de lançamento à plataforma Ford Pro, a nova unidade de negócio da Ford dedicada a vendas e assistência a uma escala mundial, centrada na melhoria da produtividade dos clientes de veículos comerciais através de veículos de classe mundial e produtos e serviços de vanguarda.

«O E-Transit representa um salto gigantesco para os operadores de veículos comerciais. A sua mecânica 100% elétrica, a sua capacidade sem compromissos e o ecossistema de apoio integrado Ford Pro irão racionalizar os negócios dos clientes e acelerar drasticamente a sua produtividade, à medida que fazem a transição para frotas integralmente elétricas», refere Hans Schep, Director Geral da Ford Pro, Europa. «Com preços orientados para eliminar qualquer barreira à entrada, o E Transit é uma proposta verdadeiramente convincente para as empresas europeias».

Após um exigente programa de testes globais e desenvolvimento extremamente, a Ford Pro e os seus parceiros clientes de toda a Europa estão a usar 60 unidades E-Transit para demonstrar os benefícios de produtividade dos veículos comerciais eletrificado. As primeiras unidades de produção acabaram de sair da fábrica em Kocaeli, na Turquia, para começar a fazer face às 5.000 encomendas já colocadas pelos clientes, ainda antes da produção ter tido início.

Ford E-Transit — Source: Ford

Generoso equipamento de série

A E-Transit fornece a cada cliente uma abrangente especificação de série e tecnologias avançadas para tornar a eletrificação das suas frotas mais fácil e benéfica do que nunca. O veículo foi concebido para satisfazer uma ampla gama de situações de utilização por parte dos clientes, contando com uma capacidade de bateria de 68 kWh utilizável como padrão, proporcionando uma autonomia competitiva até 317 km WLTP.

A verdadeira capacidade da Transit é entregue pelo potente motor que oferece 430 Nm de binário e uma opção entre 135 kW ou 198 kW de potência máxima. A carga útil máxima atinge os 1.758 kg no furgão, numa completa gama que totaliza 25 variantes, entre furgões simples e duplos, versões chassis simples e chassis-cabine, com múltiplos comprimentos e alturas do tejadilho, bem como pesos brutos das 3,5 às 4,25 toneladas. A E-Transit também integra a inédita solução ProPower Onboard, que gera até 2,3 kW na cabina e na área de carga, para alimentação de conversões e equipamentos enquanto se encontra em trabalho.

A proposta tem dois níveis de equipamento – Base e Trend. Todos os veículos contam com especificações significativamente acrescidas comparativamente aos conteúdos das variantes diesel equivalentes. A versão Base inclui o Controlo Eletrónico da Temperatura do Ar, Arranque Sem Chave, bancos aquecidos, pára-brisas Quickclear e espelhos elétricos aquecidos.

A E-Transit introduz o sistema de comunicações e informação SYNC 4 na gama de veículos comerciais da Ford na Europa, que oferece o dobro da potência de computação do SYNC 3, sendo controlado através de um ecrã tátil intuitivo de 12 polegadas, limpo e antirreflexos.

Ford E-Transit — Source: Ford

A gama Trend adiciona funcionalidades para aumento de produtividade, como o Ford Connected Navigation System, que permite planear a rota mais eficiente e atualizar o condutor nas informações sobre carregamento, tráfego, disponibilidade de estacionamento em tempo real, bem como o sistema Intelligent Range, apresentando valores mais precisos no domínio da distância até vazio. Também disponível está o controlo de voz melhorado e a incorporação da plataforma Amazon Alexa, ajudando os condutores a receber as informações de que precisam sem tirar os olhos da estrada.

Em complemento, todas as E-Transit vêm equipadas de série com um modem FordPass Connect que permite uma conectividade sempre ligada com o ecossistema Ford Pro e atualizações de software Ford Power-Up para fornecer funcionalidades e benefícios adicionais. Os clientes também beneficiam de uma subscrição vitalícia do FordPass Pro ou do Ford Pro Telematics Essentials e do acesso à Blue Oval Charging Network durante um ano. Os clientes frotistas também recebem um ano de acesso gratuito à Ford Pro E-Telematics.

Sistemas de apoio à condução premiados

A E-Transit já ganhou um Gold Award da autoridade independente de segurança automóvel Euro NCAP pelo seu abrangente conjunto de sistemas de assistência ao condutor. As tecnologias disponíveis incluem Assistência Pré-Colisão com Deteção de Peões, Cruise Control Adaptativo Inteligente com Reconhecimento de Sinais de Trânsito, Sistema de Informação de Ângulo Morto com Aviso de Mudança de Faixa & Ajuda, Alerta de Saída de Faixa, Ajuda à Manutenção de Faixa, e Assistência em Cruzamentos.

Ford E-Transit — Source: Ford

Entre os novos sistemas de assistência ao condutor, que ajudam a minimizar os custos de reparação, incluem-se a Assistência à Travagem em Marcha-Atrás, sistema que utiliza uma câmara e sensores para detetar peões, ciclistas e obstáculos estáticos em manobras de marcha-atrás, podendo gerar um aviso antes de imobilizar automaticamente o veículo caso o condutor não reaja. Os condutores beneficiam ainda de uma nova câmara de 360 graus, com visão olho de pássaro, mostrando a periferia da envolvente da E-Transit no ecrã do painel de instrumentos de 12 polegadas, ajudando a evitar obstáculos aquando de manobras em espaços apertados, em que a visão é mais limitada.

Excelentes resultados no domínio dos custos de propriedade

A Ford Pro oferece um intervalo de revisões de um ano e quilometragem ilimitada, o melhor da classe, e uma garantia de 8 anos ou 160.000 km para todos os componentes elétricos de elevada voltagem, incluindo a cobertura para degradação excessiva, bem como um pacote de assistência em viagem de um ano para veículos elétricos, incluindo carregamento de emergência. A partir do lançamento do E-Transit, a rede Ford Pro Service encontra-se totalmente preparada para assistir Veículos Elétricos, com 1.500 concessionários certificados em toda a Europa, e mais de 4.500 reparadores autorizados com todas as capacidades de serviço.

Ford E-Transit — Source: Ford

Na sequência da introdução da E-Transit, a icónica família Transit da Ford irá incluir mais quatro novos modelos elétricos: o novo furgão Transit Custom de uma tonelada e o veículo multiusos Tourneo Custom, em 2023, seguindo-se, em 2024, os também veículos multiusos de menores dimensões Transit Courier e Tourneo Courier.

Em consonância com esta arrojada estratégia de eletrificação, a Ford, a SK On Co., Ltd. e a Koç Holding assinaram um Memorando de Entendimento não vinculativo para a criação de uma nova joint-venture líder no setor na Turquia, acordo sujeito à progressão para um compromisso firme entre os três parceiros, que levará à criação de uma das maiores instalações de produção de baterias elétricas para veículos comerciais na Europa. A produção deverá arrancar já em meados da década, perspetivando-se uma capacidade anual na ordem das 30 a 45 Gigawatt/hora.

Source: Ford

Comentários