ENGIE & IVECO

ENGIE & IVECO

Nuno NUNO

INAUGURAÇÃO DE UMA ESTAÇÃO DE ABASTECIMENTO DE GNC/LNG

ENGIE GNC/LNG Station - Photo: IVECO
ENGIE GNC/LNG Station – Photo: IVECO

No dia 19 de Fevereiro foi inaugurada uma nova estação de abastecimento de gás natural de última geração, decorrente do acordo assinado em 2017 entre a ENGIE Italia, protagonista do sector energético e de serviços, impulsionado pela missão de liderança do processo de transição para emissões zero de CO2, e a IVECO.

Integrada nas instalações da sede da CNH industrial, na Strada delle Cascinette, ponto estratégico a leste de Turim, intersecção da rede de transportes (auto-estradas, circulares, etc.), desenvolvida numa área superior a 5.000 metros quadrados e construída em específico para veículos pesados, consiste de 2 dispensadores de LNG e 4 de CNG, para além de estações de carregamento de veículos eléctricos, equipadas com sistemas fotovoltaicos localizados nos tejadilhos.

A estação de abastecimento irá, por isso, adequar-se a todos os tipos de veículos a gás natural, operando das 6h00 às 21h00, de 2ª a 6ª Feira.

O projecto torna-se hoje numa realidade, sublinhando o compromisso da ENGIE em contribuir para o desenvolvimento da mobilidade verde, com um foco nos combustíveis alternativos como a eletricidade e o gás natural, mas também o compromisso da IVECO no seu papel de líder no campo dos veículos a gás natural. O concessionário IVECO ORECCHIA, estrutura de referência da IVECO na Província de Turim e Valle d’Aosta, situado perto da estação de abastecimento, irá apoiar os clientes na transição para a mobilidade verde através de um serviço completo (venda, assistência e, a partir de agora, abastecimento).

IVECO S-WAY - Photo: IVECO
IVECO S-WAY – Photo: IVECO

As enormes vantagens do gás natural, em relação ao diesel, LPG ou combustíveis pesados são representadas pela redução em 95% das denominadas partículas finas (PM), em 90% do dióxido de nitrogénio (NO2 ), para além de uma redução significativa das emissões de CO2. Só a mobilidade representa 20% do consumo global de energia, 24% das emissões globais de CO2 e 95% de dependência do petróleo. A mobilidade sustentável é, portanto, um alicerce fundamental na estrada para a transição rumo ao nível zero de carbono.

«A ENGIE tem como objectivo implementar soluções com vista à descarbonização e este projeto é um claro exemplo do mesmo», referiu Matthieu Bonvoisin, Diretor da Linha de Negócios Infra-Energia da ENGIE Italia. «O norte da Itália conta com um nível muito elevado de emissões de CO2, com 50% dessas emissões produzidas por aquecimento privado, 25% pelas indústrias e 25% pelos transportes. O desenvolvimento de uma rede de infraestruturas de abastecimento de LNG permite diminuir os efeitos poluentes no domínio dos transportes pesados. Para além da redução do impacto ambiental, esta solução permite ainda uma redução da poluição sonora, já que os veículos a LNG apresentam maior silêncio de operação face aos alimentados por blocos diesel. A ENGIE conta com 20 anos de actividade em mais de 160 postos de atendimento na Europa. Este projecto expressa o desejo de fortalecermos a nossa experiência em termos de mobilidade sustentável em Itália».

«A IVECO foi pioneira na implementação da tecnologia do gás natural nos transportes e tem sido fundamental no desenvolvimento da respectiva rede de distribuição», acrescentou Fabrizio Buffa, Director de Desenvolvimento de Negócio do Gás da IVECO. «O gás natural é uma solução madura e já disponível para uma descarbonização a longo prazo, pelo que este acordo com a ENGIE, com vista à abertura de novas estações de abastecimento, é parte integrante da nossa abordagem holística para com os transportes verdes. Acreditamos que é fundamental que todos os protagonistas do sector trabalhem em conjunto para se alcançar um transporte verdadeiramente sustentável no prazo estipulado pelas regulamentações, de modo a melhor se enfrentar as Alterações Climáticas».

IVECO S-WAY - Photo: IVECO
IVECO S-WAY – Photo: IVECO

O Memorando de Entendimento de 2017 assinado entre a ENGIE e a IVECO prevê a expansão de diferentes projectos conjuntos: em França (na sede da IVECO em Trappes), no Reino Unido (no porto de Immingham) e na Roménia (num projecto de demonstração sito em Alba Lulia). Em simultâneo, continuam os trabalhos em solo italiano, estando a ENGIE envolvida em 3 outros projectos de estações de LNG/CNG a norte do país, complementando a instalação de dezenas de pontos de carregamento eléctrico por todo o país.

Comentários