DEUTSCHE BAHN ENCOMENDA AUTOCARROS À MAN TRUCK & BUS

DEUTSCHE BAHN ENCOMENDA AUTOCARROS À MAN TRUCK & BUS

Este artigo está também disponível em: de en

Nuno NUNO

GRANDE ENCOMENDA PARA MAN TRUCK & BUS DEUTSCHE BAHN ENCOMENDA CERCA DE 940 AUTOCARROS

A Deutsche Bahn adjudicou um contrato para compra de cerca de 940 autocarros à MAN Truck & Bus, para a modernização da sua frota de autocarros. Os autocarros urbanos e interurbanos serão entregues à Deutsche Bahn AG durante os próximos quatro anos, se os contratos forem totalmente utilizados, prevendo-se que os primeiros veículos sejam entregues em 2023.

Mais uma vez, a MAN conseguiu ganhar uma adjudicação da Deutsche Bahn. Um total de aproximadamente 940 autocarros deverão ser entregues até 2026 com plena utilização dos contratos. Estes incluem autocarros urbanos do tipo MAN Lion’s City em todas as variantes de comprimento, bem como autocarros interurbanos do tipo MAN Lion’s Intercity LE. No caso dos autocarros urbanos do tipo MAN Lion’s City, a Deutsche Bahn também conta com uma vasta gama de variantes de tracção: Diesel, bem como GNC e EfficientHybrid.

MAN Lions Intercity LE — Source: MT&B

Com cerca de 420 milhões de passageiros em 2021, a Deutsche Bahn é o maior operador de transporte em autocarro da Alemanha. A DB Regio opera mais de 10.000 autocarros em quase 300 distritos e cidades independentes. A adjudicação do contrato concentrou-se, entre outras coisas, nos custos do ciclo de vida e, por conseguinte, nos veículos com baixo consumo de combustível. No futuro, os novos autocarros MAN serão utilizados em toda a Alemanha. A MAN Truck & Bus é também um segundo fornecedor de autocarros eléctricos.

«A adjudicação do contrato pela Deutsche Bahn para um número tão expressivo de autocarros MAN confirma que os nossos autocarros urbanos e interurbanos bem como os nossos serviços são convincentes», diz Christoph Huber, Presidente do Conselho Executivo da MAN Truck & Bus Deutschland GmbH.

A série MAN Lion’s City impressiona com inúmeros detalhes técnicos por dentro e por fora. Os múltiplos detalhes de design premiados também, tornam a série de autocarros urbanos da MAN nos autocarros perfeitos. O foco claro está na eficiência, conforto e ergonomia.

MAN e-Lion’s City: banco do conductor — Source: MT&B

Uma grande parte dos autocarros do contrato estão também equipados com o sistema MAN EfficientHybrid, incluindo o arranque automático de paragem. Esta tecnologia reduz o impacto ambiental de três formas: o consumo de combustível é reduzido através do armazenamento de energia de travagem, são emitidos menos poluentes ao desligar completamente o motor de combustão e as emissões sonoras são consideravelmente menores. O principal componente da tecnologia MAN EfficientHybrid é um motor eléctrico robusto, sem desgaste e sem manutenção que é instalado na linha de transmissão entre o motor e a transmissão. Quando é ultrapassado ou trava, o motor de arranque da cambota funciona como gerador (alternador) e, inversamente, também como motor de arranque.

Com os autocarros MAN CNG da série Lion’s City, as emissões poluentes são também significativamente reduzidas. Particularmente amigo do ambiente: o MAN Lion’s City G também pode ser alimentado com biometano. Esta variante de combustível leva a uma nova redução substancial das emissões de CO2. O funcionamento mais suave significa também menos ruído do motor do que com um motor diesel comparável.

MAN e-Lion’s City: bancos dos passageiros — Source: MT&B

O MAN Lion’s Intercity LE, que foi introduzido no ano passado, estabelece padrões na classe de baixa entrada, bem como com o mínimo “custo total de propriedade”. O último modelo de autocarro MAN também impressiona com um design moderno e inovador que se mistura bem com a imagem urbana de uma cidade moderna. A abundância de vidro e as grandes escotilhas de telhado de vidro deixam entrar muita luz natural, criando um efeito panorâmico. As generosas superfícies de vidro e a construção integral e leve também tornam o veículo significativamente mais leve e mais eficiente.

O moderno conceito de iluminação do MAN Lion’s Intercity LE com iluminação LED também cria um ambiente agradável, convidativo e contemporâneo no compartimento de passageiros.

«Estamos extremamente satisfeitos por a nossa longa parceria com a Deutsche Bahn poder agora continuar. É particularmente agradável que o nosso novo autocarro interurbano MAN Lion’s Intercity LE, recentemente apresentado, já tenha sido tão bem recebido no mercado após apenas alguns meses e tenha marcado pontos directamente no concurso DB», acrescenta Frank Krämer, Chefe de Vendas de Autocarros da MAN Truck & Bus Deutschland GmbH.

Source: MAN Truck & Bus

Comentários