DESIGN QUE CONVENCE

DESIGN QUE CONVENCE

Este artigo está também disponível em: de en

Nuno NUNO

Source: MAN Truck & Bus

NOVO MAN LION’S INTERCITY LE VENCE IF DESIGN AWARD 2022

O novo MAN Lion’s Intercity LE acabou de chegar e já ganhou o seu primeiro prémio. O júri do iF International Forum Design atribuiu-lhe o cobiçado iF Design Award na categoria “Produto/Automóveis/Veículos”. O autocarro de baixa entrada marcou pontos com a sua funcionalidade combinada com o design inteligente.

Nunca antes houve tantas participações como no iF Design Award 2022. No total, os jurados tiveram de atribuir os cobiçados prémios de entre quase 11.000 produtos e projectos apresentados por 57 países. «Estamos ainda mais satisfeitos por o nosso novo MAN Lion’s Intercity LE ter conseguido convencer o júri e ganhar um iF Design Award», diz Barbaros Oktay, Chefe de Engenharia de Autocarros da MAN Truck & Bus, acrescentando: «Em particular, a combinação única de design inteligente e design funcional foi excepcionalmente recebida».

MAN Lion’s Intercity LE vence iF Design Award — Source: MAN Truck & Bus

70 peritos em design de 23 países reuniram-se em Berlim durante três dias para testar, rever e avaliar intensivamente as candidaturas. Outros cinco membros do júri participaram através de reuniões digitais. Com o resultado: o Lion’s Intercity LE convenceu o júri de especialistas independentes e recebeu muitos pontos na votação para um dos cobiçados iF Design Awards. «Este é um resultado notável, que devemos ao grande desempenho da nossa equipa de design, mas também à grande cooperação entre todas as divisões e aos esforços incansáveis de toda a equipa. Tudo para alcançar sempre o melhor resultado para os nossos clientes, motoristas e passageiros», disse Oktay. Os vencedores do prémio foram homenageados em Berlim, em meados de Maio.

Estilo MAN inequívoco: O moderno design “Smart Edge” define o estilo

Foi apenas no Outono passado que a MAN lançou o novo Lion’s Intercity LE. No início de 2022, as duas versões inter-cidades Lion’s Intercity LE 12 e Lion’s Intercity LE 13 entraram em produção em série. «O nosso objectivo com o novo Lion’s Intercity LE era oferecer um modelo de autocarro atractivo com a máxima flexibilidade a um preço razoável, que ainda inspira com o seu design — e obviamente conseguimos», diz Stephan Schönherr, Chefe de Design e HMI da MAN Truck & Bus, acrescentando: «O desenvolvimento consistente do nosso bem sucedido design MAN “Smart Edge” dá ao segmento LE sensível ao preço um aspecto completamente novo. Mesmo os autocarros podem ter um design de alta qualidade e atractivo. O novo MAN Lion’s Intercity LE combina o melhor de dois mundos!».

Faróis dianteiros do MAN Lion’s Intercity LE — Source: MAN Truck & Bus

Graças ao moderno design “Smart Edge”, pode ver claramente que o Lion’s Intercity LE é um veículo da actual família MAN. A implementação consistente de linhas claras e dinâmicas em todo o veículo, que fluem harmoniosamente para um conceito de design holístico, torna-o um atractivo no tráfego urbano e interurbano. As áreas dianteiras e traseiras do veículo dão ao autocarro um domínio elegante e dinâmico e asseguram uma aparência amigável

A máscara frontal é delgada e horizontal, dando ao autocarro uma aparência particularmente poderosa. Mas não é só pela frente que tem bom aspecto, mas também pela lateral. Isto deve-se, entre outras coisas, ao fluxo dinâmico das secções da frente preta e das cavas das rodas de aspecto poderoso. Além disso, os pilares traseiros largos e robustos e o típico spoiler de tejadilho traseiro também transmitem uma sensação de segurança e eficiência.

Faróis traseiros do MAN Lion’s Intercity LE — Source: MAN Truck & Bus

O interior acessível a deficientes e sem barreiras, que foi redesenhado e concebido consistentemente para o máximo benefício do cliente, é também convidativo. Para o condutor, existem duas estações de trabalho opcionais que são ergonómicas, funcionais, intuitivas e esteticamente agradáveis.

«Cada componente visível foi cuidadosamente concebida por nós. O design “Smart Edge” no interior, bem como o conceito de cor e acabamentos correspondentes, proporcionam uma impressão agradável e confortável para o passageiro», diz Stephan Schönherr. Foi dada especial atenção a todas as superfícies, que têm um design de alta qualidade. Graças ao novo e moderno conceito de iluminação com iluminação directa e contínua, o interior também aparece particularmente espaçoso e brilhante.

Banco do conductor do MAN Lion’s Intercity LE — Source: MAN Truck & Bus

O local de trabalho do condutor no novo MAN Lion’s Intercity LE também se enquadra perfeitamente no conceito de design. Dois locais de trabalho do condutor estão disponíveis: a versão clássica do Lion’s Intercity e o próprio local de trabalho do condutor da MAN totalmente compatível com VDV da nova geração Lion’s City. O foco aqui é particularmente na ergonomia, conforto e segurança, razão pela qual a facilidade de utilização também foi optimizada através da disposição de interruptores e instrumentos.

20º Prémio de Design de Autocarros MAN e NEOPLAN

Os autocarros urbanos das marcas MAN e NEOPLAN são agora conhecidos pelo seu excelente design. Para além do iF Design Award, receberam o Red Dot Design Award, German Design Award, Automotive Brand Contest prize e Busworld Europe Design Label. «Há agora um total de 20 prémios, que demonstram de forma impressionante a quantidade de inovação e trabalho de design excepcional que os nossos autocarros recebem», disse Schönherr. Para além do novo MAN Lion’s Intercity LE, outros autocarros a receberam o iF Design Award, nomeadamente o MAN Lion’s Intercity (2016), o NEOPLAN Tourliner (2017), o MAN Lion’s Coach (2018), o MAN Lion’s City (2019) e o MAN Lion’s City E (2020), totalmente eléctrico.

Bancos dos passageiros MAN Lion’s Intercity LE — Source: MAN Truck & Bus

O prémio tem sido entregue desde 1953 com base em critérios fixos. Estes incluem a aparência externa e a forma do produto, bem como o grau de inovação, ergonomia, funcionalidade e aspectos ambientais. «O prémio é um dos prémios de design mais importantes do mundo. Como equipa de design, estamos muito orgulhosos por termos recebido o prémio, novamente este ano», diz Schönherr.

Comentários