DAIMLER BUSES PREPARADA PARA O FUTURO

DAIMLER BUSES PREPARADA PARA O FUTURO

Giancarlo Terrassan GIANCARLO TERRASSAN

Daimer-Benz Stand, Busworld Europe-Bruxelles 2019 — Foto: Jornal Strada – Giancarlo Terrassan

No stand da Daimler Buses, os visitantes puderam apreciar todos os produtos da Mercedes-Benz, da Setra e OmniPlus.

O minibus Sprinter Travel 75, com capacidade para 21+1 passageiros, era a grande novidade da Mercedes-Benz a ser apresentado pela primeira vez ao público. As três áreas, Turismo, intercity e urbano, as três áreas estavam representadas pelo Tourismo, Intouro e Citaro, respectivamente. O Tourismo, nesta ocasião festejava o seu 25º aniversário, desde a sua primeira aparição e preste a festejar também o exemplar número 30.000, produzido até agora.

Daimer-Benz Stand, Busworld Europe-Bruxelles 2019 — Foto: Jornal Strada – Giancarlo Terrassan

Setra por contra, estava presente com representantes da MultiClass 400, para serviços intercity, da ComfortClass 500, para serviços turísticos, da luxuosa TopClass 500, para serviços de elevada qualidade e não podia faltar o topo da classe da Setra, o fascinante Setra TopClass S 531 DT – o double-decker considerado o melhor no seu segmento.

Daimer-Benz Stand, Busworld Europe-Bruxelles 2019 — Foto: Jornal Strada – Giancarlo Terrassan

Till Oberwörder, Head da Daimler Buses e CEO da EvoBus explicou: «Com as nossas marcas Mercedes-Benz, Setra e Omniplus, apresentamos soluções sustentáveis e inovadoras para o sector dos transportes de passageiros.

Oferecemos aos nossos clientes soluções de autocarros e mobilidade adequadas para todos os fins. No sector de mobilidade eléctrica, em particular, as autoridades da cidade e as empresas de transporte esperam soluções personalizadas para o transporte público local. Com o nosso sistema geral composto por produtos e serviços pós-venda, estamos muito bem posicionados. As encomendas para o eCitaro com números de três dígitos destacam o facto de estarmos no caminho certo. O portfólio das nossas marcas de produtos é complementado por ofertas de serviços inteligentes e em rede, como o Omniplus On, ou um serviço de consultoria de mobilidade eléctrica adaptado às necessidades dos nossos clientes.»

Para a Daimler Buses, a exposição internacional Busworld Europe 2019 foi generosa, dois dos seus autocarros foram premiados, o Setra S 531 DT e o Mercedes-Benz eCitaro.

Daimer-Benz Stand, Busworld Europe-Bruxelles 2019 — Foto: Jornal Strada – Giancarlo Terrassan

Setra S 531 DT

O autocarro de turismo de dois pisos Setra S 531 DT foi contemplado com o “Comfort Label Award 2019”. No interior deste fantástico Setra, os passageiros desfrutam de um ambiente espaçoso, agradável e confortável, com cores claras, muita luz e com um estilo moderno. Degraus a dois cores, recobertos com painéis acrílicos e com iluminação própria, juntamente a um corrimão contínuo, nas escadas que fazem a ligação do piso inferior para o superior, garantem aos passageiros uma deslocação segura entre os dois pisos.

O Setra S 531 DT é um autocarro extremamente flexível, tanto serve como autocarro turístico de luxo, como de excelente autocarro de longo curso.

Aerodinamicamente, com um cd = 0.35, o Setra S 531 DT é considerado o melhor no seu segmento. Esta característica se reflecte, não somente na redução dos consumos, mas também na licenciosidade durante a marcha, proporcionando um agradável conforto para os passageiros.

A suavidade da marcha é garantida pelo potente motor OM 471 de 510 cv (375 kW).

Daimer-Benz Stand, Busworld Europe-Bruxelles 2019 — Foto: Jornal Strada – Giancarlo Terrassan

Mercedes-Benz eCitaro

O autocarro urbano 100% eléctrico, Mercedes-Benz eCitaro, por sua vez arrecadou dois prémios: o “Sustainable Bus Award 2020” na categoria dos autocarros urbanos e o prestigiado prémio “Comfort Label Award 2019”.

O júri, considerou que o Mercedes-Benz eCitaro é actualmente a melhor solução na combinação de sustentabilidade, conforto e segurança.

Numa breve e interessante conversa com Till Oberwörder, tivemos a oportunidade de aprofundar alguns pontos relativamente à mobilidade eléctrica.

Till Oberwörder realçou o facto que, as empresas municipais e de transportes estão cada vez mais consciencializadas, que o futuro passa pela utilização de veículos eléctricos nas zonas urbanas, planeando proporcionar aos seus habitantes um ambiente mais limpo e fomentando o conceito “Zero Emission”. Por isso, muitas cidades, já optaram para veículos 100% eléctricos para o serviço urbano de transporte de passageiros, muitas outras estão aumentando a suas frotas de autocarros urbanos eléctrico e as que ainda não iniciaram este processo, estão convertendo o parque dos seus veículos para a tracção eléctrica. Perante esta panorâmica, surge a pergunta se os produtores de autocarros eléctricos têm a capacidade para responder a esta procura e a resposta foi muito clara, acentuando que a produção em série do Mercedes-Benz eCitaro na fábrica de Mannheim é garantida e está preparada para responder às necessidades do mercado. Frisou ainda, que a Mercedes-Benz já tem em carteira encomendas de eCitaro na ordem dos 3 dígitos.

Continuando a conversa, explicou ainda que o eCitaro está numa fase de desenvolvimento contínuo, para permitir que os operadores possam adquirir o veículo com a configuração mais apropriada para as especificidades das suas linhas. Em 2020 está prevista a introdução do eCitaro G (G de Gelenkwagen), um autocarro articulado com uma capacidade para 145 passageiros.

Daimer-Benz Stand, Busworld Europe-Bruxelles 2019 — Foto: Jornal Strada – Giancarlo Terrassan

A evolução tecnológica no âmbito da mobilidade eléctrica e dos acumuladores de energia está fazendo passos de gigante e as futuras tecnologias das baterias permitirá aumentar a autonomia dos veículos, melhorando substancialmente a capacidade operacional das empresas de transportes.

Como já tinha explicado na conferência de imprensa, a actual geração de baterias, conseguem garantir autonomia até cerca 300 km; as baterias “Solid-State”, que surgirão pela fim de 2020, permitirão alcançar cerca 450 km; no início de 2021, chegará a nova geração de baterias Lithium-Ion, as quais permitirão uma autonomia de cerca 400 km; enfim, em 2022 além das baterias estará também presente um “Range-Extender” baseado na tecnologia a hidrogénio.

Comentários