DAF XF ELEITO INTERNATIONAL TRUCK OF THE YEAR

DAF XF ELEITO INTERNATIONAL TRUCK OF THE YEAR

Este artigo está também disponível em: en de es fr it

Nuno NUNO

DAF XF, XG E XG+ ELEITOS INTERNATIONAL TRUCK OF THE YEAR E O CAMIÃO XF H₂ INNOVATION PREMIADO COM O TRUCK INNOVATION AWARD 2022

Os camiões da nova geração DAF para transporte de longa distância foram nomeados “International Truck of the Year 2022“. «O XF, XG and XG⁺ estabelecem na indústria um novo ponto de referência para a eficiência, a segurança e o conforto do condutor», afirmou o júri após inúmeros testes. O prestigiado prémio foi entregue no salão de camiões e transportes Solutrans em Lyon, França. A DAF foi ainda galardoada com o Truck Innovation Award de 2022 pelo seu XF Innovation com motor de combustão a hidrogénio.  

DAF-XF-XG-XG-Plus International Truck of the Year 2022

Com base nas regras do prémio anual de Camião Internacional do Ano (IToY), este é atribuído ao camião introduzido no ano anterior cujo contributo tenha sido mais significativo para a eficiência do transporte rodoviário. Esta avaliação tem por base vários critérios, incluindo inovação tecnológica, conforto, segurança, manobrabilidade, economia de combustível, pegada ambiental e custo total de propriedade (TCO).

Representantes da DAF recebendo o prémio — Source: DAF

Novidade no setor

«A DAF é o primeiro fabricante de camiões a introduzir uma geração completamente nova de camiões desenvolvida a pensar nos novos regulamentos europeus para massas e dimensões dos camiões“, afirmou Gianenrico Griffini, presidente do júri do “Camião Internacional do Ano”. «O resultado é uma gama de camiões altamente atrativos e muito aerodinâmicos, que garante eficiência, segurança e conforto para o condutor líderes na classe. Os novos XF, XG e XG⁺ proporcionam uma excelente visibilidade direta graças a um para-brisas grande e curvo, a janelas laterais com linhas de cintura baixas e à janela de visão do lancil. Estes recursos, juntamente com o sistema de visão digital que substitui os espelhos retrovisores tradicionais e a nova câmara Corner View, proporcionam uma visão panorâmica, protegendo os utentes da estrada vulneráveis».

Um verdadeiro esforço de equipa

O prestigiado galardão “International Truck of the Year 2022” foi entregue a Harry Wolters, presidente da DAF Trucks, que dedicou o reconhecimento aos mais de 12.000 funcionários da DAF em todo o mundo. «Esta conquista única é um verdadeiro esforço de equipa! A nova geração XF, XG e XG⁺ representa o maior projeto de inovação na história de mais de 90 anos da nossa empresa. É o resultado de escutarmos atentamente os nossos clientes e os seus condutores, dispormos de uma visão clara sobre o futuro das soluções de transporte duradouras e sustentáveis, e irmos sempre mais além para proporcionar as melhores soluções de transporte possíveis.»

«Na verdade, somos o primeiro fabricante de camiões que tira total partido dos novos regulamentos europeus relativos às massas e dimensões dos camiões para proporcionar vantagens únicas aos nossos clientes. É bom ser o primeiro e é ainda melhor ser o único.»

Para concluir a votação do júri, o presidente do júri do IToY, Gianenrico Griffini, comenta: «Com a introdução da nova geração de camiões, a DAF concebeu uma gama de veículos pesados de alta tecnologia que estabelece um novo padrão de referência na indústria. Além disso, é orientada para o futuro, uma vez que também representa uma plataforma completa e muito eficiente em termos energéticos para novas gerações de sistemas de transmissão e transportadores de energia alternativos.»

Protótipo DAF XF Hydrogen honrado com Truck Innovation Award 2022 — Source: DAF

Truck Innovation Award 2022

Um excelente exemplo é o novo XF com tecnologia de motor de combustão interna a hidrogénio que a DAF está a desenvolver e que impressionou o júri do prémio Camião Internacional do Ano durante uma demonstração em outubro. Como resultado, o camião DAF XF H2 Innovation foi galardoado com o Truck Innovation Award de 2022.

«Este prémio em particular remete para a nossa filosofia de necessidade de explorar o conjunto de tecnologias ao longo da caminhada para a descarbonização do transporte e da mobilidade da próxima década», comenta Ron Borsboom, Diretor executivo de desenvolvimento de produtos da DAF. «A tecnologia de hidrogénio pode tornar-se uma opção muito interessante para o futuro, a par das soluções elétricas a bateria por nós disponibilizadas atualmente, e dos camiões híbridos que temos em desenvolvimento.»

«Ser distinguido com o Truck Innovation Award de 2022 demonstra também que ainda existe um futuro promissor para o motor de combustão interna (ICE), cujo horizonte promete novas gerações de combustíveis neutros em carbono. É importante compreender que pôr termo à utilização de combustíveis fósseis não deve, de modo algum, resultar automaticamente numa exclusão dos motores de combustão interna, especialmente no segmento do transporte de longa distância e cargas pesadas.»

Ron Borsboom acrescenta: «A implementação dos motores de combustão interna a H2 significa que, em muitas áreas, pode dar-se uso a estações de combustível de redes de distribuição existentes. E valorizemos mais o facto de que, na Europa, contamos com vasto conhecimento e contributo no fabrico desta tecnologia.»

O júri do prémio Camião Internacional do Ano é composto por 24 editores e jornalistas seniores da imprensa de veículos comerciais, em representação das mais importantes publicações internacionais no setor de camiões e transportes.

Author: DAF

Comentários