DAF LF ELECTRIC PARA DISTRIBUIÇÃO URBANA COM

DAF LF ELECTRIC PARA DISTRIBUIÇÃO URBANA COM "ZERO EMISSÕES"

This article is also available in:

Avatar NUNO

A DAF abre caminho nos grupos motopropulsores elétricos para veículos comerciais. A DAF foi o primeiro fabricante europeu de camiões a comercializar um trator totalmente elétrico: o CF Electric (GCW até 37 t), concebido sobretudo para a distribuição de supermercados e transporte interurbano.

Mais recentemente, a DAF expandiu a sua gama EV com o rígido CF Electric 6×2 com eixo traseiro direcional (GVW até 29 t), ideal para recolha de resíduos com “zero emissões”, por exemplo.

DAF Trucks introduces LF Electric — Source: DAF
DAF Trucks introduces LF Electric — Source: DAF


Os camiões CF Electric já percorreram várias centenas de milhares de quilómetros para clientes de alto perfil, expandindo a experiência da DAF com a tecnologia de transmissão elétrica. O novo LF Electric é o produto mais recente da DAF que inclui um grupo motopropulsor totalmente elétrico.

Itinerários periódicos
O motor elétrico do LF Electric fornece 250 kW de potência nominal (pico de 370 kW) e um binário nominal de 1.200 Nm (pico de 3.700 Nm). A potência provém de baterias de fosfato de ferro de lítio (LFP) com um teor energético bruto de 282 kWh (254 kWh efetivos). Isto proporciona ao LF Electric uma autonomia de 280 km ultrassilenciosos e com “zero emissões”, mais do que o suficiente para as necessidades dos operadores de transporte de distribuição urbana.

Baterias de última geração
A DAF utiliza as chamadas baterias LFP (fosfato de ferro de lítio) em todos os veículos totalmente elétricos. Estas são baterias de última geração, que não contêm cobalto ou magnésio, no interesse da sustentabilidade. Além disso, têm uma embalagem melhor, o que resulta numa maior densidade energética por litro, e a química da bateria garante a mais elevada segurança térmica. As baterias LFP são fornecidas com uma garantia de 6 anos, ilustrando a confiança da DAF em termos de desempenho, fiabilidade e durabilidade.

DAF Trucks introduces LF Electric — Source: DAF
DAF Trucks introduces LF Electric — Source: DAF

Carregamento lento e rápido
Uma característica especial do novo DAF LF Electric é o “sistema de carregamento combinado”. Isto permite que a máquina seja carregada através da rede elétrica normal e é ideal quando o camião regressa à localização central no final do dia.

Através de um carregamento lento (400 V CA, 22 kW, trifásico), as baterias podem ser carregadas de 20% para 80% em 6,5 H. Um carregamento completo (0% a 100%) demora até 12 H. Se estiver disponível equipamento dedicado, o carregamento rápido das baterias (650 V CC, 150 kW) demora apenas 60 minutos a passar de 20% para 80%, ou 2 H até atingir uma carga completa.  

e-PTO disponível
Como opção, o novo DAF LF Electric está disponível com uma e-PTO de 400 V para alimentação de equipamento auxiliar, como uma instalação de arrefecimento elétrico ou um guincho eletro-hidráulico. Tal elimina a necessidade de um gerador separado e resultará num camião de distribuição com “zero emissões”.

DAF Trucks introduces LF Electric — Source: DAF
DAF Trucks introduces LF Electric — Source: DAF

Duas distâncias entre eixos
O LF Electric está inicialmente disponível como um rígido de 19 t, com uma escolha de distâncias entre eixos de 5,3 ou 5,85 metros. O camião tem uma capacidade de chassis e de carga útil de 11,7 t, o que é suficiente para a maioria das aplicações de distribuição em ambientes urbanos.

A herança do ADN do LF
Escusado será dizer que o LF Electric é herdeiro do ADN distinto dos seus irmãos com um motor de combustão. Tal como todos os LF, oferece uma entrada fácil, excelente visibilidade a toda a volta, ótimo conforto para o condutor e o raio de viragem mais apertado na indústria, o que se traduz numa excelente manobrabilidade. É o camião perfeito para todos os condutores na distribuição urbana.

A produção do DAF LF Electric, desenvolvido em estreita colaboração com a Dana Inc, terá início em maio, na Leyland Trucks, no Reino Unido.

Comentários