CONFERÊNCIA GLOBAL MOBILITY CALL  2022

CONFERÊNCIA GLOBAL MOBILITY CALL 2022

Este artigo está também disponível em: es en

Ana Bela Nogueira ANA BELA NOGUEIRA

INSTITUIÇÕES E LÍDERES EMPRESARIAIS PORTUGUESES PARTILHAM A SUA VISÃO NA GLOBAL MOBILITY CALL 2022

Organizada pela IFEMA MADRID e Smobhub com o apoio do Ministério dos Transportes, Mobilidade e Urban Agenda de Espanha, a Conferência GMC terá lugar em Madrid de 14 a 16 de junho e reunirá mais de sete mil profissionais internacionais. O encontro visa promover  investimentos em projectos novos, importantes para o mercado, necessários para a transformação e recuperação económica e social após a pandemia. Durante a sua apresentação em Lisboa, os representantes de empresas portuguesas partilharam experiências e iniciativas para o desenvolvimento de uma agenda de mobilidade sustentável, em linha com os objetivos da Global Mobility Call 2022. A conferência foi apresentada em Lisboa com o objetivo de expandir a sua rede de parcerias com entidades internacionais ligadas ao setor.

A apresentação teve lugar na Residência do Embaixador de Espanha em Portugal, país que tem feito progressos significativos nas iniciativas de mobilidade, em áreas como a digitalização, smart cities, sustentabilidade no meio rural, bem como em ações e eventos que promovem o desenvolvimento sustentável.

Durante a Conferência — Source: IFEMA

Lisboa está a dar grandes passos na digitalização, como mostra a organização de eventos como a Web Summit. Também avança na mobilidade, com projectos como o MOVELETUR, para turismo sustentável e mobilidade eléctrica em espaços naturais, a construção da primeira rede de carregamento eléctrico e o projecto de cidades inteligentes da rede RENER para mobilidade sustentável, integrando 46 cidades com o objetivo de partilha de know-how na procura de soluções inovadoras e de reinvenção dos espaços urbanos, um projecto com forte ligação a Espanha.

O Diretor Geral do IFEMA MADRID, Eduardo López-Puertas, salientou a necessidade de uma liderança conjunta na mobilidade sustentável e convidou o setor empresarial português a participar no Global Mobility Call, o que é uma oportunidade de negócio num ecossistema que vai beneficiar dos fundos NextGenerationEU durante os planos de recuperação que irão acelerar a mobilidade sustentável.

O evento foi aberto por Juan Francisco Montalbán Carrasco, Chefe Adjunto da Missão da Embaixada de Espanha em Portugal, e Eduardo López-Puertas, Diretor Geral da IFEMA MADRID. Após a apresentação, houve uma mesa redonda intitulada “Moblididade sustentável, a grande aceleradora da recuperação verde”, envolvendo líderes e especialistas do setor que compartilharam as suas visões, experiências e projectos em relação ao desenvolvimento da mobilidade sustentável.

Após o lançamento em Madrid, no passado mês de Julho, e os eventos na COP26 em Glasgow, em Paris, em Dezembro, e na Expo 2020 Dubai em Janeiro de 2021 deram origem à a apresentação da Global Mobility Call em Lisboa.

Author: Ana Bela Nogueira (Jornal Strada)

Comentários