CONDUZ MAIS, ABASTECE MENOS

CONDUZ MAIS, ABASTECE MENOS

Este artigo está também disponível em: es en

Nuno NUNO

SCANIA ATINGE O INTERESSE CRESCENTE DO BIOGÁS COM OFERTA AMPLIADA

A Scania é um interveniente importante nos camiões pesados com motores a gás. O atual cenário de expansão das infraestruturas e o aumento da oferta de biometano levou a uma maior procura, especialmente para tratores de longo curso com o tipo de alcance que normalmente só se espera por parte de camiões a gasóleo. Agora a Scania está a acrescentar à sua oferta diversas novas opções de depósitos CBG e LBG que significam melhorias substanciais no potencial da gama. Os camiões que apresentam as novas soluções serão apresentados na feira italiana “Transpotec” em meados de maio.

«A Scania tem sido implacável ao fornecer e informar os clientes sobre o potencial das soluções de biogás», referiu Stefan Dorski, Vice-Presidente Sénior e Responsável da Scania Trucks. «Com estes acrescentos, aumentámos não só a gama, mas também a base de potenciais clientes, uma vez que os camiões de biometano são essenciais para satisfazer a procura a curto e médio prazo de transportes livres de combustíveis fósseis».

Scania R 410 LBG 4×2 Highline — Source: Scania

A infraestrutura de estações de abastecimento de biometano liquefeito e de outros tipos de combustíveis para veículos a gás alcançou definitivamente uma massa crítica, e não só na Europa. Ao acrescentar várias soluções de depósitos à sua oferta existente, a Scania revela o seu forte apoio aos combustíveis renováveis como uma parte importante na orientação da mudança para um sistema de transporte sustentável.

Os veículos a gás estão a tornar-se cada vez mais populares em toda a Europa, mas mercados como o de Itália, França, Alemanha e Europa Central e Oriental estão na linha da frente. Os camiões movidos a gás são também uma importante pedra angular na adesão da Scania aos seus Objetivos de Base Científica, o compromisso da empresa de reduzir as emissões de CO2 dos seus produtos num total de 20% entre 2015 e 2025.

Scania R 410 LBG 4×2 Highline — Source: Scania

«O aumento da potencial capacidade do depósito para diferentes aplicações afasta o que costumava ser o calcanhar de Aquiles aos olhos de alguns potenciais clientes», referiu Dorski. «A nossa oferta alargada, a maior flexibilidade do modelo do chassis e as diversas novas estações de abastecimento de gás significam um futuro brilhante para os clientes que têm o gás em mente. E as suas dúvidas em matéria de alcance podem, agora, ser finalmente tranquilizadas».

As mais recentes adições da Scania ao seu portfólio de soluções de gás:

  • Depósitos de LBG para gamas até 1.400 km (de Södertälje a Calais);
  • Depósitos de CBG para gamas até 750 km (de Södertälje a Lübeck);
  • Depósitos de CBG de 80 litros que podem ser combinados, libertando um dos lados da estrutura;
  • Depósitos de CBG numa prateleira por trás da cabina: proporciona um maior alcance em combinação com depósitos em posições regulares. Alcance até 1.000 km em tratores com distâncias entre eixos ≥ 3.900 mm (de Södertälje a Berlim);
  • Depósitos de LBG que proporcionam espaço adicional e livre na parte frontal dos depósitos, o que é benéfico para as carroçarias e permite soluções especializadas, tais como eixos de apoio Hendrickson em configurações de empurradores A6x2/2 no Reino Unido.
tanque de gás — Source: Scania

Todas estas novas etapas de desempenho serão introduzidas durante 2022. 

«A Scania considera que a transformação para a e-mobilidade ocorrerá gradualmente durante esta década e na década seguinte», afirmou Dorski. «Mas os motores de combustão que funcionam com biometano ou outros combustíveis livres de fósseis contribuirão com a sua quota-parte na redução do ruído, das emissões e do CO2, proporcionando ao mesmo tempo uma ótima economia operacional total e um excelente valor para o cliente».

Em março, a European Commission anunciou a decisão de duplicar o seu objetivo de produção nacional de biometano, determinando o objetivo de 35 mil milhões de m3 até 2030.

Source: Scania

Comentários