COACH OF THE YEAR 2022

COACH OF THE YEAR 2022

Este artigo está também disponível em: de en fr

Nuno NUNO

A MOLDAR A INDÚSTRIA HÁ MAIS DE 50 ANOS, AGORA PREMIADO COMO MELHOR COACH: O NEOPLAN CITYLINER É O “COACH OF THE YEAR”

E o vencedor é …! Jornalistas internacionais de 22 países selecionaram a edição especial NEOPLAN Cityliner Platin como “Coach of the Year 2022”. O júri ficou particularmente impressionado com o conceito geral de desempenho, eficiência de custos, segurança, conforto e, acima de tudo, com o design intemporal.

O NEOPLAN Cityliner N 116 entrou no mercado há 50 anos. Provou ser o precursor do atual segmento de autocarros de alto nível. Para assinalar este aniversário, existe agora uma edição especial “Platin” com um modelo lendário — e agora é também um vencedor de prémios. Isto porque a nova edição NEOPLAN Cityliner Platin recebeu o prestigioso prémio “Coach of the Year 2022”.

Rudi Kuchta (MAN Head of Business Unit Bus), Tom Terjesen (COTY jury president) and Andreas Tostmann (MAN T&B CEO) with the prize — Source: MT&B

O prémio foi entregue a Andreas Tostmann, CEO da MAN Truck & Bus, e Rudi Kuchta, Chefe da Unidade de Negócios de Autocarros da MAN Truck & Bus, pelo presidente do júri Tom Terjesen em Munique. Os 22 jornalistas comerciais europeus ficaram particularmente impressionados com o conceito global do autocarro, que apresenta características de operação económica e um design distinto, além de oferecer um elevado nível de conforto para o condutor e passageiros e sistemas de segurança inovadores. O prémio “Coach of the Year” já existe há três décadas e é considerado como o prémio internacional mais importante no mercado dos autocarros de turismo.

«Estamos gratos e muito orgulhosos por o nosso NEOPLAN Cityliner ter conseguido conquistar o júri de especialistas — principalmente tendo em conta que é o ano de aniversário do autocarro. Este prestigioso prémio é um reconhecimento maravilhoso para toda a equipa MAN, que está incessantemente empenhada e realiza um trabalho notável», diz Andreas Tostmann, antes de acrescentar: «Depois de garantir os títulos de “Coach of the Year 2020” para o MAN Lion’s Coach e “Truck of the Year 2021” para a nossa nova geração de camiões MAN, este novo prémio para o NEOPLAN Cityliner é o terceiro prémio que os veículos da nossa empresa ganharam em três anos consecutivos. Este é um testemunho da nossa fantástica e inovadora gama de produtos e demonstra claramente que estamos num lugar muito bom ao abraçarmos a nossa estratégia NewMAN

Andreas Tostmann — Source: MT&B

O produto global é o mais acertado: O NEOPLAN Cityliner preenche todos os requisitos

No início de Setembro, o júri de peritos convidou quatro fabricantes de autocarros de toda a Europa a participar no “Coach Euro Test” em Bled, Eslovénia. Após uma semana intensiva de testes — incluindo numerosos test drives e longas discussões técnicas — o júri chegou a um veredicto claro de que o NEOPLAN Cityliner deveria ser nomeado o novo “Coach of the Year”. O júri internacional de peritos ficou particularmente impressionado com o pacote global bem equilibrado de eficiência de custos, conforto, design e segurança.

«A edição “Platin” do NEOPLAN Cityliner impressionou-nos com as suas características económicas mas poderosas e dinâmicas de operação do condutor», disse o presidente do júri Tom Terjesen. A potente cadeia cinemática com o seu motor Euro 6 de 6 cilindros de última geração, perfeitamente compatível com a nova transmissão automática ZF Ecolife Coach 2 de 6 velocidades, recebeu uma menção especial. Esta foi concebida para utilização em autocarros interurbanos e autocarros de turismo e é particularmente adequada para percursos exigentes com inclinações íngremes e curvas apertadas. A travagem eficiente e a aceleração potente exigem mudanças frequentes num espaço de tempo muito curto. É precisamente nestas situações que o EcoLife Coach prova o seu valor devido ao seu elevado grau de eficiência. Outra característica impressionante: a capacidade de acelerar de forma suave e eficiente sem interrupção da tração ao mudar de velocidade.

Tom Terjesen — Source: MT&B

Os jornalistas também elogiaram o local de trabalho do motorista de alta qualidade e os inovadores sistemas de segurança e assistência de que o motorista e os passageiros beneficiam. Estes incluem o sistema de amortecimento ativo e eletronicamente ajustável MAN Comfort Drive Suspension (CDS), MAN OptiView e, por conseguinte, o primeiro sisMAN Comfort Drive Suspension (CDS), MAN OptiView e, por conseguinte, o primeiro sistema de substituição de espelhos do mundo para autocarros e o assistente de viragem com função de aviso ativa e deteção de peões — uma forma eficaz de prevenir acidentes causados por ângulos mortos.

«O prémio mostra que o NEOPLAN Cityliner ainda hoje é a escolha certa para qualquer operador de autocarros, depois de ter moldado a indústria como nenhum outro nas últimas cinco décadas», diz Rudi Kuchta, antes de acrescentar: «Os nossos dois vencedores do prémio “Coach of the Year” — o MAN Lion’s Coach em 2020 e agora o NEOPLAN Cityliner — exemplificam a nossa competência na indústria de autocarros. Com as marcas MAN e NEOPLAN, podemos oferecer aos nossos clientes soluções ideais para as suas necessidades operacionais, o que é extremamente importante, especialmente agora, num mercado que continua a ser um desafio devido à pandemia. Ao mesmo tempo, estes autocarros confortáveis, inovadores e multi-premiados proporcionam as melhores condições para que os passageiros se entusiasmem novamente com as viagens de autocarro».

Rudi Kuchta — Source: MT&B

Novo modelo especial “Platin”: um dos autocarros mais seguros e luxuosos dos últimos 50 anos

Com o NEOPLAN Cityliner, condutores e passageiros partem para as suas viagens num verdadeiro segmento sempre verde do autocarro. Foi revelado pela primeira vez na lendária Semana Omnibus no Mónaco, em 1971. Os modelos de aniversário da lendária “edição Platin”, estritamente limitados a 60 veículos e lançados em 1995, atraíram um interesse considerável. A ocasião foi, nessa altura, o 60º aniversário da empresa. Em 2006, a última geração foi lançada com base no ícone de design, o NEOPLAN Starliner, utilizando o inconfundível design de “corte afiado”. Disponível em três comprimentos, o Cityliner rapidamente se estabeleceu como um autocarro popular em toda a Europa, oferecendo uma qualidade única. Em 20 anos de filiação com a MAN, foram construídos quase 3.000 autocarros nos locais de fabrico em Estugarda, Pilsting, Plauen e agora em Ancara, num total de cerca de 8.500 NEOPLAN Cityliner em cinco décadas.

Para assinalar o 50º aniversário deste modelo de sucesso, a edição especial do NEOPLAN Cityliner está agora a fazer nome, cujo modelo a seguir é a “edição Platin” de 1995. À primeira vista, os discretos lados pintados de platina, frente e traseira, bem como os logótipos originais “Platina” e outros elementos cromados, fazem lembrar o seu lendário antecessor. Um efeito extra de “uau” é proporcionado pelos novos e dinâmicos acabamentos das rodas, cuja rotação invulgar identifica o Cityliner como “o carro de corrida entre carruagens” — mesmo quando estacionado. «O design foi certamente um dos muitos pontos que nos deixou claro que o NEOPLAN Cityliner era totalmente merecedor do prémio “Coach of the Year”», diz o presidente do júri Tom Terjesen.

Neoplan Cityliner COTY’22 — Source: MT&B

Mas o autocarro também causou uma grande impressão no interior. Entre outras coisas, o espaçoso interior, os novos bancos da série Exclusivo com encostos de cabeça opcionais e função de carregamento USB ou sem fios para smartphones garantem que os passageiros tenham uma viagem confortável e relaxante. Além do conforto e aparência, a segurança tem também um papel crucial a desempenhar no NEOPLAN Cityliner: numerosos sistemas inovadores de assistência asseguram que os passageiros, condutores e outros utentes da estrada se mantenham tão seguros quanto possível. O conjunto de medidas de proteção Covid-19 também contribui para isso. O facto de o autocarro ter sido equipado com um filtro de ar interior antiviral MAN Original é apenas um exemplo disso. Isto protege ativamente contra a transmissão de vírus, reduzindo significativamente a concentração de aerossóis.

O júri dá especial atenção à praticabilidade

Um júri internacional de peritos tem atribuído os títulos de “Bus of the Year” e “Coach of the Year” a vários tipos de autocarros desde 1989. O foco principal dos jornalistas europeus é a praticidade e o desenho conceptual dos veículos inscritos pelos fabricantes para o teste comparativo. Este novo prémio para o NEOPLAN Cityliner significa que a MAN Truck & Bus levantou orgulhosamente o troféu para as suas marcas de autocarros MAN e NEOPLAN onze vezes — seis vezes para o título de “Coach of the Year” (2022, 2020, 2006, 2004, 2000, 1994) e cinco vezes para o título de “Bus of the Year” (2015, 2005, 1999, 1995, 1990).

Author: MT&B

Comentários