CIDADES INTELIGENTES

CIDADES INTELIGENTES

Este artigo está também disponível em: de en fr es

Nuno NUNO

FORD LIDERA TECNOLOGIA DE CONECTIVIDADE ENTRE VEÍCULOS PARA MELHORAR AS VIAGENS NAS CIDADES INTELIGENTES, ENVIANDO ALERTAS DIRETAMENTE AO CONDUTOR

São muitas as aplicações que permitem aos condutores evitar engarrafamentos de trânsito, estradas encerradas e acidentes. No entanto, as notificações são normalmente enviadas para os telemóveis. Pode também acontecer que essas atualizações não façam distinção entre as informações de trânsito e outras diferentes, bem como não tenham em conta a localização do dispositivo.

A Ford está agora a desenvolver um sistema de mensagens, seguro e eficaz, que envia atualizações diretamente para os veículos. Isto poderia ajudar a criar ecossistemas de tráfego mais fluidos e cidades mais seguras e sustentáveis.

Para o teste realizado em Madrid, a Ford estabeleceu uma parceria com a Câmara Municipal de Alcobendas e com as empresas de tecnologia Indigitall e Rad Mas, de modo a integrar o seu sistema de conectividade Ford’s SYNC3 AppLink  com as aplicações da edilidade de Alcobendas.

Alerta de obras na estrada na cidade de Alcobendas — Source: Ford

Não conduza se estiver distraído. Sempre que possível recorra a sistemas de operação vocal; não manuseie equipamentos enquanto conduz. Algumas funções poderão ficar bloqueadas quando o veículo estiver em circulação. Nem todas as funções são compatíveis com todos os telefones. Alguns comandos podem variar de acordo com o equipamento móvel e software AppLink.

As autoridades municipais poderão assim enviar notificações em tempo real – tais como acidentes, encerramentos de estradas e congestionamentos – especificamente aos condutores da Ford que se encontrem nas imediações. As mensagens têm em consideração a posição geográfica do veículo para garantir que a informação selecionada e relevante é adaptada à sua localização. As informações aparecem no ecrã do veículo para evitar potenciais distrações ao consultar o smartphone.

«Este é um outro exemplo do forte empenho da Ford na conectividade como ferramenta para uma mobilidade mais segura e mais eficiente. Grande parte da infraestrutura inteligente necessária para um mundo verdadeiramente conectado já existe atualmente e os veículos Ford já dispõem da tecnologia necessária para desenvolver cidades que previnam acidentes ou perda de tempo devido a problemas de tráfego», disse Jesús Alonso, Presidente e CEO da Ford Espanha.

Alerta de aproximação residencial e zona escolar na cidade de Alcobendas — Source: Ford

O projeto Ford Mobility é um teste à forma como os veículos conectados serão progressivamente integrados em sistemas virtuais de informação para o condutor, complementando os tradicionais sinais de trânsito e painéis informativos. A conectividade entre veículos e cidades inteligentes ajudará a gerar um maior conhecimento do ambiente, ao mesmo tempo que ajudará a desenvolver cidades mais habitáveis e a um comércio mais sustentável. Os dados, recolhidos anonimamente pela Ford, poderão também ajudar outras cidades a implementar melhorias.

«Este projeto tem três pontos essenciais: do lado da Câmara Municipal, reunimos empresas muito grandes com outras mais pequenas, ou recentes, que também têm projetos fantásticos; por outro lado, Alcobendas assume-se aqui como um grande laboratório urbano; e por fim, há uma colaboração fundamental entre os setores público e privado para o desenvolvimento de uma cidade», afirmou Rafael Sánchez Acera, Presidente da Câmara Municipal de Alcobendas.

Comentários