PROJECTO DE CENTRO DE CARREGAMENTO ELÉCTRICO E PARQUE SOLAR

PROJECTO DE CENTRO DE CARREGAMENTO ELÉCTRICO E PARQUE SOLAR

Este artigo está também disponível em: es en

Nuno NUNO

A SCANIA APOIA O AMBICIOSO PROJETO DA FALKENKLEV LOGISTIK PARA UM CENTRO DE CARREGAMENTO ELÉCTRICO E PARQUE SOLAR

A Scania está a fornecer uma solução de e-mobilidade que inclui cinco camiões elétricos a bateria e equipamento de carregamento de 1,6 MW à empresa sueca Falkenklev Logistik como parte do plano visionário da transportadora para uma estação de carregamento elétrico de 22 veículos num novo depósito da empresa situado em Malmö.

O local, que pode ser potencialmente expandido para carregar até 40 veículos em simultâneo, tornar-se-á a maior estação de carregamento de camiões da Suécia assim que for inaugurada no final deste ano. Resultado de um projeto imaginativo que envolve várias empresas nos ecossistemas dos transportes e das energias renováveis.

O esquema da Falkenklev Logistik é fundamental para o seu objetivo de eletrificar toda a sua frota de veículos. Os cinco camiões elétricos a bateria 4×2 Scania, com carroçarias construídas pela SKAB, serão utilizados pela transportadora nos seus trabalhos de distribuição de mercadorias em Skåne, no sul da Suécia.

O projecto da Falkenklev Logistik — Source: Scania

O posto de carregamento em Malmö será abastecido pelo fabricante finlandês Kempower e distribuído pela Scania. O sistema é construído com base em tecnologia inteligente que pode fornecer energia com base no número de veículos carregados simultaneamente, com uma potência máxima inicial por veículo de 250 kW e o potencial de atualização para 320 kW por veículo no futuro. Foi considerada a possibilidade de tornar o local à prova de futuro para permitir o carregamento das próximas gerações de veículos elétricos a bateria com baterias maiores e de maior alcance.

A Falkenklev também encomendou à empresa de energia solar Soltech Energy Solutions a construção de um parque solar de 1,5 hectares, juntamente com um sistema de armazenamento de energia de baterias de 2 MW, a fim de criar um centro de energia de última geração.

Mas talvez o detalhe mais marcante da iniciativa seja o facto de a Falkenklev ter concordado em tornar públicos os postos de carregamento de outros veículos, para além dos camiões da própria transportadora. O local também poderá apoiar o carregamento em rota de camiões elétricos de longo curso.

O CEO da Falkenklev Logistik, Victor Falkenklev, referiu: «As estações de carregamento e o parque solar são uma ideia que tive durante alguns anos. Com a necessidade de nos tornarmos mais sustentáveis e a forma como os preços do combustível estão a aumentar, para mim era bastante óbvio que tínhamos de fazer alguma coisa, pelo que estamos empenhados em eletrificar a nossa frota. A eletricidade é gerada através de energia solar, o que a torna 100% renovável. É um momento de muito orgulho para nós».

O camião elétrico inovador da Scania — Source: Scania

É uma solução inovadora, sustentável e económica para o bem público, que será financiada em parte pelo fundo climático da agência sueca de proteção ambiental Naturvårdsverket, que suportará metade do custo do projeto de 18 milhões de coroas suecas. A Falkenklev assumirá os custos remanescentes.

«Fornecer a nossa solução de e-mobilidade para este ambicioso projeto é mais uma prova do rápido desenvolvimento da eletrificação na indústria dos transportes pesados», referiu Fredrik Allard, Responsável pela E-mobilidade, Scania.

«Esta iniciativa é um exemplo perfeito de como estão a ser criados novos ecossistemas e modelos de utilizadores para apresentar as soluções elétricas de que precisamos urgentemente para descarbonizar o sistema de transporte, a fim de o tornar sustentável a longo prazo».

E Tomi Ristimäki, CEO da Kempower, acrescenta: «Encaramos os veículos pesados e a logística como uma parte muito importante da eletrificação do transporte e da logística. Estamos extremamente satisfeitos por podermos fornecer a tecnologia de carregamento DC ao maior local público da Suécia para camiões elétricos e estamos ansiosos por continuar a desenvolver soluções de carregamento rápido para camiões elétricos a bateriattery electric trucks».

Source: Scania

Comentários