BAHIA SKYRAIL

BAHIA SKYRAIL

Este artigo está também disponível em: en

Nuno NUNO

CHINA E BRASIL CELEBRAM A SAÍDA DO PRIMEIRO SKYRAIL DA LINHA DE PRODUÇÃO, EM SHENZEN, NA CHINA

A 8 de Abril, a BYD comemorou um novo marco, com o seu veículo BAHIA SKYRAIL que saiu da linha de produção, em Shenzhen, na China. O SkyRail Bahia, localizado na cidade de Salvador, é a primeira linha SkyRail do mundo parcialmente construída acima do mar.

A cerimónia de comemoração foi realizada na sede global da BYD, em Shenzhen. Rui Costa (Governador da Bahia), João Leão (Vice-Governador da Bahia) e Shao Yingjun (Ministra para Assuntos Comerciais da Embaixada da China), participaram na cerimónia online.

SkyRail — Source: Sky Rail Bahia

Satisfeito com o desempenho do novo modelo, o Governador Rui Costa insistiu que o VLT do Subúrbio simboliza uma importante parceria internacional para a modernização dos transportes urbanos. «Depois de colocar a Bahia na segunda em maior extensão do metro no Brasil, damos agora um grande passo na modernização, com este veículo moderno que vai substituir um comboio que não respeitava mais as condições operacionais», comentou Rui Costa.

João Leão, Vice-Governador da Bahia, também reconheceu o papel da BYD no projeto, expressando sincera gratidão à empresa.

Stella Li, Vice-Presidente executiva da BYD Company Limited e Presidente da BYD Motors Inc., disse: «Os veículos são especialmente adaptados para o ambiente geográfico e cultural único de Salvador. O trajecto suave e confortável, o design humanizado e inteligente trará aos passageiros uma experiência de viagem ecológica mais agradável e conveniente. O Brasil adoptou as ofertas de transporte ecológico e de emissões zero da BYD em todos os sectores, incluindo autocarros, camiões, automóveis e o SkyRail 100% elétricos, tornando o país no modelo em transporte ecológico na América Latina. A BYD continuará a trabalhar arduamente com a sua nova tecnologia de energia e ofertas de trânsito ferroviário de alta qualidade para ajudar cidades ao redor do mundo a adoptar transportes de baixas emissões e alcançar o desenvolvimento sustentável!».

Cerimónia online — Source: Sky Rail Bahia

O SkyRail Bahia foi especialmente personalizado para corresponder às regulamentações e necessidades locais, como a primeira linha SkyRail do mundo construída para o mercado internacional. O veículo adopta um design aerodinâmico, que reduz a resistência ao vento enquanto melhora a estética geral. Enquanto isso, portas grandes e sem barreiras permitem que os passageiros entrem e saiam facilmente, independentemente de estarem a caminhar, numa cadeira de rodas ou empurrando um carrinho de bebé. Os veículos apresentam um projecto que fornece excelentes acessibilidades e as grandes janelas em ambos os lados oferecem vistas amplas para uma experiência de trânsito agradável, enquanto o sistema de suspensão a ar garante que o veículo funcione silenciosamente e sem problemas.

SkyRail — Source: Sky Rail Bahia

Além disso, o SkyRail é equipado com um sistema de operação totalmente automático com tecnologia de controlo de última geração e um sistema de atendimento ao cliente inteligente, com alto grau de automação. Permite um controlo mais preciso das operações, resultando em maior fiabilidade, segurança, eficiência operacional e pontualidade. Enquanto isso, o intercomunicador de emergência e outros sistemas a bordo atendem os passageiros em tempo real, garantindo uma experiência de bordo segura e conveniente. Os veículos também podem ser agrupados de forma flexível de acordo com as necessidades reais de capacidade.

A Linha SkyRail Bahia tem 25 estações, cobrindo uma extensão total de 23,3 km e será conectada ao metro existente na Bahia, para formar uma ampla rede de transportes públicos.

Devido a vários factores, como topografia local, estrutura da comunidade, custos de demolição e volume de passageiros, o Bahia SkyRail foi adaptado para fazer face a diversos padrões técnicos extremamente rigorosos.

SkyRail — Source: Sky Rail Bahia

O SkyRail é um sistema de mono carril desenvolvido por uma equipa de mil pessoas, após cinco anos de pesquisa e desenvolvimento no valor de 5 biliões de RMB, que visa resolver o congestionamento de tráfego nas cidades. Com um raio de viragem mínimo de 45 metros e capaz de escalar inclinações de 10%, o SkyRail está bem adaptado ao terreno difícil de Salvador. Além do mais, a tecnologia de condução autónoma avançada, juntamente com uma aparência atraente e futurista, permite que o SkyRail se encaixe perfeitamente em ambientes urbanos modernos.

As tecnologias exclusivas do SkyRail superaram muitas das dificuldades de construção e operação na Bahia. Por exemplo, os trilhos elevados não ocupam a superfície das ruas, o que significa que o espaço abaixo deles pode ser usado para peões e a sua posição elevada os mantém livres de inundações, o que tem sido um problema para a rede ferroviária existente na cidade.

Graças ao sistema de monitorização de linha integrado e ao sistema de operações inteligentes, o SkyRail pode identificar imediatamente riscos, resolver problemas e reduzir cargas de trabalho manuais. Além de oferecer um transporte público confortável, emissões zero e eficiente para os residentes, a expectativa é que o SkyRail também ajude a atrair novos negócios e visitantes para a área, auxiliando os esforços do governo para impulsionar o turismo local.

Executivos da BYD — Source: Sky Rail Bahia

O SkyRail já criou um burburinho entre os cidadãos locais. Já a 13 de fevereiro de 2019, no dia da assinatura do contrato, um grande número de cidadãos ergueu uma faixa no portão do governo da Bahia, onde se lia «Muito bem-vindo VLT! Obrigado, governador!» E gritava: «vamos torná-lo realidade juntos». Tyler Li, Presidente da BYD Brasil, também disse que quando a equipa do projecto SkyRail foi ao local para inspeccionar o andamento do projecto depois de meio ano, o público reconheceu-os e cumprimentou-os cordialmente.

Comentários