AUTOCARRO DO SANGUE

AUTOCARRO DO SANGUE

Este artigo está também disponível em: fr en es

Nuno NUNO

O SETOR DA SAÚDE VOLTA A CONFIAR NA IRIZAR

A região de Syddanmark, na Dinamarca, adquiriu um veículo Irizar i8 integral de 14 m, concebido exclusivamente para a recolha de sangue nos diferentes municípios dinamarqueses.

A flexibilidade e a grande capacidade de personalização e de adaptação às necessidades dos nossos clientes permitem-nos criar o autocarro Blodbussen, que permanecerá estacionado no hospital público de Odense durante a noite e visitará durante o dia diferentes localidades do sul da Dinamarca, para impulsionar e facilitar a doação de sangue nesta região. 

O Irizar i8 como um autocarro de sangue — Source: Irizar

O veículo está dividido em diferentes zonas, que incluem uma zona de espera e de entrevistas com o médico, a zona de doação e uma zona de cozinha e área privada para o pessoal sanitário. A parte traseira do veículo dispõe de quatro bancos para o pessoal sanitário, além de um elevador para facilitar o acesso do material ao veículo. Foram instalados bancos de alta qualidade para comodidade e conforto dos dadores, com a opção de ajuste elétrico da posição, bem como todo o tipo de equipamento necessário para a recolha de sangue. Adicionalmente, o veículo está equipado com quatro patas hidráulicas para equilibrar o autocarro, assegurando assim as melhores condições de trabalho para a equipa de profissionais da saúde.

Durante a sua utilização diária, o autocarro estará conectado à rede elétrica hospitalar ou à rede municipal, mas, para maior segurança, o veículo está equipado com um gerador que se utilizará em caso de falha ou de falta de ligação, para que o pessoal sanitário possa continuar a trabalhar com normalidade. 

O Irizar i8 como um autocarro de sangue — Source: Irizar

O veículo ajusta-se perfeitamente às necessidades de cada momento, oferecendo três modos de trabalho:

  • – Modo doação: o veículo está ligado à rede elétrica, com todos os sistemas disponíveis. Perante qualquer problema o gerador entra em funcionamento;
  • – Modo condução: o veículo utiliza o seu sistema standard habitual;
  • – Modo noturno: o veículo está ligado à rede elétrica, mas com funções reduzidas.

Com a entrega deste Irizar i8, a Dinamarca soma-se assim à procura deste tipo de veículos para o setor da saúde. Na Suécia, por exemplo, já se encontram em operação dois veículos ambulância, equipados com todo o tipo de infraestruturas médicas para o transporte de doentes para os hospitais.

Source: Irizar

Comentários