ALARME DE COMBUSTÍVEL

ALARME DE COMBUSTÍVEL

Nuno NUNO

ALARME DE COMBUSTÍVEL SCANIA DETECTOR DE LADRÕES

Com demasiada frequência, um condutor frustrado encontra a tampa do depósito de combustível partida e o depósito vazio. Foi por isso que a Scania introduziu o Alarme Anti-Roubo de Combustível, que tem instalado um sensor que monitoriza o nível de combustível, inicialmente para os depósitos simples, mas muito em breve também para os depósitos duplos, mais comuns nos camiões.

«Embora a perda de combustível já ser suficientemente grave, talvez seja ainda pior o camião não poder efetuar as entregas diárias programadas, conforme planeado, e estar sujeito a multas», refere o Gestor de Produto Eric Ljunggren, da Scania.

O alarme de combustível monitoriza por um período até 65 horas

Se o nível de combustível baixar significativamente, o alarme é acionado e emite um som agudo, que comunica com o sistema normal de alarme anti-roubo. Quando ativado, o sistema de alarme monitoriza o nível de combustível por um período até 65 horas, desde que o interruptor principal da bateria do camião seja ativado. O cliente receberá também um e-mail, uma mensagem de texto e uma notificação de aviso no seu Portal de Gestão de Frotas Scania, caso tenha o Pacote de Controlo.

alarme de combustível detector de ladrões - Photo: Scania
alarme de combustível detector de ladrões – Photo: Scania

Um proprietário francês de uma frota diz que o combustível roubado e as despesas acessórias anuais representam uma perda de 12.000 euros. Apesar de o parque de camiões ser vedado e de estar equipado com um circuito de videovigilância (CCTV), os ladrões continuam a atormentá-lo.

«Todos os anos há uma quantia significativa em dinheiro que se escapa como fumo, mas, além disso, os ladrões continuam a assaltar e furar os depósitos de combustível», afirma. «Isso exige reparações e o camião tem de ficar imobilizado. Como tudo isto é muitíssimo irritante, agora decidimos nunca reabastecer às sextas-feiras, para deixarmos os depósitos vazios quando estacionamos ao  fim-de-semana».

Dissuadir os presumíveis ladrões

Talvez a maior vantagem do Alarme Anti-Roubo de Combustível esteja em dissuadir os presumíveis ladrões. Um autocolante colocado no depósito avisa os ladrões de que o combustível está protegido. Porém, mesmo que o combustível do depósito seja poupado, as tentativas de roubo podem sempre causar dano, já que uma tampa partida pode necessitar de uma reparação demorada e dispendiosa.

«O proprietário e o motorista do camião serão alertados se o veículo estiver a ser manipulado. Assim, as consequências do roubo de combustível podem ser evitadas ou, pelo menos, mitigadas», afirma Ljunggren.

Comentários