AIWAYS CHEGA A PORTUGAL

AIWAYS CHEGA A PORTUGAL

NUNO

COM FORTE PLANO DE EXPANSÃO NO MERCADO EUROPEU, O PRIMEIRO SUV ESTÁ DISPONÍVEL PARA VENDA A PARTIR DE JUNHO EM PORTUGAL

A Aiways, marca de mobilidade pessoal com sede em Xangai, acaba de iniciar a sua atividade no mercado nacional. Representada em Portugal pelo grupo Astara, a marca assinala o arranque das suas operações com a comercialização do U5, um SUV 100% elétrico, disponível para venda já a partir do próximo mês de junho.

Primeira start-up de automóveis elétricos chinesa a entrar na Europa, a Aiways prossegue deste modo o seu ambicioso plano de expansão neste continente, onde já está presente noutros nove mercados – Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Itália, Holanda, Suécia e Suíça.

O Administrador da Astara em Portugal, Francisco Geraldes, assinala que «a chegada de uma marca jovem e inovadora como a Aiways, encaixa na perfeição na nossa estratégia de fornecimento de soluções de mobilidade sustentável. Estamos totalmente comprometidos com o forte plano de expansão da marca e acreditamos que a gama de modelos 100% elétricos, a começar já pelo U5, dispõe de todos os argumentos para se tornar um caso de sucesso no mercado nacional. Os excelentes indicadores do primeiro ano de atividade em diversos países europeus, onde superou concorrentes desde há muito estabelecidos, vêm reforçar as nossas expectativas».

A comercialização dos modelos da Aiways em Portugal vai assentar num sistema híbrido de vendas, através da plataforma online da marca ou da rede física de agentes, solução que lhe permite atingir rapidamente uma base de clientes muito ampla e aumentar a sua notoriedade. Em termos de rede física, a marca está nesta fase inicial já representada pela Univex, em Lisboa, e pela CAM, no Porto, prevendo-se para muito breve o alargamento a outros agentes dispersos pelo território nacional.

AIWAYS U5 — Source: AIWAYS

A assistência após-venda da Aiways será assegurada pela Astara e respetiva rede, recorrendo, caso necessário, a um sistema de apoio rápido de âmbito internacional, que assegura entregas de peças em até três dias em qualquer mercado europeu. Tal é possível devido ao investimento que a marca realizou num armazém de 12 mil m2 que comporta mais de 600 referências de peças de substituição, localizado nos arredores de Amesterdão e inaugurado em novembro de 2020.

Em linha com o forte investimento que a marca tem vindo a realizar à escala global, centrado no lançamento em novos mercados, no desenvolvimento de produto e na mobilidade sustentável focada na experiência do utilizador e nas capacidades digitais da marca, a Aiways prevê introduzir um novo modelo a cada ano civil, a começar com o U6 SUV-Coupé já em 2022.

O objetivo é atingir um volume de vendas de cinco dígitos na Europa durante o seu segundo ano de atividade neste continente. Com o aumento da procura e da notoriedade da marca, irá também crescer a possibilidade de parcerias com as empresas de leasing e frotas que pretendam disponibilizar escolhas de mobilidade isenta de emissões. 

U5: tecnologia, espaço e conforto

O U5 é o primeiro modelo da Aiways e inicia comercialização em Portugal com o nível de equipamento mais completo, designado Prime, que o coloca alinhado com o topo da oferta no mercado dos EV em termos de segurança, conforto e tecnologia a bordo.

Com um habitáculo e espaço de carga pensados para as viagens em família, o Aiways U5 apresenta altos níveis de conectividade e inteligência artificial, nunca antes disponibilizados num automóvel desta classe, sendo também essa uma das características diferenciadoras com que chega ao cada vez mais competitivo mercado dos EV na Europa.

O sistema exclusivo de propulsão elétrica faz uso da mais avançada tecnologia existente na indústria automóvel. Com uma autonomia de 400 km (circuito urbano – WLTP), assegurada pela bateria de 63 kWh — compatível com sistemas de carregamento rápido com corrente contínua (DC) — o Aiways U5 oferece uma das mais eficientes relações preço/autonomia de todo o mercado europeu dos SUV elétricos.

AIWAYS U5 — Source: AIWAYS

Na modalidade de carregamento rápido, esta bateria pode passar dos 20% aos 80% de carga em apenas 35 minutos, usando um carregador de DC (90kW). Os carregamentos dos 0% aos 100% levam menos de 10 horas com um carregador de AC (6,6 kW, Tipo 2), possibilitando assim o reabastecimento doméstico durante a noite.

O motor elétrico debita 150 kW (204cv) e 310 Nm de binário, proporcionando a este SUV isento de emissões um patamar de performance que se cifra, por exemplo, na aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 7,8 segundos.

O Aiways U5 é disponibilizado com uma garantia geral de fábrica de 5 anos ou 150.000 km e de 8 anos ou 150.000 km para as baterias.

U6ion — Concept-car

O protótipo U6ion é já uma representação muito próxima do segundo modelo elétrico da Aiways, o U6, cuja versão de produção começará a sair em breve das modernas linhas de montagem da marca em Shangrao, China.

Com um formato SUV-Coupé, este modelo vai procurar atrair compradores mais jovens para o mercado dos SUV de zero emissões, conjugando atributos como um estilo inovador, habitáculo com tecnologia avançada e preço competitivo. Concebido de raíz para ser um coupé de carroçaria ampla, o U6ion apresenta linhas desportivas e musculadas, com uma linha de tejadilho ao estilo fastback e teto de vidro.

O desempenho aerodinâmico foi uma das principais preocupações da equipa de design da Aiways, incorporando diversos elementos que contribuem para diminuir a resistência ao ar, tais como o desenho do guarda-lamas e das cavas das rodas, o spoiler curvo na traseira ou as próprias jantes de 21 polegadas com design exclusivo.

Em linha com o estilo desportivo do exterior, o habitáculo oferece um ambiente sofisticado e tecnológico, inspirado na tendência lightweight linguagem estilística que evoca a simplicidade e o minimalismo de linhas e os novos materiais.

AIWAYS U6 ION — Source: AIWAYS

Destaque para o volante desportivo multifunções em forma de U com fundo plano, atrás do qual pontifica um painel de instrumentos “flutuante”, de 7 polegadas que fornece todas as informações necessárias para a condução e para o controlo dos sistemas de bordo. O “grip shift”, localizado onde normalmente se encontram os tradicionais comandos da caixa de velocidades, é um seletor muito característico, inspirado nas manetes de acelerador dos grandes iates.

O controlo das definições do veículo e do sistema multimédia é acessível através de um ecrã tátil “suspenso” de 14,6”, montado em posição central no tablier. Sobre o tablier encontra-se também um pequeno robot, um interface homem-máquina dotado de um avançado sistema de reconhecimento de voz, que consegue falar com os ocupantes e ouvi-los, podendo assim ser usado para comandar numerosas funções do veículo e do sistema de infotainment. Complementa ainda este conjunto um painel tátil capacitivo, próximo do “grip shift”, para acesso mais direto a vários comandos.

O interior revela ainda outras soluções criativas de design, personalização e arrumação de objetos, de que são exemplo os painéis das portas com luz indireta personalizável e cápsulas com guarda-chuvas, ou mesmo os compartimentos específicos entre os bancos traseiros para guardar drones e controlos remotos, garantindo que os ocupantes do U6ion nunca perderão a oportunidade de conseguir a fotografia perfeita. Na bagageira, encontra-se um compartimento escondido que facilita o transporte e a rápida montagem de uma scooter elétrica.

Author: AIWAYS

Comentários