A NOVA APOSTA DA CARRIS

A NOVA APOSTA DA CARRIS

Nuno NUNO

103 AUTOCARROS MAN SÃO A NOVA APOSTA DA CARRIS

A CARRIS, a maior empresa nacional de transportes de passageiros, tem como missão a mobilidade urbana de pessoas na capital portuguesa, Lisboa. Numa frota de centenas de veículos e com os olhos postos num futuro sustentável, a CARRIS abriu 2 novos concursos públicos internacionais para a modernização da sua frota com autocarros eficientes, exigindo aos seus fornecedores o cumprimento das mais recentes normas ambientais Europeias.

Novo mini bus para a Carris — Source: MT&B

33 mini bus

A MAN TGE 6.180 City LE é um projeto pioneiro na Europa, contou com a colaboração de 3 entidades, CARRIS, MAN Truck & Bus Portugal e Irmãos Mota, envolvidas desde o início na construção deste mini bus, saindo de um simples desenho em papel e com enorme orgulho, já circulam com grande aceitação nas ruas lisboetas.

Com um comprimento e largura reduzidas, este mini bus é ideal para servir a população das cidades com centros históricos onde a necessidade de transporte e a falta de manobrabilidade nas ruas estreitas foi um fator chave para o desenvolvimento deste projeto.

Novo mini bus para a Carris — Source: MT&B

Cada mini bus tem uma lotação até 18 lugares, incluindo 13 sentados, dos quais 3 estão especialmente resguardados para PMR — Passageiros com Mobilidade Reduzida. O Layout definido e concebido neste mini bus adapta-se perfeitamente às necessidades básicas de acesso dos passageiros, dado que foi concebido com piso rebaixado entre eixos (Low Entry), porta dupla basculante para o exterior que permite um fluxo constante de passageiros, mas também uma rampa elétrica telescópica, controlada pelo motorista, que permite um acesso fácil, seguro e rápido a todas as pessoas, com especial enfoque nas pessoas com necessidades especiais e de mobilidade reduzida, bem como carrinhos de bebé.

Estes mini bus estão igualmente equipados com diversos sistemas de comunicação e controlo, nomeadamente, sistema de informação interior ao público, em LCD, com informações em tempo real e de próxima paragem a cores, com comunicação sonora simultânea, sistema de videovigilância, bancos almofadados, grandes janelas panorâmicas, balaústres ergonomicamente desenhados, conseguindo assim garantir uma viagem confortável e segura, mesmo a quem viaja de pé.

Novo mini bus para a Carris — Source: MT&B

O posto do motorista está equipado de forma a permitir ao motorista a capacidade de controlo total do interior do veículo através do seu posto com recurso a câmara de vídeo.

Desta forma, este veículo oferece o conforto e a segurança ideais para o transporte urbano, tanto dos passageiros como dos tripulantes e por essa razão é nossa convicção que se trata de um verdadeiro convite a sentar e relaxar.

Novo mini bus para a Carris — Source: MT&B

70 autocarros a CNG

Para uma oferta eficaz de serviços, a Carris é orientada por princípios de qualidade, sem comprometer a sustentabilidade.

Novo autocarro para a Carris — Source: MT&B

Com este objectivo, reforçou a sua frota com a aquisição de mais 70 autocarros a gás natural, com carroçarias 100% portuguesas. Estas unidades são baseadas no chassis MAN A69 19.310 LE e na carroçaria I. Mota.

Com um objectivo claro na descarbonização das grandes cidades, o investimento em veículos amigos do ambiente torna-se cada vez mais importante e os autocarros movidos a CNG enquadram-se neste objectivo, garantindo não só a redução de partículas nocivas para a nossa saúde, mas também uma autonomia mais do que suficiente para o funcionamento diário.

Novo autocarro para a Carris — Source: MT&B

Com 37 lugares sentados, 44 lugares em pé, 1 lugar para cadeiras de rodas e 2 lugares rebatíveis, o novo design destaca-se com grandes janelas, bancos ergonómicos acolchoados, sistema de vídeo vigilância, LCD interior com informação em tempo real, e porque é Low Entry, permite o fácil acesso ao interior do veículo auxiliado por uma rampa eléctrica, controlada pelo condutor, que, por sua vez, está protegido por uma cabine de segurança anti-vandalismo, proporcionando segurança e conforto a todos os utilizadores.

A fiabilidade e eficiência da MAN geram parcerias de sucesso!

Author: MAN Truck & Bus

Comentários