A NISSAN ESTABELECE OBJETIVO DE NEUTRALIDADE CARBÓNICA EM 2050

A NISSAN ESTABELECE OBJETIVO DE NEUTRALIDADE CARBÓNICA EM 2050

Avatar NUNO

A NISSAN QUER ALCANÇAR A NEUTRALIDADE CARBÓNICA EM TODO O GRUPO EM 2050

A Nissan Motor Co., Ltd. estabeleceu o objetivo de alcançar a neutralidade carbónica em todas as operações da empresa e durante todo o ciclo de vida dos seus produtos até 2050. Como parte deste esforço, nos inícios da década de 2030, cada novo automóvel da Nissan disponibilizado nos principais mercados mundiais será eletrificado.

A Nissan irá prosseguir com mais inovações na tecnologia de eletrificação e de produção para alcançar progressos que concretizem o objetivo da neutralidade carbónica da empresa nas seguintes áreas estratégicas:

  • Inovações nas baterias, incluindo tecnologias de estado sólido e conexas, a fim de desenvolver automóveis elétricos com custos competitivos e mais eficientes;
  • Continuar o desenvolvimento dos grupos motopropulsores eletrificados Nissan e-POWER para alcançar maior eficiência energética;
  • Desenvolvimento de um ecossistema de baterias para edifícios para apoiar a geração descentralizada de energia no local com fontes de energias renováveis. A Nissan antecipa uma maior colaboração com o setor da energia para apoiar a descarbonização das redes elétricas;
  • Inovações no processo de produção para apoiar uma maior produtividade na montagem de automóveis, começando com a iniciativa Fábrica Inteligente da Nissan. A empresa também irá envidar esforços para uma maior eficiência na energia e nos materiais, a fim de apoiar as ambições a longo prazo de neutralidade carbónica.

«Estamos determinados a ajudar a criar uma sociedade neutra em carbono e a acelerar o esforço global contra as alterações climáticas», afirmou o CEO da Nissan, Makoto Uchida. «A nossa oferta de automóveis eletrificados irá continuar a aumentar em todo o mundo, e isto será um importante contributo para a Nissan se tornar neutra em carbono. Continuaremos a incitar a inovação que melhora a vida das pessoas à medida que procuramos um futuro sustentável para todos».

Metas da Neutralidade em Carbono — Source: Nissan
Metas da Neutralidade em Carbono — Source: Nissan

O objetivo da Nissan tem por base os seus programas de há décadas que visam reduzir as emissões e disponibilizar tecnologias de automóveis elétrificados que beneficiam o ambiente e a sociedade. Os esforços da empresa, que visam a eletrificação e a redução de emissões, apoiam os objetivos do Acordo de Paris das Nações Unidas relativos às alterações climáticas e ao progresso global rumo à neutralidade carbónica até 2050.

A ambição da Nissan também se expande com base nas iniciativas anteriores ao abrigo do Programa Ecológico da Nissan (Nissan Green Program) e no trabalho contínuo da empresa para minimizar a pegada carbónica dos seus produtos e operações. A Nissan apresentou há uma década o primeiro automóvel elétrico de comercialização em massa do mundo, o Nissan LEAF, e vendeu até à data mais de 500.000 unidades deste automóvel de emissões zero. A Nissan também continua a trabalhar em cooperação com a indústria e com as autoridades para o desenvolvimento de infraestruturas e para aumentar a consciência do público acerca dos benefícios dos automóveis elétricos.

Sendo que 100% das ofertas de automóveis novos consistirá em automóveis eletrificados nos principais mercados do Japão, China, E.U.A. e Europa até ao início da década de 2030, a Nissan também se posiciona entre os líderes que incitam à adoção da tecnologia de automóveis elétricos.

A Nissan acredita que a indústria automóvel pode ser uma força impulsionadora para encontrar respostas para as necessidades globais, tanto ambientais como climáticas, através de um compromisso em relação à inovação e à redução do impacto da sua atividade, colaborando com as autoridades e parceiros em todo o mundo. Em paralelo com a expansão das energias renováveis e das infraestruturas de carregamento, a eletrificação de automóveis e as operações sustentáveis podem ajudar a acelerar a chegada de um futuro neutro em carbono.

Ciclo de vida do automóvel — Source: Nissan
Ciclo de vida do automóvel — Source: Nissan

O Programa Ecológico da Nissan em síntese

Para concretizar a sua filosofia ambiental “uma Simbiose de Pessoas, automóveis e Natureza”, a Nissan promoveu uma série de planos de ação ambiental a médio prazo denominados coletivamente como Programa Ecológico da Nissan. Ao abrigo do Programa Ecológico da Nissan 2022, anunciado em novembro de 2017, a empresa está focada em quatro prioridades:

  • Alterações climáticas: promover a descarbonização da sociedade através da eletrificação, da inteligência dos automóveis e da produção inovadora;
  • Dependência de recursos: criar um sistema que utilize recursos de forma eficiente e sustentável, e promover serviços para uma utilização mais eficaz dos automóveis;
  • Qualidade do ar: garantir emissões mais limpas e criar um ambiente confortável no interior do habitáculo para proteger a saúde das pessoas e reduzir o impacto no ecossistema;
  • Escassez de água: reduzir o consumo de água e gerir a qualidade da água na produção.

Comentários