7900 ELECTRIC ARTICULATED

7900 ELECTRIC ARTICULATED

Giancarlo Terrassan GIANCARLO TERRASSAN

Volvo Buses Stand, Busworld Europe-Bruxelles 2019 — Foto: Jornal Strada – Giancarlo Terrassan

Um novo autocarro articulado eléctrico que pode transportar até 150 passageiros e uma nova versão de 15 m do autocarro de longa distância Volvo 9700, foram as novidades apresentadas pela Volvo Buses. O ponto alto, foi todavia, a premiação do seu autocarro de turismo da série 9900.

Volvo Buses Stand, Busworld Europe-Bruxelles 2019 — Foto: Jornal Strada – Giancarlo Terrassan

«Com o Volvo 7900 Electric Articulated, estamos a criar novas oportunidades para cidades que desejam desenvolver transporte público sustentável usando autocarros com eficiência energética, silenciosos e sem emissão de gases de escape. Ao mesmo tempo, estamos a expandir a nossa nova linha de autocarros de longa distância com variantes adicionais, oferecendo aos clientes as condições certas para uma produtividade ainda maior. A nossa gama combinada de produtos e serviços nunca foi tão forte e estamos mais bem equipados do que nunca para trabalhar com os nossos clientes para dar um passo no futuro e desenvolver os seus negócios», referiu Håkan Agnevall, Presidente da Volvo Buses.

Volvo Buses Stand, Busworld Europe-Bruxelles 2019 — Foto: Jornal Strada – Giancarlo Terrassan

Volvo 7900 EA

Dez anos atrás a Volvo Buses lançava o seu primeiro autocarro urbano eléctrico, hoje consegue oferecer uns dos mais modernos autocarros urbanos híbridos e eléctricos. Na Busworld Europe 2019, a Volvo Buses revelou o seu novo autocarro articulado eléctrico: o Volvo 7900 Electric Articulated. Este veículo tem uma capacidade para 150 passageiros e comparativamente, necessita 80% menos energia de que um igual autocarro propulsionado a diesel. O Volvo 7900 Electric Articulated está disponível com dois comprimentos: 18 m e 18,7 m e pode ser equipado com diferentes packs de baterias Lithium-Ion com uma capacidade de carga de até 396 kWh, dependendo das necessidades do cliente. Pode recarregar as baterias ao longo do circuito em estações de recarga rápida (OppCharge) com pantógrafo ou no depósito (Combo2/CCS). O Volvo 7900 Electric Articulated é equipado com dois motores eléctricos com uma potência máxima de 200 kW cada, com caixa de duas velocidades e pode efectuar um arranque numa subida com 20 graus de inclinação, com 150 pessoas a bordo, sem nenhuma dificuldade.

Volvo Buses Stand, Busworld Europe-Bruxelles 2019 — Foto: Jornal Strada – Giancarlo Terrassan

Volvo 9900

Após o prestigiado prémio para o design “Red Dot Award”, o “Sustainable Bus & Coach of the Year” em Espanha, o autocarro de turismo da série 9900, voltou a receber prémios na Busworld Europe 2019. Desta vez, acumulou dois numa única vez. Um foi o “Grand Award Coach 2019” e o outro o “Safety Label Award 2019”.

O “Grand Award Coach 2019” foi entregue pelas características relacionadas com a condução, pelo design interior e exterior e pela simplicidade que oferece nas operações de manutenção.

O “Safety Label Award 2019”, por sua vez, foi entregue por ter acumulado a melhor pontuação relativamente à segurança, comparativamente os outros concorrentes. Os pontos fortes foram: a acessibilidade ao sistema anti-incêndio automático; o sistema de protecção frontal em caso de embate, que protege o motorista; o Zone Management System, que proporciona informações sobre o veículo e permite ao operador controlar a velocidade através do computador; o sistema de iluminação nas portas, durante a fase de entrada e da saída dos passageiros.

«O Volvo 9900 é um dos mais premiados autocarros de turismo. As suas características são muito apreciadas pelos operadores e pelos motoristas, mas também pelos passageiros. Os números resultantes das vendas são o comprovativo desta aceitação», frisou Håkan Agnevall.

Volvo Buses Stand, Busworld Europe-Bruxelles 2019 — Foto: Jornal Strada – Giancarlo Terrassan

Volvo 9700

No âmbito dos autocarros de turismo, para cumprir as exigência do mercado, a Volvo Buses introduziu uma nova variante de 15 m do Volvo 9700. Com esta variante, o Volvo 9700 está agora disponível nos comprimentos de 12 m, 13 m, 14 m e 15 m, num total de 9 diferentes versões. Além de permitir transportar mais passageiros, oferece possibilidades adicionais para personalizar o espaço disponível.

Comentários