30 IE TRAM PARA VALLADOLID

30 IE TRAM PARA VALLADOLID

Este artigo está também disponível em: es en fr

Nuno NUNO

A CIDADE DE VALLADOLID COMPRA 30 IE TRAM À IRIZAR E-MOBILITY

O operador de transporte público AUVASA (Autobuses Urbanos de Valladolid) assinou um acordo-quadro com Irizar e-mobility que contempla 30 Irizar ie tram zero emissões e as correspondentes infraestruturas de carregamento. A entrega destas unidades terá lugar ao longo de dois anos, estando prevista para finais de 2022 a entrega das primeiras 11 unidades. Trata-se dos primeiros autocarros articulados zero emissões de 18 metros de comprimento, que se integrarão nas linhas onde circulam atualmente este tipo de veículos.

Irizar e-mobility recebeu esta segunda-feira a visita de Óscar Puente, Alcaide do Ayuntamiento de Valladolid; Luis Ángel Vélez, Conselheiro de Mobilidade e Espaço Urbano do Ayuntamiento de Valladolid; e Álvaro Fernández, Gerente de AUVASA. Durante a visita, os membros do Ayuntamiento de Valladolid, AUVASA e Irizar e-mobility reveram os últimos detalhes e especificações dos veículos, antes do início da produção das primeiras unidades e visitaram as instalações e a linha de produção.

O primeiro Irizar ie tram to Valladolid — Source: Irizar e-mobility

«Estamos muito orgulhosos pela confiança que a AUVASA e a cidade de Valladolid depositaram em nós para iniciar a transformação elétrica da sua frota. A opção escolhida foi o Irizar ie tram, um autocarro que se destaca pelo seu desenho moderno e inovador, proporcionando à cidade um atraente elemento diferenciador, maximizando ao mesmo tempo a comodidade, a acessibilidade e a segurança do condutor e dos passageiros. As baixas emissões de CO2 e de ruído, aliadas à boa experiência de viagem que oferece aos passageiros fazem do Irizar ie tram um autocarro especialmente adequado para a sua utilização nos centros urbanos», acrescentou Txema Otero, Diretor Comercial para Espanha e Portugal da Irizar e-mobility.

Os veículos que fornecerá Irizar e-mobility serão alimentados por baterias de última geração, com uma capacidade de 630 kWh de energia embarcada e um duplo sistema de carregamento de pantógrafo invertido e carregamento por tomada inteligente na garagem, fabricado pela Jema Energy, empresa do Grupo Irizar.

O sistema de carga por pantógrafo invertido permite que quando o autocarro chega à garagem se estabeleça uma comunicação entre o autocarro e o carregador, com a recolha automática do pantógrafo. Este sistema é compatível com praticamente a totalidade dos autocarros elétricos do mercado e facilita o procedimento de carregamento diário do veículo.

Irizar ie tram — Source: Irizar e-mobility

O interior confortável e o equipamento inovador deste autocarro proporcionam uma sensação de amplitude e luminosidade, tanto para os passageiros como para o condutor. Estes veículos estão equipados com 43 lugares, 3 zonas para cadeiras de rodas e 4 assentos PMR e têm capacidade para transportar até 105 passageiros. Além disso, os veículos dispõem de medidores de CO2 no interior, de um sistema multimédia e de informação com ecrãs de 29” e de tomadas de carregamento USB.

Estes veículos contam com 4 portas para facilitar o acesso e a circulação fluída dos passageiros, tanto no exterior como no interior do autocarro. Para melhorar a segurança e assegurar uma viagem confortável aos passageiros, os autocarros contarão com câmaras em substituição dos espelhos retrovisores, que melhoram a visibilidade dianteira, lateral e traseira e com sistemas avançados de ajuda à condução (ADAS) e de proteção dos peões e ciclistas, assim como circuitos fechados de televisão (CCTV) para controlar o habitáculo.

A cidade de Valladolid demonstra assim a sua grande aposta por transformar o transporte público numa opção mais inovadora e respeitadora para com os cidadãos e o meio ambiente. O Irizar ie tram zero emissões proporciona vantagens ambientais, como zero emissões de CO2 e um baixo nível de ruído, otimizando os custos de exploração e a autonomia do veículo.

Comentários