VAMOS MUDAR OS AUTOMÓVEIS

VAMOS MUDAR OS AUTOMÓVEIS

Este artigo está também disponível em: fr en

Nuno NUNO

Source: Renault

A RENAULT APRESENTA O SCÉNIC VISION

Através do seu propósito, da sua estratégia de sustentabilidade e do lançamento do plano estratégico Renaulution, o Grupo Renault e as suas marcas iniciaram uma grande transformação, passando de uma estratégia orientada para o volume, para uma orientada para a criação de maior valor económico, ambiental e social, com o objectivo de se tornarem neutras em carbono, na Europa, até 2040 e, em todo o mundo, até 2050. 

Para ajudar a atingir estes objectivos, a Renault apresentou, em estreia mundial, o novo concept-car Scénic Vision, na cimeira ChangeNOW em Paris. Este personifica o compromisso da Renault com o desenvolvimento sustentável e reflecte o plano da marca para descarbonizar todo o seu ciclo de vida. 

O Renault Scénic Vision — Source: Renault

Único, singular, plural: um concept-car pioneiro

A Renault está a escrever um novo capítulo na sua história, com um concept-car inovador que é, ao mesmo tempo, pioneiro e visionário. No exterior, prefigura o futuro do automóvel familiar 100% eléctrico da gama Renault. No interior e tecnologicamente falando, convida-o a viajar para outro tempo, para um futuro onde as tecnologias e as inovações servirão um mundo mais sustentável e amigo do ambiente.

«Todos os nossos compromissos empresariais não são suficientes se não os levarmos até aos nossos automóveis.  Foi por isso que solicitei às equipas Renault que apresentassem o primeiro concept-car que encarna, plenamente, a nossa nova estratégia ESG e os seus três pilares: ambiente, segurança, e inclusão.Chamámos-lhe Scénic Vision. Scénic, como o nosso icónico “voiture à vivre”, e Vision porque se adapta às novas expectativas das pessoas», afirmou Luca de Meo, CEO do Grupo Renault e Renault.

interior geral — Source: Renault

O Scénic Vision trilha um novo caminho para uma mobilidade mais sustentável, segura e inclusiva. Visionário e exploratório, encarna as mais avançadas perspectivas tecnológicas de descarbonização e personifica os três pilares da estratégia de desenvolvimento sustentável do Grupo Renault: ambiente, segurança e inclusão.

As inovações com conceção ecológica (Eco-design) eeconomia circular, com a incorporação de mais de 70% de materiais reciclados, incluindo vários circuitos fechados, e 95% de reciclibilidade, contribuem diretamente para a conservação de recursos.

A motorização híbrida, tanto elétrica como de hidrogénio, visa reduzir o tempo de paragem para recarga de energia, enquanto reduz a pegada de carbono, incluindo a da bateria. O Renault Scénic Vision tem emissões zero na produção e utilização, e uma pegada de carbono 75% menor do que a de um automóvel elétrico convencional.

interior — Source: Renault

A tecnologia a bordo oferece maior segurança para o condutor e passageiros, reduzindo o número de acidentes em até 70%. A concepção deste concept-car reflecte também o desejo das equipas de criar um automóvel único, que seja acessível e adequado para todos. 

«O concept-car Scénic Vision encarna a transformação da Renaulution numa empresa mais verde e orientada para a tecnologia. Abraça os desafios do clima, da conservação de recursos, da segurança e saúde dos utilizadores e da acessibilidade. Abre um novo capítulo no desenvolvimento dos nossos automóveis, pensado desde a concepção até ao fim da sua vida útil, de uma forma ecossistémica. Para além de ser um objecto de design, personifica uma série de objectivos que o Grupo estabeleceu para si próprio e que serão gradualmente introduzidos nas próximas gerações de automóveis», said Cléa Martinet, VP Group Sustainability.

Um design que abre o caminho a novas perspectivas

O concept-car Scénic Vision encarna verdadeiramente a “Nouvelle Vague” da Renault e é o resultado de um exercício de design minucioso e de escolhas estéticas arrojadas. O design prefigura diferentes horizontes temporais para a gama de automóveis Renault. O exterior revela as formas e o estilo de um novo modelo familiar que será comercializado em 2024. O design interior é um estudo prospectivo dos futuros habitáculos da Renault.

100% reciclado — Source: Renault

O motor híbrido eléctrico e a hidrogénio reflecte o desejo da Renault de encontrar soluções para todos os tipos de utilização e faz parte de uma visão, a longo prazo, que vai além de 2030. Esta concepção abre o caminho a novas perspectivas: a de um mundo em que automóveis e pessoas convergem para os mesmos valores.

«O Scénic Vision representa um novo capítulo na história do Grupo Renault e para a marca. Este conceito prefigura o design exterior do novo modelo Scénic 100% eléctrico para 2024 e a nova linguagem de design Renault. O design interior, é um estudo futurista que antecipa os interiores Renault. O Scénic Vision fornece um conjunto de tecnologias e inovações ao serviço de uma mobilidade mais sustentável», Afirmou Gilles Vidal, Vice-Presidente de Design da marca Renault.

Especificações técnicas

  • Comprimento: 4.490 mm
  • Largura: 1.900 mm
  • Altura: 1.590 mm
  • Distância entre-eixos: 2.835 mm
  • Jantes: 21 polegadas
  • Pneus: 235/45 R21”
  • Peso: 1.700 kg
  • Energia: híbrida elétrica-hidrogénio
  • Motor: motor síncrono eletricamente excitado de 160 kW
  • Célula de combustível: 16 kW
  • Bateria: 40 kWh

Comentários