A REDE DE TRANSPORTES PÚBLICOS EM AVEIRO (AVEIROBUS) SERÁ REFORÇADA E TERÁ VIAGENS GRATUITAS NO ARRANQUE DA OPERAÇÃO
A Aveirobus, rede de transporte concessionada pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA) à operadora ETAC/Transdev, vai reforçar a sua oferta de transportes públicos, a partir de 1 de abril, com 160 novos horários, 50 novas paragens e 2 novos autocarros para operar duas novas linhas urbanas. O reforço da oferta é ainda mais significativo à noite e aos fins-de-semana.
As duas novas linhas urbanas agora criadas — linha Centro Azul e linha Centro Verde — vão ter um total de 42 paragens e oferecer, cada uma, um total de 34 horários entre dias úteis (representando um veículo a cada 40 minutos, das 7h00 às 23h00) e fins-de-semana.
Estas novas ligações permitirão ligar várias zonas da cidade com a rede de transportes pré-existente, que também é significativamente reforçada a partir do próximo dia 1 de abril.
As 11 linhas “históricas” da Aveirobus vão ser reforçadas com 92 novos horários e 8 novas paragens. 100% das linhas (excluindo L12) veem o seu número de horários aumentar com um recorde de +11 viagens em dia útil para a linha 1.
Nestas linhas, o principal incremento é no período noturno, entre as 21h e as 24h e nos fins-de-semana. Relativamente à oferta atualmente existente, é de salientar que a oferta de fim de semana dobra de volume.
Para operacionalizar a ambição da CMA, a Transdev investiu 250 mil euros em 2 novos veículos e contratou mais 14 motoristas para colocar ao serviço da Aveirobus.
Para financiar esta operação, garantindo a sua sustentabilidade, a CMA investe por ano no pagamento à ETAC/Transdev, o valor de 515.701€.
Nos dois primeiros dias de operação (1 e 2 de abril), as viagens nas duas novas linhas — Centro Azul e Centro Verde — serão gratuitas para que a população possa testar o serviço.
Nenhum horário é suprimido, toda a oferta acresce à que já existe
É importante sublinhar que todo o reforço da oferta da Aveirobus se faz sem suprimir qualquer oferta já existente. Vão manter-se todos os horários que agora existem na Aveirobus e a nova oferta é um acréscimo à já existente. Nalguns casos pontuais, alguns horários têm variação de 5 minutos relativamente ao que existe agora. Na grande maioria das vezes, nessas situações esporádicas, as diferenças são uma antecipação do horário, até um máximo de 5 minutos.
Aveirobus aposta em forte campanha de comunicação para divulgar nova oferta
Para levar as novidades ao conhecimento da população, a Aveirobus preparou uma campanha que vai inundar a rede de mupis da cidade, as redes sociais da companhia, o site da Transdev, bem como publicidade em órgãos de comunicação social regionais e distribuição de informação através de promotoras em locais estratégicos da cidade. Todas as informações estarão no site da Aveirobus.
45% da frota da Aveirobus é elétrica
Este reforço da oferta Aveirobus surge poucos meses depois de a empresa ter adquirido 10 autocarros elétricos. Nesta altura, 45% da frota da AveiroBus é elétrica e 60% dos quilómetros da operação estão agora a ser realizados por viaturas zero emissões.
«Este é mais um marco fundamental na oferta de transportes públicos em Aveiro, que tem vindo a ser reforçada e melhorada ao longo dos anos. As alterações que entrarão em vigor no próximo dia 1 de abril acontecem depois de um longo e profundo trabalho de análise às novas dinâmicas de mobilidade na Cidade e no Município de Aveiro.
«Queremos diminuir o fluxo automóvel nas zonas mais centrais de Aveiro e por isso decidimos criar duas linhas que percorrem o Centro da Cidade. Mas também queremos dar mais e melhores condições nas deslocações casa — trabalho, foi essa a ideia base para aumentar o número de carreiras no início e no final do dia», sublinhou o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves.
Para José Portelada, Administrador da Transdev, «estamos a agir para garantir mais e melhor oferta, com mais qualidade e melhor serviço e a apostar na sustentabilidade ambiental da operação. Todos estes aspetos são hoje fundamentais, quando o objetivo é servir mais pessoas e oferecer soluções que levem as populações a preferir o transporte público ao transporte individual. Agradecemos à Câmara Municipal cuja visão e ambição para as mobilidades coletivas são uma fonte de inspiração em todo o país».