MAN Lion's City 18 E

MAN LION'S CITY 18 E

Nuno NUNO

Maior, mais poderoso e mais eficiente: MAN Lion’s City 18 E celebra lançamento e início das vendas.

O MAN Lion’s City 18 E é a escolha ideal para a manutenção de rotas de grande frequência no tráfego urbano. Medindo 18 metros de comprimento, o autocarro elétrico articulado pode transportar até 120 passageiros para os seus destinos de forma segura, confortável e sem produzir emissões. Os primeiros autocarros de demonstração serão inaugurados nas ruas de Barcelona e Colónia, no segundo semestre de 2020.

MAN Lion's City 18 E 2020/05/20 Article: PressRelease_MTBPT _ Maior, mais poderoso e mais eficiente MAN Lion_s Ci....pdf MAN Corporate Communications
MAN Lion’s City 18 E – Photo MAN Trucks & Bus

Como parte do seu roteiro de e-mobilidade, a MAN Truck & Bus está a enviar este ano uma frota de autocarros elétricos de demonstração para clientes em cinco países europeus. A frota é composta por 15 veículos de teste, que serão utilizados nas suas operações diárias. Este programa de testes inclui dois ensaios de campo com o novo MAN Lion’s City 18 E, que será apresentado nas ruas de Barcelona e Colónia, no âmbito das operações de serviço programado. As vendas do novo autocarro elétrico articulado começaram já em Abril. «Medindo 18 metros de comprimento, o MAN Lion’s City 18 E é a escolha perfeita para qualquer empresa que procure um autocarro urbano totalmente elétrico, ou seja, que não produza emissões e com espaço para muitos passageiros.», sublinha Rudi Kuchta, Diretor da Unidade de Negócios Autocarros da MAN Truck & Bus.

Dois motores centrais elétricos no segundo e terceiro eixos dão ao autocarro a potência necessária para o tráfego na cidade. Ao contrário dos motores elétricos posicionados perto dos cubos das rodas, estes modelos são mais fáceis de aceder e têm um design mais simples. Como tal, os operadores de transporte beneficiam quando se trata de trabalhos de manutenção e do Custo Total de Propriedade (TCO). Os dois eixos motrizes são sincronizados eletronicamente e também ajudam a melhorar o manuseamento do autocarro articulado à medida que aumentam a estabilidade de condução e, por sua vez, o nível de segurança. Além disso, o autocarro articulado vem com um sistema de controlo anti tesoura e um sistema de controlo do ângulo morto, que melhoram ainda mais a estabilidade de condução. Assim, é possível evitar antecipadamente situações críticas uma vez que o binário de acionamento pode ser distribuído seletivamente pelos dois eixos motrizes, de acordo com a situação específica em causa.

MAN Lion's City 18 E - Photo MAN Trucks & Bus
MAN Lion’s City 18 E – Photo MAN Trucks & Bus

Além disso, os dois eixos motrizes aumentam a energia máxima recuperada em travagem. «O maior nível de recuperação significa que o autocarro elétrico articulado é sempre altamente eficiente, independentemente do estilo de condução do condutor ou da topografia.», comenta Rudi Kuchta. Na MAN Lion’s City 18 E, a linha de transmissão totalmente elétrica produz entre 320 kW e um máximo de 480 kW. A energia para isso vem das baterias modulares com 640 kWh de capacidade instalada. Aqui, a MAN confia na tecnologia de células de lítio-ião (NMC) totalmente desenvolvida a partir do kit modular do grupo. As baterias têm um sistema inteligente de gestão de temperatura que foi otimizado para utilização em autocarros urbanos. Este sistema assegura que as baterias estão sempre disponíveis, independentemente da época do ano. Como resultado, a MAN Lion’s City 18 E impressiona com um alcance de 200 km (e até 270 km em condições favoráveis) ao longo de toda a vida útil das baterias.

No total, existem oito baterias, que se encontram no tejadilho do autocarro articulado. Isto é vantajoso porque significa que as baterias estão localizadas longe da traseira do veículo, que é uma área com maior risco de colisão. Significa também que são de mais fácil acesso para manutenção. As baterias são carregadas no depósito através de uma ficha do Sistema de Carregamento Combinado (CCS). Com uma potência média de carga de 100 kW e uma potência máxima de até 150 kW, o autocarro articulado pode ser totalmente carregado em menos de quatro horas.

MAN Lion's City 18 E - Photo MAN Trucks & Bus
MAN Lion’s City 18 E – Photo MAN Trucks & Bus

A utilização de um sistema de acionamento elétrico também beneficiou o interior do veículo, uma vez que o túnel do motor foi omitido. Isto deu aos construtores bastante espaço de manobra para otimizar a traseira do veculo. «E eles tiraram o máximo partido disso, proporcionando uma iluminação mais agradável e quatro bancos adicionais na retaguarda. Estas características já aparecem na versão de 12 metros de autocarro solo e são muito apreciadas pelos nossos clientes. No autocarro elétrico articulado, melhoram ainda mais o nível de conforto e proporcionam um ambiente mais agradável no interior.», explica Rudi Kuchta. A versão de 18 metros do Lion’s City E pode transportar até 120 passageiros – mas isso não é um problema para o novo autocarro elétrico MAN, uma vez que a utilização de acionamentos alternativos permite um peso bruto superior admissível de até 30 toneladas.

No entanto, o design interior e as características técnicas não são, de forma alguma, tudo o que a versão totalmente elétrica da MAN Lion’s City E tem para oferecer. O seu design exterior também reduz o tráfego na cidade. Apresenta um design sofisticado e contemporâneo de “vanguarda inteligente”, acrescentando-lhe um novo e dinâmico toque. De facto, não foi por acaso que o painel de design do iF International Forum atribuiu ao autocarro elétrico MAN o prémio iF Gold na categoria “Automóvel/Veículo/Bicicleta” este ano. «O MAN Lion’s City E completa a nova geração de autocarros urbanos como a versão sem emissões, com um design premiado. Com o lançamento da versão de 18 metros, estamos muito satisfeitos por podermos agora oferecer a todos os operadores de transportes e às autoridades municipais um veículo altamente eficiente para percursos de alta frequência com um design de primeira qualidade adequado ao seu ambiente urbano.», acrescenta Rudi Kuchta.

Comentários