LNG E CNG ISENTOS DE PORTAGENS NA ALEMANHA

LNG E CNG ISENTOS DE PORTAGENS NA ALEMANHA

Nuno NUNO

IVECO SATISFEITA COM A DECISÃO

Por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na passada sexta-feira (5 de Junho), a IVECO assinalou e saudou a decisão final do Conselho Federal Alemão (Bundesrat) de alargar a isenção de portagens rodoviárias para veículos pesados de longo curso, com mais de 7,5 t, movidos a CNG e LNG, até 31 de dezembro de 2023.

IVECO S-WAY - Photo: IVECO
IVECO S-WAY – Photo: IVECO

Trata-se de mais um importante passo no sentido de alcançar objetivos climáticos em linha com o incremento da utilização de tecnologias de tração alternativas, já hoje disponíveis, no transporte pesado de mercadorias. A isenção de portagens proporciona aos transportadores vantagens financeiras adicionais e um melhor retorno dos seus investimentos, o que será particularmente bem-vindo nos tempos difíceis que se vivem atualmente. É, também, uma alavanca importante para reduzir a pegada de carbono da indústria de transportes.

Thomas Hilse, Presidente da IVECO, declarou: «A IVECO congratula-se com a decisão final do Conselho Federal Alemão, que surgiu no momento perfeito, ou seja no Dia Mundial do Meio Ambiente do presente ano. Isto significa um claro reconhecimento dos benefícios ambientais desta tecnologia no caminho que nos levará às emissões zero. As infraestruturas de LNG estão em crescimento. Juntamente com a expansão da rede de distribuição e os subsídios governamentais existentes que apoiam este combustível, esta extensão da isenção de portagens dará aos nossos clientes um sinal claro de que a transição para o transporte a GNL é imparável.»

No âmbito desta prorrogação, o IVECO S-WAY NP, movido a gás natural, continuará a circular gratuitamente na Alemanha por mais três anos. Com o IVECO S-WAY NP, que está disponível nas versões LNG e CNG, os transportadores de mercadorias não irão apenas beneficiar da isenção de portagens até 31 de dezembro de 2023 e de custos significativamente menores em combustível, mas também de subsídios para novas aquisições até final de 2020.

IVECO S-WAY - Photo: IVECO
IVECO S-WAY – Photo: IVECO

O IVECO S-WAY NP também eleva a fasquia em termos de sustentabilidade: o gás natural não implica apenas um maior silencio de operação, é também muito mais ecológico do que o gasóleo para um motor diesel equivalente. Em comparação com um camião diesel, as emissões de NO2 e material particulado são significativamente menores. Igualmente muito importante, é o facto de o gás natural abrir caminho para a descarbonização entre os operadores de logística: com o biometano é possível reduzir quase totalmente as emissões de CO2, criando um círculo virtuoso de autonomia económica e ambiental, ou seja, um excelente exemplo de economia circular.

Os veículos pesados de mercadorias IVECO a bio-LNG são, já hoje, a resposta para este desafio, proporcionando performance, autonomia e baixos custos totais de operação (TCO) que os transportadores necessitam para operar suas frotas verdes de forma eficiente e lucrativa.

Este anúncio coincidiu com a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho de 2020), que a IVECO assinalou com o lançamento de um novo vídeo sobre sustentabilidade, através do qual destaca a necessidade de impulsionar uma mudança na indústria, alargando os limites pelo respeito ambiental. O vídeo reafirma os objetivos da marca em trabalhar para um ecossistema sustentável na indústria de transportes, e que abranja todos os envolvidos, pessoas, empresas e natureza.

A mensagem do vídeo está em perfeita harmonia com o Dia Mundial do Meio Ambiente que, em 2020, é subordinado ao tema “É Hora da Natureza”, incentivando a comunidade global a cuidar da natureza e mudar a trajetória em que nos encontramos. Em particular, o Manifesto do evento exorta o sector privado a adotar modelos de negócio ambientalmente sustentáveis; neste caso, o objetivo da IVECO de criar um ecossistema sustentável para descarbonizar o transporte, integra-se na perfeição.

IVECO S-WAY - Photo: IVECO
IVECO S-WAY – Photo: IVECO

O vídeo inspira-se na conhecida afirmação de Charles Darwin: «Não é a espécie mais forte ou mais inteligente que sobrevive, mas sim a que melhor se adapta às mudanças.» Tendo esta afirmação como ponto de partida, aborda a importância dada pela IVECO à necessidade de mudanças, implementando a descarbonização dos transportes como forma de abordar as questões as Alterações Climáticas e da qualidade do ar nos centros urbanos.

Nele sublinha-se, também, de uma forma vincada, a declaração sobre os compromissos há muito assumidos pela IVECO para com o transporte sustentável, e que a tornou pioneira em sistemas de tração alternativos e no desenvolvimento da tecnologia de gás natural.

O vídeo termina com a afirmação Drive the change. Be Unstoppable: graças à sua abordagem disruptiva no desenvolvimento do Gás Natural como combustível sustentável para o setor dos transportes, a IVECO pretende ser um catalisador imparável, à medida que abre o caminho para a descarbonização.

Comentários